Dubladores

Ângela Bonatti


Arquivo de Som:

 
Rosa Garcia (Verónica Castro) em Rosa Selvagem


 
Biografia:

 
Ângela Bonatti é uma dubladora Carioca.
 
Ângela Bonatti nasceu em 12 de Novembro de 1944 em São Paulo, Capital. Começou a carreira como atriz na Tv Tupi do Rio no final dos anos de 1950, fazendo Teatro de Comédia com Mario Provenzano. Depois fez Grande Teatro Tupi ao lado de Sergio Britto, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, entre outros. Fez peças como Casa de Bernarda Alba, Hedda Gabler, Carnê de Baile, entre outros. Trabalhou também na Tv Rio, aonde fez a novela O Caldeirão do Diabo. Na Tv Excelsior trabalhou em um programa infantil com direção de Daniel Filho.

 

Ângela Bonatti nos anos de 1960


No teatro, Ângela teve uma intensa atuação, trabalhou ao lado de atores como Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Fernando Torres, Sérgio Britto, Mário Lago, Álvaro Aguiar, Conchita de Moraes, Geraldo Del Rey, Agildo Ribeiro, entre outros. Sua primeira peça foi Mambembe em 1960 com o Grupo dos Sete, depois fez Os da Esquerda São Devotos de Santo Antonio, Casar Ou Experimentar, Período de Ajustamento, O Castelo do Homem Sem Alma, Bola de Sebo, Carta de Uma Desconhecida, Elizabeth da Inglaterra, Apenas Um Dia Acabando, A Importância de Ser Ernesto, Tocaia no Asfalto, entre outros.

 

Ângela também foi uma das certinhas do Lalau, e isso lhe rendeu muitas aparições em jornais e revistas, como na revista Cinelândia em 1963 e Fatos e Fotos em 1964, ambas sendo a capa da revista.

 

Fatos e Fotos, de 1964


No Cinema estreou no filme O Homem Que Roubou a Copa do Mundo em 1961, depois fez Tocaia no Asfalto em 1962, Bonitinha, Mas Ordinário e Manaus, Glória de Uma Época em 1963, e A Um Pulo da Morte em 1969. Também trabalhou como garota propaganda, fez comerciais para a Piraquê e para a tinta de cabelo Tony, entre outros.

 

Tocaia no Asfalto, de 1962


Na dublagem entrou a intermédio da amiga Glauce Rocha que havia conhecido no teatro, que indicou Ângela a diretora Carla Civelli, que acabava de vir de São Paulo para trabalhar no Rio com dublagem, e desde então Ângela está na dublagem. Isso ocorreu em 1959, no início da dublagem no Rio de Janeiro, aonde Ângela começou na CineCastro. Alem da CineCastro, também trabalhou na Tv Cinesom, Peri Filmes, Herbert Richers, Audiocorp, entre outras.
 
Entre seus trabalhos em filmes estão Lisa interpretada por Samantha Jones em Um Clarão nas Trevas, Kathryn Davis interpretada por Deborah Raffin em Desejo de Matar 3, Hostess interpretada por Shana Hiatt em Procura-Se Um Amor Que Goste de Cachorros, Helen Hudson interpretada por Sigourney Weaver em Copycat - A Vida Imita a Morte, Sara interpretada por Barbara Howard em Sexta-Feira 13, Parte 4: Capítulo Final, Alexandra Owens "Alex" interpretada por Jennifer Beals em Flashdance - Em Ritmo de Embalo, Ellen Wilson interpretada por Kathleen Maguire em Um Homem Tem Três Metros de Altura, Diretora Powers interpretada por Lynda Carter em Sky High - Super Escola de Heróis, Bonnie Parker interpretada por Faye Dunaway em Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas, India Wilkes interpretada por Alicia Rhett em ... E O Vento Levou, Valerie Sors interpretada por Rosemary Harris em Sunshine - O Despertar de Um Século, alem da atriz Meryl Streep em As Filhas de Marvin, Adaptação, Desventuras Em Séries, Kramer Vs. Kramer e Terapia do Amor, entre outros.

 

Meryl Streep em Kramer Vs. Kramer


Em desenhos fez Sheera em O Poderoso Mightor, Maligna em He-Man e He-Man e Os Monstros do Universo, Tess Darret em Pole Position, Batgirl em Batman - A Série Animada, Wormmon, Leafmon, Minomon e Wormmon em Digimon 2, Tekla em Guerreiros das Sombras, entre outros.

 

Maligna em He-Man


Em séries fez a primeira voz da Agente 99 interpretada por Barbara Feldon na primeira dublagem de O Agente 86, Elyse Keaton interpretada por Meredith Baxter Birney em Caras e Caretas, Lucille Esmeralda MacGillicuddy Ricardo "Lucy" interpretada por Lucille Ball na segunda dublagem de I Love Lucy, a primeira voz de Kelly Garrett interpretada por Jaclyn Smith na primeira dublagem da série clássica As Panteras, Doutora Kerry Weaver interpretada por Laura Innes em Plantão Médico, Bonnie Barstow interpretada por Patricia McPhersonna série clássica Super Máquina, Cate Hennessy interpretada por Katey Sagal em 8 Regrinhas Básicas Para Namorar Minhas Filhas Adolescentes, a segunda voz de D.e.c.a. interpretada por Julie Maddalena em Power Ranges na Galáxia Perdida, entre outros.

 

Jaclyn Smith


Em novelas fez a Rosa Garcia interpretada por Verónica Castro em Rosa Selvagem, e interpretou a atriz em outras produções e foi conhecida no Brasil nos anos de 1990 por fazer sua voz.

 

Verónica Castro em Rosa Selvagem


Como diretora começou na Peri Filmes em 1977, depois indo para a Herbert Richers, posteriormente para a Audiocorp, e mais tarde para a Visom. Ângela é considerada uma das diretoras mais clássicas do Rio de Janeiro.
 
Entre seus trabalhos como diretora de dublagem estão as séries Dallas, Plantão Médico, segunda direção de Oz - A Vida é Uma Prisão, Bom Dia Bonnie, Tudo Em Família (1985), segunda direção de Power Rangers, Power Rangers Zeo, Power Rangers - Força do Tempo, Power Rangers - Força Animal, Heroes, Power Rangers - O Resgate, entre outras.

 

Direção de Dublagem de Plantão Médico

 

Em novelas dirigiu Maria Mercedes, uma das diretoras de Gotinha de Amor, Rosa Selvagem, Maria, Simplesmente Maria, a primeira diretora de Com Alcançar Uma Estrela, Maria do Bairro, entre outras.

 

Direção de Dublagem de Maria Mercedes


Em filmes dirigiu ...E O Vento Levou, Os Gatões, Miami Vice, O Escorpião Rei 2 - A Saga de Um Guerreiro, Uma Eleição Muito Atrapalhada, Norbit, Elektra, Hamlet (1990), Uma Mãe Para o Meu Bebê, Um Lugar no Fim do Mundo, Um Grande Garoto, O Jardineiro Fiel, Procura-Se Uma Noiva, Nascido Em 4 de Julho, Elizabeth, O Bom Pastor, Amigos Indiscretos, Sabor da Paixão, Agora e Sempre, Seres Rastejantes, O Agente Teen 2, A Batalha de Riddick, Velozes e Furiosos, Velozes e Furiosos: Desafio Em Tóquio, Ruas de Fogo, A Múmia, Van Helsing - Caçador de Monstros, direção da primeira dublagem de Acertando As Contas Com o Papai, Aprovados, Ligeiramente Grávidos, Kung-Fu - A Lenda Continua, O Homem Invisível (2000), Et, Os Contos Secretos do Marquês de Sade, entre outros.

 

Direção de Dublagem de ...E o Vento Levou


Em desenhos dirigiu alguns episódios de Thundercats, a segunda direção de Freakazoid, Digimon 2, segunda diretora de Tenchi Muyo, quarta direção de Animaniacs, Gasparzinho - O Fantasminha Camarada, O Rei do Pedaço, o longa-metragem Os Sem Florestas, o longa-metragem O Espanta Tubarões, Ônibus Mágico, Arthur, Jerry e Seus Três Amigos, entre outros.
 

Direção de Dublagem de Digimon


Ângela está até os dias de hoje na dublagem, atualmente na Audiocorp, e eventualmente dubla alguma coisa. Essa é mais uma das grandes dubladoras do nosso país.

 
Trabalhos:

 
- Sheera em O Poderoso Mightor
- Maligna em He-Man (Anos 80) e He-Man e Os Monstros do Universo (2002)
- Tess Darret em Pole Position
- Batgirl em Batman - A Série Animada
- Mãe da Sora em Digimon
- Wormmon, Leafmon, Minomon e Wormmon em Digimon 2
- India Wilkes (Alicia Rhett) em ... E O Vento Levou
- Valerie Sors (Rosemary Harris) em Sunshine - O Despertar de Um Século
- D.e.c.a. (Julie Maddalena) (segunda voz) em Power Ranges na Galáxia Perdida
- Bonnie Parker (Faye Dunaway) em Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas
- Rosa Garcia (Verónica Castro) em Rosa Selvagem
- Kelly Garrett (Jaclyn Smith) (primeira voz) em As Panteras (Primeira Dublagem)
- Dra. Kerry Weaver (Laura Innes) e Mãe (Joanna Lipari) em Plantão Médico
- Bonnie Barstow (Patricia McPherson) em Super Máquina (1982)
- Ten. J.j. Fredricks (Elise Neal) em Seaquest - Missão Submarina
- Cate Hennessy (Katey Sagal) em 8 Regrinhas Básicas Para Namorar Minhas Filhas Adolescentes
- Diretora Powers (Lynda Carter) em Sky High - Super Escola de Heróis
- Natsuko Takaishi (primeira voz) e Toshiko Takenouchi (primeira voz) em Digimon
- Meryl Streep em As Filhas de Marvin, Adaptação, Desventuras Em Séries, Kramer Vs. Kramer e Terapia do Amor
- Sara (Barbara Howard) em Sexta-Feira 13, Parte 4: Capítulo Final
- Alexandra Owens "Alex" (Jennifer Beals) em Flashdance - Em Ritmo de Embalo
- Ellen Wilson (Kathleen Maguire) em Um Homem Tem Três Metros de Altura
- Dora Temple (Jeanne Crain) em Gatilho Relâmpago
- Elyse Keaton (Meredith Baxter Birney) em Caras e Caretas
- Tekla em Guerreiros das Sombras
- Lucille Esmeralda MacGillicuddy Ricardo "Lucy" (Lucille Ball) em I Love Lucy (Segunda Dublagem)
- Hostess (Shana Hiatt) em Procura-Se Um Amor Que Goste de Cachorros
- Helen Hudson (Sigourney Weaver) em Copycat - A Vida Imita a Morte
- Orna (Lois Smith) em Santo Matrimônio
- Agente 99 (Barbara Feldon) (primeira voz) em O Agente 86 (Primeira Dublagem)
- En Soon Yang (Anna Kashfi) em O Hino de Uma Consciência
- Lisa (Samantha Jones) em Um Clarão nas Trevas
- Kathryn Davis (Deborah Raffin) em Desejo de Matar 3
- Calamity Jane (Doris Day) em Ardida Como Pimenta