Dubladores

Gilmara Sanches


Arquivo de Som:

 
Marin de Águia em Cavaleiros do Zodíaco (Primeira Dublagem)


 
Biografia:

 
Gilmara Sanches é uma dubladora Paulistana.
 
Gilmara Sanches nasceu em 15 de Junho de 1948 em São Paulo, Capital. Começou a carreira no Rádio ainda criança.
 
Também trabalhou na Rádio São Paulo fazendo rádionovelas, lá conheceu o seu marido e dublador Ézio Ramos. Gilmara é irmã da também atriz Elaine Cristina.
 
Gilmara também fez muitas peças de teatro, começando ainda criança.
 
Na Tv começou no mesmo ano em que começou na rádio, em 1959, na Tv Record no programa infantil A Turma do Sete.
 
Em novelas começou em 1965, também na Tv Record na novela Turbilhão. Em 1969 foi para a Tv Excelsior na novela Os Diabólicos, depois fez Sangue do Meu Sangue e A Menina do Veleiro Azul em 1969. Em 1975 foi para a Tupi aonde participou da novela Meu Rico Português.
 
No Cinema estreou no filme Betão Ronca Ferro em 1975, foi o único filme de sua carreira.
 
Em programas de televisão participou do programa de Silvio Santos, Show de Calouros na década de 1970 na Tv Record, depois com o Sbt participou de outros programas, como o programa Noticentro nos anos de 1980, no qual ela era diretora, esse programa era um telejornal dinâmico que falava de diversos assuntos, como saúde, que era apresentado pelo amigo e ex-dublador Rafael Cortez, o qual Gilmara trouxe para o Sbt para estrear em seu programa.
 
Como dubladora entrou em 1959, quando também havia entrado no rádio e na televisão, entrou para a Gravason, aonde fazia todas as garotas da época.
 
Entre os seus trabalhos em filmes estão Senhora Oxford interpretada por Vivien Merchant em Frenesi, Emily Haberman interpretada por Ellen Burstyn em O Clube das Babás, Sophie interpretada por Jessica Biel em O Ilusionista, Eileen Spenser interpretada por Andie MacDowell em Quatro Mulheres e Um Destino, Rebecca interpretada por Suzzanne Douglass em Sounder - Lágrimas de Esperança, Carmen Rawlins interpretada por Corinne Van Ryck de Groot em Apostando a Vida, Liala Sheffield interpretada por Karen Leigh Hopkins em Corina - Uma Babá Perfeita, Séfora interpretada por Sônia Braga em Moisés, Dona Julia interpretada por Talisa Soto em Don Juan DeMarco, Ruth Adams interpretada por Diane Baker em Cash - Em Busca do Dólar, entre outros.
 
Em desenhos fez Layla em Kaleido Star, Marin de Águia na primeira dublagem de Cavaleiros do Zodíaco, Vidente em Kirby, Sailor Mercúrio na primeira dublagem de Sailor Moon, Li Kouran em Sakura Wars, Supu em Viewtiful Joe, Lois Lane na versão dos anos 90 de Super Homem, Policial Jenny a partir da 8° temporada, Anabel, Agatha, Lisa e personagens secundários em Pokemon, Policial Jenny na série Pokemon Chronicles e no filme O Mentor do Pokemon Miragem, Tigrerra em Bakugan - Guerreiros da Batalha, entre outros.
 
Em séries fez a primeira voz de Chastity Claire Babcock "C.c." interpretada por Lauren Lane em The Nanny, entre outros.
 
Nos anos de 1990, Gilmara se tornou diretora de dublagem, e trabalhou por muitos anos na finada Centauro, sendo uma das maiores diretoras de dublagem de São Paulo, dirigindo até 14 horas por dia. Também foi conhecida é conhecida como a diretora de dublagens de anime, por ter dirigido muitas produções do gênero.
 
Entre seus trabalhos em direção estão os desenhos As Super Gatinhas, Kaleido Star, Kirby, Sakura Wars, Viewtiful Joe, Cãezinhos da Sorte, Sigma 6, quarta diretora de Pokemon, O Mentor do Pokemon Miragem, Pokemon Mystery Dungeon, Dinossauro Rei, diretora da segunda dublagem de Tartarugas Ninja, As Tartarugas Ninja: Fast Forward, Tartarugas Ninjas (2003), entre outros.
 
Em filmes dirigiu Coisas Para Fazer Em Denver Quando Você Está Morto, Perto de Casa, Jogo Entre Ladrões, Guerra S.a Faturando Alto, Alucinações, Novidades no Amor, Jewel, entre outros.
 
Em séries dirigiu Ryukendo, entre outros.
 
Nos anosde 1990 Gilmara dublou dois personagens que foram os mais famosos de sua carreira que foram Sailor Mercúrio em Sailor Moon e Marin de Águia em Os Cavaleiros do Zodíaco, ambos na Gota Mágica. Quando os mesmos foram redublados na Álamo, não tiveram sua voz e os fãs ficaram decepcionados com isso, em uma entrevista Gilmara disse que na ocasião da redublagem de Os Cavaleiros do Zodíaco ela já estava no ritmo de direção no período de dia, tarde e noite de segunda a sexta, e não teria tempo para dublar a personagem, quanto a Sailor Mercúrio, na época ela poderia tê-la dublado por estar com tempo livre, mais nesse caso Gilmara disse que não a chamaram para a personagem, e não sabe o porque disso.
 
Gilmara Sanches continua exercendo a profissão como dubladora e diretora de dublagem.

 
Trabalhos:

 
- Marin de Águia em Cavaleiros do Zodíaco (Primeira Dublagem)
- Vidente em Kirby
- Sailor Mercúrio em Sailor Moon (Primeira Dublagem)
- Li Kouran em Sakura Wars
- Supu em Viewtiful Joe
- Lois Lane em Super Homem (Desenho - Anos 90)
- Chastity Claire Babcock "C.c." (Lauren Lane) (primeira voz) em The Nanny
- Layla em Kaleido Star
- Dona Julia (Talisa Soto) em Don Juan DeMarco
- Ruth Adams (Diane Baker) em Cash - Em Busca do Dólar
- Solidad, Policial Jenny (terceira voz), Flannery (segunda voz), Anabel, Agatha, Margareth, Rhoda, Rhonda, Andi, Brianna, Lisa e Shelly (segunda voz) em Pokemon
- Policial Jenny em Pokemon Chronicles (Série) e O Mentor do Pokemon Miragem (Filme)
- Skarmory em Pokemon Mystery Dungeon
- Séfora (Sônia Braga) em Moisés
- Betty Jay (Mary Chris Wall) em Cheque Em Branco
- Mãe da Rain (Blythe Danner) em Maridos e Esposas
- Organizadora de Danças (Lisa Saxton) em Lambada, a Dança Proibida
- Eileen Spenser (Andie MacDowell) em Quatro Mulheres e Um Destino
- Rebecca (Suzzanne Douglass) em Sounder - Lágrimas de Esperança
- Carmen Rawlins (Corinne Van Ryck de Groot) em Apostando a Vida
- Liala Sheffield (Karen Leigh Hopkins) em Corina - Uma Babá Perfeita
- Void em Wild Cats
- Sophie (Jessica Biel) em O Ilusionista
- Emily Haberman (Ellen Burstyn) em O Clube das Babás
- Meredith em O Guardda Pokemon e o Templo do Mar
- Ursula em Dinossauro Rei
- Léa (Juliet Aubrey) em Jacó
- Tigrerra em Bakugan - Guerreiros da Batalha
- Sonya Blade em Mortal Kombat (Desenho - Vhs)
- Sra. Oxford (Vivien Merchant) em Frenesi
- Tina Chang (Rainbow Ching) em Arrebentando Em Nova York
- Mãe da Betty em Betty Atômica
- Chedra em Dinossauros Radicais
- Imperatriz de Lilliput (Phoebe Nicholls) em As Viagens de Gulliver
- Grace Downs (Helen Shaver) em Jovens Bruxas
- Barbara Beck (Katherine Cannon) em O Escondido
- Scarlet em Sigma 6