Dubladores

Arquimedes Pires


Arquivo de Som:

 
Daniel Boone (Fess Parker) (primeira voz) em Daniel Boone


 
Biografia:

 
Arquimedes Pires foi um dublador Paulistano.
 
Arquimedes Estrázulas Pires nasceu em 1946 em Palmas, no Paraná. Entrou para o teatro na adolescência e depois foi para o rádio em 1963. Em 1967 foi para São Paulo, aonde trabalhou na Tv Excelsior na novela A Muralha.

 

Paginas de Jornal sobre a novela A Muralha, de 1968


Na dublagem entrou em 1967, ainda quando trabalhava na Tv Excelsior, foi convidado por Rita Cleós e Magno Marino, que trabalhavam com ele na novela A Muralha, para tentar um teste na Aic, Arquimedes fez o teste para o personagem Daniel Boone e passou, fazendo desde então uma carreira de sucesso na dublagem.

 

Fess Parker em Daniel Boone


Alem de Daniel Boone, Arquimedes fez algumas participações em séries da época como Viagem Ao Fundo do Mar, e também dublou atores como Troy Donahue, Herbert Lom, Michael Ansara, George Kennedy, entre outros.
 
No começo dos anos 70 quando a Aic estava em crise, Arquimedes abandonou a carreira e parte para a carreira de engenheiro, no qual já tinha uma formação técnica na área, foi para a empresa Techint aonde ficou 8 anos, depois reiniciou seus estudos de engenharia e viajou pelo Brasil e para alguns países, exercendo a sua profissão.

 

Arquimedes também trabalhou por muitos anos na empresa de dublagem Odil Fono Brasil.
 
Nos anos 70 foi chamado pela Bks para dublar alguns filmes do ator Charlton Heston como Agonia e Êxtase e El Cid.

 

Charlton Heston

 
Trabalhos:

 
- Charlton Heston em Agonia e Êxtase, El Cid e Nairobi Affair
- Daniel Boone (Fess Parker) (primeira voz) em Daniel Boone