Dubladores

Francisco Milani


Arquivo de Som:

 
Cabeludo em O Urso do Cabelo Duro


 
Biografia:

 
Francisco Milani foi um dublador Carioca.
 
Francisco Milani nasceu em 19 de Novembro de 1936 em São Paulo, Capital. Era filho do ator Carlo Milani. Começou a carreira como rádioator em uma rádio no interior de São Paulo. Na Tv começou em 1959 na Tv Tupi, na Tv de Vanguarda, participando da trama Os Maridos Atacam de Madrugada, também fez Tv de Comédia no mesmo ano, nas tramas A Felicidade Pode Esperar, Não Saias Esta Noite, Manhãs de Sol, O Garçom do Casamento e Bombonzinho.

 

Por volta de 1963 entrou para o Cpc (Centro Popular de Cultura), que fazia parte da Une (União Nacional dos Estudantes), a convite do dramaturgo e um dos fundadores do movimento, Oduvaldo Vianna Filho. Milani participava ativamente desse movimento, e presenciou a invasão e incêndio da sede do movimento em 1964, pelo golpe militar.

 

Por volta de 1967, foi obrigado a se afastar do cenário artístico por pressão dos militares, e teve que mudar de profissão. Entre elas, chegou a trabalhar de caminhoneiro, aonde usava no nome falso de Romeu.
 
Por volta de 1970 retorna a televisão, e vai para a Rede Globo, aonde faza novela Irmãos Coragem, depois fez Selva de Pedra em 1972 e Cavalo de Aço em 1973. Em 1978 voltou para a Tv Tupi nas novelas Aritana e Roda de Fogo. Em 1981 volta a Rede Globo na novela Brilhante, depois fez Elas Por Eles e Final Feliz em 1982, Champagne em 1983, Barriga de Aluguel em 1990, Vamp em 1991, Cara e Coroa em 1995 e Malhação de 1997 á 1998.

 

Anilza Leoni e Francisco Milani em Barriga de Aluguel, em 1990

 

Francisco Milani em Vamp, 1991


Em série participou da trama Mandrake em 1983 no programa Quarta Nobre, depois fez Armação Ilimitada em 1985 e Você Decide de 1992 á 1998, todos na Rede Globo.

 

Armação Ilimitada, de 1985


Em minisséries fez Romeu e Julieta em 1980, Bandidos da Falange em 1983, Meu Destino é Pecar em 1984, Tenda dos Milagres em 1985, Riacho Doce em 1990, Anos Rebeldes em 1992, Sex Appeal em 1993, Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados em 1995, Aquarela do Brasil em 2000, O Quinto dos Infernos em 2002 e Um Só Coração em 2004, todos também na Rede Globo.

 

Francisco Milani em Riacho Doce, em 1990


Em programa humorísticos participou de Chico Anysio Show em 1982, Escolinha do Professor Raimundo em 1990, Casseta & Planeta Urgente de 1994 a 1997, Sai de Baixo em 1997, Zorra Total de 1999 á 2004 e A Grande Família de 2002 á 2004, ambos também na emissora que Milani já tinha como casa que era a Rede Globo.

 

Francisco Milani no papel de Saraiva, em Zorra Total


Milani também trabalhou por um tempo como narrador, no programa Fantástico na década de 1990.

 

No cinema Milani estreou no filme Crime no Sacopã em 1963, Terra Em Transe em 1967, O Último Malandro em 1974, Pecado na Sacristia e O Padre Que Queria Pecar em 1975, Essa Mulher É Minha... E Dos Amigos em 1976, Eles Não Usam Black-Tie em 1981, Vento Sul em 1986, O Lado Certo da Vida Errada em 1996, O Circo das Qualidades Humanas em 2000, Eliana em O Segredo dos Golfinhos e O Coronel e o Lobisomem em 2005 e Irma Vap - O Retorno em 2006.

 

No teatro Milani também teve uma carreira extensa, fez diversas peças, como Capital Federal em 1972, Estranhos Casais, de Chico Anysio, em 1999, dirigida inclusive por seu filho Carlos Milani, Bordel de Papel em 2000, de Maria Adelaide Amaral, entre outros.

 

Francisco Milani e Suely Franco em Capital Federal, em 1972


Milani também tentou a política, foi militante do Pcb, pelo qual ganhou as eleições de 1989 no Rio como Vereador da capital do estado. Em seu mandato foi criador da Riofilme, uma empresa distribuidora de filmes brasileiros, aonde revitalizou o acervo brasileiro e deu base a novas criações cinematográficas no país. Em 2000 foi candidato a vice-prefeito na chapa de Benedita da Silva, mais perdeu a eleição.

 

Slogan do Pcb


Na dublagem Milani entrou em meado dos anos de 1960 levado por Léo Batista na empresa escola da dublagem carioca, a CineCastro, também passou pela Herbert Richers aonde fez inúmeros trabalhos.
 
Entre seus trabalhos mais conhecidos estão primeiramente os filmes como Han Solo interpretado por Harrison Ford em Star Wars - Episódio 4 - Uma Nova Esperança, Pequeno John interpretado por Dean Martin em Robin Hood de Chicago, Ted Brautigan interpretado por Anthony Hopkins em Lembranças de Um Verão, Walker Ellis interpretado por Burt Reynolds em Os Aventureiros do Lucky Lady, Bagatai interpretado por Jack Palance em Bogatai - O Bárbaro Mongol, J.j. Gites interpretado por Jack Nicholson em Chinatown, Vince Talmadge interpretado por Frank Sinatra em A Sombra de Um Gigante, Cat Stevens interpretado por Terence Hill em A Colina dos Homens Maus, Arthur Chipping interpretado por Peter O'Toole em Adeus, Mr. Chips, Bruce Wayne / Batman interpretado por Adam West em Batman - O Homem Morcego, Antony interpretado por Peter Sellers em O Pequeno Polegar, Major Ray Franklin interpretado por Anthony Quayle em Os Canhões de Navarone, Christian interpretado por Clark Gable na segunda dublagem de O Grande Motim, Capitão Fisby interpretado por Glenn Ford em Casa de Chá no Luar de Agosto, Mal Reese interpretado por John Vernon em Á Queima Roupa, Gary O'Hara interpretado por Giuliano Gemma em O Dólar Furado, alem dos atores Sean Connery em A Armadilha e Os Vingadores, Charles Bronson em Lutador de Rua, O Grande Búfalo Branco e Perseguição Mortal, Paul Newman em Gata em Teto de Zinco Quente e Inferno na Torre, Robert Redford em Brubaker, Nosso Amor de Ontem e O Grande Gatsby, Richard Burton em Adeus Às Ilusões e Os Selvagens Cães de Guerra, Joseph Cotten na primeira dublagem de Aeroporto 77 e No Mundo de 2020, entre outros.

 

Paul Newman e Elizabeth Taylor em Gata em Teto de Zinco Quente


Em séries fez Thomas Sullivan Magnum interpretado por Tom Selleck em Magnum, que foi o seu maior e mais conhecido trabalho em dublagem, Capitão Chaka interpretado por Nick Holt em Galáctica - Astronave de Combate, a segunda voz de Furuhashi interpretado por Sandayuu Dokumamushi em Ultraseven, entre outros.

 

Tom Selleck em Magnum


Em desenhos fez Cabeludo em O Urso do Cabelo Duro, o Corvo Fumando Charuto na segunda dublagem do longa-metragem Dumbo, Covas Addams no episódio de A Família Addams em Os Novos Filmes de Scooby-Doo, entre outros. Francisco Milani, apesar do constante trabalho nas séries, novelas e filmes, também reservava um tempo para a dublagem, outra de suas paixões artísticas.

 

Cabeludo em O Urso do Cabelo Duro


Milani tinha câncer no reto, e isso ocasionou problemas em outros órgãos, vindo a falecer em 13 de Agosto de 2005 por insuficiência renal e edema pulmonar agudo, causado pelo câncer. Francisco Milani deixou um legado nas minisséries, séries e novelas que participou, nos inúmeros filmes que fez, nas dublagens brilhantes que realizou, e sem duvida nenhuma nos diversos e magníficos trabalhos humorísticos, no qual foi mais conhecido em todo o país, e o que fez até o fim de sua vida.

 
Trabalhos:

 
- Han Solo (Harrison Ford) em Star Wars - Episódio 4 - Uma Nova Esperança
- Cabeludo em O Urso do Cabelo Duro
- Thomas Sullivan Magnum (Tom Selleck) em Magnum
- Corvo Fumando Charuto em Dumbo (Longa-Metragem - Segunda Dublagem)
- Sean Connery em A Armadilha e Os Vingadores
- Advogado de Defesa (Will Zahrn) em Os Intocáveis
- Charles Bronson em Lutador de Rua, O Grande Búfalo Branco e Perseguição Mortal
- Pequeno John (Dean Martin) em Robin Hood de Chicago
- Paul Newman em Gata em Teto de Zinco Quente e Inferno na Torre
- Ted Brautigan (Anthony Hopkins) em Lembranças de Um Verão
- Robert Redford em Brubaker, Nosso Amor de Ontem e O Grande Gatsby
- Walker Ellis (Burt Reynolds) em Os Aventureiros do Lucky Lady
- Bagatai (Jack Palance) em Bogatai - O Bárbaro Mongol
- Richard Burton em Adeus Às Ilusões e Os Selvagens Cães de Guerra
- Joseph Cotten em Aeroporto 77 (Primeira Dublagem) e No Mundo de 2020
- J.j. Gites (Jack Nicholson) em Chinatown
- Vince Talmadge (Frank Sinatra) em A Sombra de Um Gigante
- Cat Stevens (Terence Hill) em A Colina dos Homens Maus
- Mark Talman (Richard Crenna) em Um Clarão nas Trevas
- Joe Volpi (Alan Arkin) em Havana
- Sarak (Vittorio Gassman) em Barrabás
- Major Ray Franklin (Anthony Quayle) em Os Canhões de Navarone
- Christian (Clark Gable) em O Grande Motim (Segunda Dublagem)
- Capitão Fisby (Glenn Ford) em Casa de Chá no Luar de Agosto
- Mal Reese (John Vernon) em Á Queima Roupa
- Gary O'Hara (Giuliano Gemma) em O Dólar Furado
- Duque de Norfolk (Nigel Davenport) em O Homem Que Não Vendeu Sua Alma
- Roger Deverau (Patrick McGoohan) em O Expresso de Chicago
- Kostoyed (Klaus Kinski) em Dr. Jivago (Segunda Dublagem)
- David Faber (David Janssen) em As Sandálias do Pescador
- Covas Addams em A Família Addams em Os Novos Filmes de Scooby-Doo
- Antony (Peter Sellers) em O Pequeno Polegar
- Ruff Bennett (Clu Gulager) em O Jogador
- Conde Ordóñez (Raf Vallone) em El Cid (Segunda Dublagem)
- Ambrose Dorset (Alan Ruck) em O Pequeno Chefe Vermelho
- Ancora de Jornalismo (Bruce McGuire) em Batman (Primeira Dublagem)
- Francisco Bernardone de Assis (Bradford Dillman) em São Francisco de Assis
- Sir August de Wynter (Sean Connery) em Os Vingadores
- Captain Esteban (Ron Leibman) em As Duas Faces de Zorro
- Ames Jainchill (Stuart Margolin) em Desejo de Matar
- Franklin M. Hart Jr. (Dabney Coleman) em Como Eliminar Seu Chefe
- Arthur Chipping (Peter O'Toole) em Adeus, Mr. Chips
- Bruce Wayne / Batman (Adam West) em Batman - O Homem Morcego
- Promotor de Justiça (Alexander Knox) em A Vigésima Quinta Hora
- Buckley Dunstan (Don Taylor) em O Netinho do Papai
- Capitão Chaka (Nick Holt) em Galáctica - Astronave de Combate
- Furuhashi (Sandayuu Dokumamushi) (segunda voz) em Ultraseven