Dubladores

Cristina Camargo


Arquivo de Som:

 
Judy Jetson em Os Jetsons


 
Biografia:

 
Cristina Camargo foi uma dublador Paulistana.
 
Maria Cristina Camargo começou a carreira como atriz ainda criança, participando de teatros infantis. Na dublagem iniciou por volta do início dos anos de 1960 na Aic, aos 10 anos de idade, levada pelo pai, Wolner Camargo. Era uma das vozes mais lindas da época para jovens e moças, alem de também ser uma ótima dubladora para bebes e crianças.

 

Judy Jetson em Os Jetsons

 

Seus primeiros trabalhos foram nos desenhos. Entre eles está a filha de George Jetson, Judy Jetson em Os Jetsons, seu primeiro personagem fixo na dublagem. Também foi a voz de Pedrita em Os Flintstones, sendo substituída posteriormente por Aliomar de Matos.

 

Penny em Perdidos no Espaço

 
Apesar do sucesso em Os Jetsons, seu maior sucesso sem dúvida alguma foi na série Perdidos no Espaço, fazendo a voz da jovem Penny, interpretada por Angela Cartwright. Dubla a personagem até o episódio 53, quando é substituída, também por Aliomar de Matos.

 

Além de perdidos no Espaço, Cristina também dublou outras personagens em série, como a primeira voz de Audra Barkley interpretada por Linda Evans na série Big Valley, Guinevere interpretada por Lisa Jack no episódio Merlin, o Mágico na série O Túnel do Tempo, Chako Obata interpretada por Taeko Shimura na primeira dublagem de Nacional Kid, entre outras.

 

Marylin Moroe em Quando Mais Quente Melhor

 

Em filmes fez Sugar Kane Kowalczyk interpretada por Marilyn Monroe em Quanto Mais Quente Melhor, Christian interpretada por Tuesday Weld em A Mesa do Diabo, além de filmes dublando a atriz Romy Schneider.

 

Por volta de 1967, se retira da Aic junto com sua família. Nesse meio tempo cursa a faculdade e se forma como professora. Por volta de 1971/72 com a volta de seu irmão Emerson Camargo a capital para cuidar da sede paulista da CineCastro, Cristina volta para dublagem trabalhando não só na CineCastro, como também na Aic. Fica alguns anos na profissão, e depois se retira definitivamente, para se dedicar completamente a profissão de professora.


Trabalhos:

 
- Penny (Angela Cartwright) (primeira voz) em Perdidos no Espaço
- Audra Barkley (Linda Evans) (primeira voz) em Big Valley
- Guinevere (Lisa Jack) em O Túnel do Tempo
- Chako Obata (Taeko Shimura) em National Kid (Primeira Dublagem)
- Kimmie (Cindy Eilbacher), Endora Criança (Maureen McCoormick) e Francie (Joy Harmon) em A Feiticeira

- Kathy Anderson "Kitten" (Lauren Chapin) (segunda voz) em Papai Sabe Tudo
- Teresa O'Brien (Elizabeth Baur) (primeira voz) em Lancer
- Judy Jetson em Os Jetsons (Anos de 1960)

- Pedrita (primeira voz) em Os Flintstones

- Helena em O Poderoso Hércules (Primeira Dublagem)
- Christian (Tuesday Weld) em A Mesa do Diabo

- Sugar Kane Kowalczyk (Marilyn Monroe) em Quanto Mais Quente Melhor

 

Fontes: Acervo Pessoal, Universo Aic, O Cruzeiro, AllClip.