Dubladores

Antonieta Matos


Arquivo de Som:

 
Princesa Safire em A Princesa e o Cavaleiro (CineCastro)


 
Biografia:

 
Antonieta Matos foi uma dubladora Carioca.
 
Maria Antonieta de Matos Aromatis nasceu em 15 de Março de 1957, na cidade do Rio de Janeiro. Filha da dubladora Aliomar de Matos e do diretor financeiro da Tv Tupi José Luiz Aromatis, Antonieta já nasceu em berço artístico. Começou a dublar junto com sua mãe aos 8 anos de idade na Peri Filmes. No início a mãe lia suas falas, pois Antonieta ainda não sabia ler corretamente. Na época era a única dubladora criança, e por conta disso era muito cativada por todos.
 
Antonieta dublou em vários estúdios da época, como CineCastro, Herbert Richers, Tv Cinesom, Dublasom Guanabara, Tecnisom, entre outros. Sua mãe, que sempre a levava para os estúdios, muda-se para São Paul em 1967 com o marido Silvio Matos, após uma crise seria nos estúdios de dublagem do Rio. A partir daí Antonieta que morava com seu pai José Luiz e sua avó, começa a ser levada pela avó para dublar, escondido de seu pai, pois o mesmo não gostava que a filha trabalhasse tão nova. No final acabou acostumando-se com o ritmo de trabalho da filha, e deixou-a trabalhar sem restrições.
 
O primeiro filme que dublou foi o longa nacional A Hora e A Vez de Augusto Matraga, na Peri Filmes. Nos estúdios do Mam aonde funcionava a empresa Tecnisom, um dos estúdios que dublava para Disney na época, Antonieta fez personagens fixos em longas-metragens, como Aristogatas, Se Minha Cama Voasse, Bambi, As Aventuras de Tom Sawyer, entre outros, todos dirigidos já na época por Telmo de Avelar.

 

Antonieta Matos (no centro, de laranja), ao lado de dubladores e representantes Disney.


Em uma dessas ocasiões quando Antonieta estava indo dublar o longa-metragem Bambi, foi convidada por representantes americanos para ir trabalhar nos Estados Unidos, de tão talentosa que era, mas acabou não aceitando. A partir desse dia, todos os longas Disney tinham a presença de representantes Disney.

 

Na CineCastro fez suas dublagens mais famosas, como a voz da Princesa Safire em A Princesa e o Cavaleiro, Valéria Smith em Josie e As Gatinhas e Josie e As Gatinhas no Espaço, Michael Jackson em Jackson Five, um das vozes do Piu Piu em Luney Toones dublado na CineCastro, entre outros.

 

Princesa Safire em A Princesa e o Cavaleiro


Antonieta permaneceu na dublagem até 1975, quando casou-se e foi morar em Natal, Rio Grande do Norte. Anos depois de volta ao Rio, Antonieta tentou entrar na dublagem, mas o esquema da dublagem era outro e por também já não conhecer mais ninguém do meio, acabou não conseguindo voltar a dublar. Atualmente reside no Rio com o marido e os filhos.

 
Trabalhos:

 
- Michael Jackson em Jackson Five
- Piu Piu em Luney Toones (CineCastro)
- Princesa Safire em A Princesa e o Cavaleiro (CineCastro)
- Valéria Smith em Josie e As Gatinhas e Josie e As Gatinha no Espaço
- Charlie Bucket (Peter Ostrum) em A Fantástica Fabrica de Chocolates (Primeira Dublagem)
- Tambor em Bambi (Longa-Metragem) (Segunda Dublagem)
- Toulouse em Aristogatas (Longa-Metragem)
- Tom Sawyer em As Aventuras de Tom Sawyer (Longa-Metragem) (Primeira Dublagem)
- Huw Morgan (Roddy McDowall) em Como Era Verde Meu Vale

- Mario em Zoran, O Garoto do Espaço

- Principe Akmed em Os Cavaleiros da Arábia

 

Links Relacionados:

 
Entrevista com Antonieta Matos - 18/11/2009