Dubladores

Aliomar de Matos


Arquivo de Som:

 
Irmã Bertrille (Sally Field) em A Noviça Voadora


 
Biografia:

 
Aliomar de Matos foi uma dublador Carioca e Paulistana.
 
Aliomar de Matos nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Começou a carreira como radioatriz aos 8 anos de idade na Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Na época da Rádio Tupi, quando já era adolescente, conheceu o diretor financeiro da Rádio, José Luiz Aromatis, com quem se casou e teve uma filha. Anos depois separou-se e sua filha foi morar com o pai. Aliomar também trabalhou na TV Tupi do Rio de Janeiro.

 

Uma amiga, Aliomar do Matos, Aldo César e Angela Bonatti, na Tv Tupi do Rio.


Em 1960 saiu da rádio e começou a fazer teatro, entrou para a companhia de comédia do Procópio Ferreira, aonde viaja o Brasil inteiro fazendo peças teatrais. Lá conheceu Silvio Matos, que também trabalhava na companhia, namoraram e se casaram. Depois de uns anos com a companhia, Aliomar se afasta e vai para a Rádio Clube trabalhar como rádioatriz.

 

Em 1975, Aliomar foi convidada para dar voz a uma criança na canção de Márcio José, O Telefone Chora. Ficou tão famosa por essa música, que chegou a gravar uma versão em espanhol. Também chegou na época a ir no Programa Silvio Santos, para que as pessoas soubessem quem era a dona da voz.

 

Lp da música O Telefone Chora
 
Na dublagem começou no início dos anos de 1960, passando pela Riosom, Peri Filmes e Herbert Richers. Em 1965 levou sua filha Maria Antonieta, conhecida como Antonieta Matos, para a dublagem, foi a primeira criança a dublar naquela época.

 

Aliomar de Matos, e a filha Antonieta Matos

 

Em 1965 recebeu uma proposta do também rádioator da Rádio Clube, Wolner Camargo, para ir trabalhar na empresa de dublagem Aic, em São Paulo, no qual Wolner era diretor geral do estúdio, Aliomar aceitou a proposta e foi com o marido, que também dublava, para São Paulo, e a partir daí, sua filha começou a ser levada para dublagem pela avó paterna, com quem vivia mais o pai. Aliomar e Silvio vieram pra São Paulo, e alugaram uma casa ao lado da Aic, e como isso estavam sempre disponíveis para dublar.

 

Slogan da Aic, empresa que Aliomar fez carreira


Na Aic foi aonde Aliomar brilhou como dubladora, entre seus diversos papeis, primeiramente estão os desenhos, como a primeira e mais constante voz da pequena Oreu em Maguila, o Gorila, a terceira voz de Betty Rubble a partir da 4 temporada em Os Flintstones, Ching nos primeiro episódio dublados na Aic de A Princesa e o Cavaleiro, o resto da série foi dublada no Rio, Pedrita em Bam Bam e Pedrita e no longa-metragem Flintstones Especial.

 

Oreu em Maguila, o Gorila


Em séries fez a filha de Samantha, Tabatha Stephens interpretada pelas atrizes Julie Young e Tamar Young em A Feiticeira, a segunda e mais frequente voz da Agente 99 interpretada por Barbara Feldon da segunda temporada em diante na primeira dublagem de O Agente 86, a Irmã Bertrille interpretado por Sally Field em A Noviça Voadora, sem duvida nenhuma seu maior trabalho, Barry Lockridge interpretada por Stefan Arngrim em Terra de Gigantes, a segunda voz de Penny Robinson interpretada por Angela Cartwright em Perdidos no Espaço, entre outros.

 

Sally Field

 
Aliomar dublou até 1984, quando mudou-se para o Rio de Janeiro com o marido, aonde mora até os dias de hoje. Atualmente não trabalha mais, mais desenvolve atividades da terceira idade direcionadas a parte artística.

 
Trabalhos:

 
- Tabatha Stephens (Julie Young e Tamar Young) em A Feiticeira
- Agente 99 (Barbara Feldon) (segunda voz) em O Agente 86
- personagens secundários em Speed Buggy
- Betty Rubble (terceira voz) em Os Flintstones
- Oreu (primeira voz) em Maguila, o Gorila
- Vilma Flinstone em Fred e Barney Show
- Irmã Bertrille (Sally Field) em A Noviça Voadora
- Barry Lockridge (Stefan Arngrim) em Terra de Gigantes
- Penny Robinson (Angela Cartwright) (segunda voz) em Perdidos no Espaço
- Ruby Calder (Angie Dickinson) em Caçada Humana
- Biddie Cloom (Susan Tolsky) em E As Noivas Chegaram
- Ching em A Princesa e o Cavaleiro (Aic)
- Pedrita em Bam Bam e Pedrita e Flintstones Especial (Longa-Metragem)