Dubladores

Cahuê Filho


Arquivo de Som:

 
Pernalonga em Looney Tunes


 
Biografia:

 
Cahuê Filho foi um dublador Carioca.
 
Tomaz Cahuê Filho nasceu em 21 de Abril de 1911, na cidade do Rio de Janeiro. Começou a carreira no rádio no Rio de Janeiro na década de 1930, passando entre outras pela Rádio Nacional aonde fez parte do elenco fixo por 30 anos. Lá fez por 14 anos a rádionovela Jerônimo, o Herói do Sertão, ao lado de Milton Rangel que fazia o Jerônimo. Também participou de alguns Teatro de Mistério escritos por Hélio do Soveral interpretando o japonês Minoru. Em 1939 apresentou um programa na Rádio Nacional chamado Dona Júlia e Sua Obra, cujo objetivo era divulgar a obra da escritora Júlia Lopes de Almeida.

 

Júlia Lopes de Almeida


No Cinema, Cauê começou no filme Obrigado, Doutor em 1948, depois fez Estou Aí e O Homem Que Passa em 1949, Milagre de Amor em 1951 e O Rei do Baralho em 1973.

 

O Rei do Barulho, 1973


Na televisão entrou para a Rede Globo em 1978 aonde fez as novelas Maria, Maria, Gina e A Sucessora, ambas no mesmo ano, e a primeira versão de Cabocla em 1979.

 

Maria, Maria


No começo dos anos de 1960 entrou na dublagem, passando pela Tv Cinesom e a CineCastro. Na CineCastro fez uma das vozes mais marcantes do coelho Pernalonga, com aquela voz fininha e característica, entre outros.

Pernalonga


Nos anos de 1980 se aposentou e foi morar no retiro dos artistas. Veio a falecer em 1984 aos 73 anos de idade, vitima de uma crise renal.

 
Trabalhos:

 
- Pernalonga (uma das vozes) em Looney Tunes (CineCastro)
- Bingo em Banana Splits
- Professor Aéreo em Corrida Maluca