Dubladores

Flávio Dias


Arquivo de Som:

 
Beakman (Paul Zaloom) em O Mundo de Beakman


 
Biografia:

 
Flávio Dias é um dublador Paulistano.
 
Flávio Dias D'Oliveira nasceu no dia 24 de Março de 1951 em Mogi das Cruzes, São Paulo.
 
Começou a carreira como ator ainda adolescente, no Teatro. Entre muitas das suas peças estão Prometeu Acorrentado em 1967, Casa de Bernarda Alba em 1974, Circo de Giz Caucasiano em 1975, Castro Alves Pede Passagem e Dom Quixote em 1976, Inês Pereira em 1977, O Diletante e Hair em 1978, Festa do Esquisito em 1980, Mãos Sujas de Terra em 1981, O Sertanejo em 2004, entre outros.

 

Maurício Milled, Flávio Dias e Ana Constant em Prometeu Acorrentado, em 1967


Alem de ator, também é diretor de teatro, sendo desde 1987 o diretor da Compania Radiophônica de Theatro e Outras Cousas... ao lado da esposa e também atriz Waleska Firmino. Entre alguns de seus trabalhos dirigidos na companhia, destacam-se Toque de Classe em 1997, Janelas e Baul Gitano em 1998, Para Sempre Seu em 1999, Cinematógrafo, Orpheu na Roça e Zyi-9 - Radio Marabá 2 em 2002, Bobologia em 2003, O Sertanejo 2004, Estressados em 2005, entre outras.

 

O Sertanejo, de 2004, aí reapresentado em 2007


Na Tv trabalhou na novela Campeão em 1982 na Tv Bandeirantes, e fez uma pequena participação na novela Uma Rosa Com Amor em 2010 no Sbt.

 

Participação de Flávio Dias na novela Um Rosa Com Amor


Em séries, participou do quadro animado Liga Portuguesa no programa Nossa Língua na Tv Cultura desde inicio de 2010, lá ele dublava um dos personagens do quadro, no qual trabalhava ao lado da também dubladora Adriana Pissardini, entre outros profissionais.
 
No cinema fez apenas um filme, Alô!?, em 1998.

 

Alô!?, de 1998


Na dublagem entrou em Outubro de 1975 na Aic. No início de 1976 a empresa ganha novo dono e muda seu nome para Bks, Flávio segue dublando na empresa, e nos anos de 1980 se torna um dos dubladores mais constantes e famoso da empresa e também da dublagem brasileira.

 

Flávio também foi o representante da categoria por muito tempo, lutando pelos direitos dos dubladores no qual era diretor da Sonat, Sociedade Nacional dos Atores.
 
Entre seus grandes trabalhos começando destacando os desenhos, como a primeira voz do Vovô Myuuga em Inuyasha, Poseidon na primeira dublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco e na primeira dublagem do filme Os Cavaleiros do Zodiaco - Os Guerreiros do Armageddon, Pop em Fly, o Pequeno Guerreiro, Neflite na primeira dublagem de Sailor Moon, Valente e Malvado na primeira dublagem de Os Ursinhos Carinhosos, Sísifo de Sagitário em Cavaleiros do Zodíaco - The Lost Canvas, Chopper em Os Seis Biônicos, Rizzo, o Rato em O Natal dos Muppets e Os Muppets Conquistam Nova York, Dr. Raymond Stantz em Os Caça Fantasmas, a primeira voz do Professor Pardal em Duck Tales (Vhs), Sargento Garcia em A Lenda do Zorro, Espírito-Lobo do Asa e Sha-wen em Shaman King, Kyo-Koh em Vampire Princess Miyu, Rudi no remake dos anos 80 de Os Jetsons e no longa-metragem Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram, Catatau em O Novo Show do Zé Colméia, entre outros.

 

Malvado em Os Ursinhos Carinhosos


Em filmes fez Haru interpretado por Chris Farley em Um Ninja da Pesada, Arnold Pischkin interpretado por Curtis Armstrong em Pagando Pecados, Eugene Sutphin interpretado por Sam Waterston em Mamãe é de Morte, Alex / Chad Wagner interpretado por Jean-Claude Van Damme em Duplo Impacto, Dr. Larry Arbogast interpretado por Danny DeVito em Junior, Benjamin Braddock interpretado por Dustin Hoffman em A Primeira Noite de Um Homem, Bobby Cooper interpretado por Sean Penn em Reviravolta, Vários Personagens interpretado por Eric Idle em Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, Frank Milo interpretado por Bill Murray em Uma Mulher Para Dois, Farley Glaymore interpretado por Tim Curry em O Sombra, Phil Blumfurtt interpretado por Tim Robbins em Howard - O Super Herói, Chow Yun-Fat interpretado por John Lee em Assassinos Substitutos, Dave McFly interpretado por Mark McClure na primeira dublagem de De Volta Para o Futuro I e III, o cachorro Wishbone dublado originalmente por Larry Brantley em Wishbone, alem dos atores Dan Aykroyd em As Grandes Férias, Chaplin, Crossroads - Amigas Para Sempre, Doutor Detroit e Suas Mulheres, Meu Primeiro Amor - Parte 2, O Amor é Uma Grande Fantasia, a primeira dublagem de O Sargento Trapalhão, Os Caça Fantasmas e Os Caça Fantasmas 2, John Candy em Mamãe Não Quer Que Eu Case e Que Vida Maluca e Sammo Hung Kam-Bo em Coração de Dragão e Detonando Em Barcelona, entre outros.

 

Dan Aykroyd


Em séries fez Beakman interpretado por Paul Zaloom em O Mundo de Beakman, Senhor Chong interpretado por Michael Paul Chan e personagens secundários em Anos Incríveis, a primeira voz de Barney interpretado por David Joyner em Barney e Seus Amigos, Gome interpretado por Isao Nishio, Mazo interpretado por Kazuhiko Kishino e Jeeg interpretado por Shouzou Iizuka em Esquadrão Relâmpago Changeman, Suda Ryuusuke interpretado por Masaki Kyoumoto em Black Kamen Rider, Oficial Akira Houjo / Marte interpretado por Shougo Shiotani em Cybercop, Os Policiais do Futuro, entre outros.

 

Beakman


Flávio também é diretor de dublagem, e já dirigiu em algumas casas paulistas. Nos anos 2000 se afastou um pouco da dublagem em decorrência do teatro, mais sempre quando pode está dublando ou dirigindo séries ou filmes.

 

Flávio Dias

 

Em 2012, Flávio Dias teve a honra de conhecer pessoalmente o ator Paul Zaloom no evento Anime Friends em São Paulo. Conversaram de forma rápida, mas ficou o registro de um encontro raro e que poucos dubladores tem a oportunidade de ter.

 

Paul Zaloom e Flávio Dias


Este é Flávio Dias, outra das grandes feras da dublagem brasileira, que engrandecem o nome da dublagem no Brasil. 

 
Trabalhos:

 
- Beakman (Paul Zaloom) em O Mundo de Beakman
- Vovô Myuuga (primeira voz) em Inuyasha
- Poseidon em Os Cavaleiros do Zodíaco (Gota Mágica) e Os Cavaleiros do Zodíaco - Os Guerreiros do Armageddon (Gota Mágica)
- Pop em Fly, o Pequeno Guerreiro
- Neflite em Sailor Moon (Primeira Dublagem)
- Haru (Chris Farley) em Um Ninja da Pesada
- Dan Aykroyd em As Grandes Férias, Chaplin, Crossroads - Amigas Para Sempre, Doutor Detroit e Suas Mulheres, Meu Primeiro Amor - Parte 2, O Amor é Uma Grande Fantasia, O Sargento Trapalhão (Primeira Dublagem), Os Caça Fantasmas e Os Caça Fantasmas 2
- Conselheiro em Cassiopéia (Longa-Metragem)
- Coração Valente e Malvado em Os Ursinhos Carinhosos (Primeira Dublagem)
- Dave McFly (Mark McClure) em De Volta Para o Futuro I e III (Primeira Dublagem)
- Dr. Raymond Stantz em Os Caça Fantasmas
- Chow Yun-Fat (John Lee) em Assassinos Substitutos
- Wishbone (voz) (Larry Brantley) em Wishbone
- Sr. Chong (Michael Paul Chan) em Anos Incríveis
- Oficial Akira Houjo / Marte (Shougo Shiotani) em Cybercop, Os Policiais do Futuro
- Espírito-Lobo do Asa e Sha-wen em Shaman King
- Kyo-Koh em Vampire Princess Miyu
- Alex / Chad Wagner (Jean-Claude Van Damme) em Duplo Impacto
- Dr. Larry Arbogast (Danny DeVito) em Junior
- Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) em A Primeira Noite de Um Homem
- Bobby Cooper (Sean Penn) em Reviravolta
- Vários Personagens (Eric Idle) em Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado
- Frank Milo (Bill Murray) em Uma Mulher Para Dois
- Farley Glaymore (Tim Curry) em O Sombra
- Phil Blumfurtt (Tim Robbins) em Howard - O Super Herói
- John Candy em Mamãe Não Quer Que Eu Case e Que Vida Maluca
- Dr. Pratt (Fred Willard) em Harold
- Raul Ventana, Drug Lord (Miguel Sandoval) em Mafiosos Em Apuros
- Sargento Garcia em A Lenda do Zorro
- Jeroboão (Richard Dillane) em Salomão
- Catinga (voz) (Bill Farmer) em Gasparzinho - Como Tudo Começou
- Cyborg 008 em Cyborg 009 (Série Clássica)
- Professor Pardal (primeira voz) em Duck Tales (Vhs)
- Gome (Isao Nishio), Mazo (Kazuhiko Kishino) e Jeeg (Shouzou Iizuka) em Esquadrão Relâmpago Changeman
- Suda Ryuusuke (Masaki Kyoumoto) em Black Kamen Rider
- Catatau em O Novo Show do Zé Colméia
- Casey Jones (Elias Koteas) em As Tartarugas Ninja
- Eugene Sutphin (Sam Waterston) em Mamãe é de Morte
- Barney (David Joyner) (primeira voz) em Barney e Seus Amigos
- Metallo / John Corben em Super-Homem (Desenho - Anos 90)
- Rudi em Os Jetsons (Anos 80) e Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram (Longa-Metragem)
- Rizzo, o Rato em O Natal dos Muppets e Os Muppets Conquistam Nova York
- Sammo Hung Kam-Bo em Coração de Dragão e Detonando Em Barcelona
- Ed Carmichael (Dub Taylor) em Do Mundo Nada Se Leva
- Bob Keene (John Pantoliano) em La Bamba
- Vito (Clive Clerk) em Não Me Mande Flores
- Arnold Pischkin (Curtis Armstrong) em Pagando Pecados
- Sísifo de Sagitário em Cavaleiros do Zodíaco - The Lost Canvas
- Chopper em Os Seis Biônicos