Dubladores

Dulcemar Vieira


Arquivo de Som:

 
Martha Cass (Anne Seymour) em Terra de Gigantes


 
Biografia:

 
Dulcemar Vieira foi uma dublador Paulistana.
 
Dulcemar Vieira nasceu em 28 de Agosto de 1935 em Curitiba, Paraná. Seu pai era militar, então mudava constantemente de lugar com a família, em uma dessas mudanças já na cidade de Santos, Dulcemar tendeu a carreira de rádio e foi contratada pela Radio Clube como Free Lancer. Também em Santos conheceu seu futuro marido Nelson Machado.

 

Slogan da Rádio Clube de Santos


Alguns anos depois mudou-se com a família novamente, agora pra São Paulo, aonde conseguiu emprego em algumas rádio, mas foi em 1950 que Dulcemar conseguira se tornar radioatriz sendo contratada pela Radio Bandeirantes. Em 1953 casou-se com Nelson Machado, com o qual teve dois filhos Nelson Machado Filho e Neusa Machado.

 

Seu filho Nelson Machado


Em 1955 foi para a radio e televisão do Diários Associados, a Tv que fazia parte na época dos Diários Associados que Dulcemar trabalhou, foi a Tv Tupi, no qual ela participou de diversos programas como Tv de Vanguarda, Tv de Comédia e programas especiais. Também na Tv Tupi participou da novela O Palhaço em 1956.

 

Slogan da Tv Tupi


Em 1959 Dulcemar volta para Santos, aonde foi trabalhar na Rádio Cacique produzindo programas como Você Aponta Para o Sucesso, apresentados sempre por seu marido.
 
Em meado dos anos de 1960 volta para São Paulo, aonde foi contratada pela Rede Mulher de Televisão para produzir e apresentar um programa, no qual teve o nome de Saudade Teu Nome é Mulher. Nos anos de 1970 produziu outros programas para a casa. Em 1972 voltou para a Tv Tupi no qual fez as novelas Bel-Ami no mesmo ano e Rosa dos Ventos em 1973. Em 1975 entrou para a Tv Gazeta, no qual trabalhou com o empresário Carlos Gomes no programa A Arte de Realizar o Fantástico, no qual trazia jovens talentos para se apresentarem.

 

Elenco da novela Bel-Ami, de 1973


No final dos anos de 1970 mudou-se para Diadema, aonde começou a trabalhar com o publico infantil dirigindo e participando em peças de teatro infantil, no que rendeu 2 prêmios em dois festivais de teatro nos anos de 1979 e 1980. Alem do publico infantil, Dulcemar realizou outros trabalhos em teatro em sua cidade, dirigido também ao publico adulto. Entre as peças dirigidas e algumas dirigidas e atuadas por ela estão A Lenda do Papai Noel em 1961, Sonho e Fantasia em 1969, O Planeta dos Sons em 1970, Os 3 Sonhos e A e i o u em 1972, A Pérola Mágica em 1973, A Lei das Cores em 1976, Com a Alma Entre Quatro Paredes em 1981, entre outras.
 
Na dublagem Dulcemar entrou em meados dos anos de 1960 quando havia voltado para São Paulo, fazendo algumas pontas em séries e desenhos.

 

Dulcemar Vieira nos anos de 1960


Entre seus personagens, estão a Irmã Sixto interpretada por Shelley Morrison em A Noviça Voadora, Tia Harriet, a tia de Larry Tate interpretada por Nellie Burt em A Feiticeira, alem de muitos outros personagens na série, Senhora Hold interpretada por Nellie Burt em Lancer, Martha Cass interpretada por Anne Seymour em Terra de Gigantes, Rainha Gamma interpretada por Sheila Mathews em Perdidos no Espaço, entre outros.

 

Shelly Morrison em A Noviça Rebelde


Alem de estrear na dublagem, também levou seu filho Nelson Machado para a dublagem em 1966 com apenas 12 anos de idade, no qual está até hoje e é considerado um dos maiores dubladores do Brasil.
 
Dulcemar permaneceu na dublagem até começo dos anos de 1970, no qual se afastou para dedicar-se completamente a carreira de atriz, escritora e produtora.

 

No ano de 2005, esteve em um projeto nas escolas municipais de Diadema, aonde trabalhava como contadora de histórias infantis.

 

Em Maio de 2011, apresentou uma peça infantil chamada O Bosque dos Girassóis, no Centro Cultural Serraria e na Biblioteca Santa Luzia, em Diadema, ambas com entrada gratuita.

 

Dulcemar Vieira em 2011


Atualmente continua trabalhando com o público infantil em Diadema, interior de São Paulo.

 
Trabalhos:

 
- Tia Harriet (Nellie Burt) em A Feiticeira
- Sra. Holt (Nellie Burt) em Lancer
- Martha Cass (Anne Seymour) em Terra de Gigantes
- Rainha Gamma (Sheila Mathews) em Perdidos no Espaço
- Irmã Sixto (Shelley Morrison) em A Noviça Voadora