Dubladores

Helena Samara


Arquivo de Som:

 
Dona da Festa a Fantasía (Angelines Fernández) em Chapolin


 
Biografia:

 
Helena Samara foi uma dubladora Paulistana.
 
Lia Kalme nasceu em 19 de Julho de 1933 em Belo Horizonte, Minas Gerais.
 
Começou a carreira ainda bem nova como Bancaria, ao lado da irmã Elvira Samara. Em sua adolescência Helena junto a sua irmã frequentavam o auditório da Rádio Tupi e da Rádio América, na esperança de conseguirem entrar para esse mundo artístico, até que um dia o locutor Mário Guimarães, apresentador do programa Cartório de Protestos na Rádio América, um programa em defesa do consumidor, a contratou para fazer algumas locuções no programa. A irmã também trabalhava no Rádio, na Rádio Tupi como rádioatriz no programa Conto das 17 Horas, e sempre Helena ia busca-la, ao ver isso a diretora do programa Sarita Campos contratou Helena também paro o rádio teatro, alegando que agora ela não precisaria vir buscar a irmã sempre, e assim Helena entrou para a carreira artístico. Helena Samara também trabalhou como rádioatriz na Rádio Nacional de São Paulo.
 
Na Tv entrou nos início dos anos de 1950 na Tv Tupi fazendo pontas em teledramas e novelas. Anos depois foi para a Tv Paulista, aonde entre muitos trabalhos atuou na novela A Herdeira de Ferleac em 1961. Também participou do teledrama Três Leões em 1953 ao lado dos futuros dubladores Waldir Wey e Gervásio Marques, no mesmo ano atuou na novela Conflito, também ao lado de Gervásio Marques e do futuro dublador Paulo Pinheiro. Em 1968 fez a novela A Pequena Órfã na Tv Excelsior.
 
No cinema trabalhou no filme de Zé do Caixão, Como Consolar Viúvas em 1976 e dublou a atriz Meiry Vieira no papel de Rainha no filme Histórias Que Nossas Babás Não Contavam em 1979.
 
Desde cedo usava nome artístico mais a irmã para trabalhar no Rádio, ela Lia Kalme de Helena Samara e a irmã Elvira Kalme de Elvira Samara, tudo porque quando Helena tinha 14 anos, viu um letreiro de uma loja chamado Tecidos Samara, na região da 25 de Março, aonde sua mãe tinha uma fábrica de chapéus, e após isso disse para a mãe que quando fosse rádioatriz se chamaria Lia Samara, já com o sonho de trabalhar no Rádio, quando entrou no rádio a batizaram de Helena no lugar de Lia, pois haviam muitas Lias naquela época, e desde então a chamavam apenas de Helena Samara, ela mesma em uma entrevista disse que após isso, soava estranho alguém lhe chamar de Lia, de tanto que tinha se acostumado ao chamarem ela de Helena.
 
Na dublagem começou no início dos anos de 1960 na Ibrasom ao lado da irmã. Anos depois a empresa foi comprada pela Aic e se tornou uma das maiores empresas de dublagem da época, e Helena foi trabalhar nela. Lá Helena dublou muitos desenhos, séries e atrizes em quem é lembrada até hoje. Alem disso começou a trabalhar na área administrativa da dublagem como datilografia e outros trabalhos, ficou nesse trabalho dentro da empresa por 13 anos. Com a chegada da Bks, Helena procurou se estabilizar nessa nova empresa. Nos anos de 1980 foi trabalhar no estúdio Maga dentro do Sbt, ao lado do amigo Marcelo Gastaldi. No final dos anos de 1980 foi trabalhar no escritório da Megassom, aonde mais trabalhava na administração do que dublava, trabalhou lá por 8 anos. Alem disso passou pela Álamo, Dublavídeo, Mastersound, Marshmellow, e muitas outras empresas de dublagem de São Paulo.
 
Entre seus personagens na dublagem estão primeiramente os desenhos com a eterna Vilma Flintstone em Os Flintstones, Bam Bam e Pedrita, Flintstones Especial e no longa-metragem Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram, Senhora Spacely na versão dos anos 60 de Os Jetsons, Professora de Literatura em Disney's Doug, Vovó em Hey Arnold!, Pinako Rockbell em Full Metal Alchemist, Mãe do Wally Presa em Músculo Total, Yae Kinohara Vovó da Licca em Super Doll Licca-Chan, Rainha Adamis em Zillion, Velha Kaede em Inuyasha, Maga Patológica em Ducktales (Vhs), Dorothy em Efeito Cinderela, Martha Kent Jovem na versão dos anos 90 de Super Homem, entre outros.
 
Em filmes fez Linda English interpretada por Kim Novak em Meus Dois Carinhos, Bianca interpretada por Brenda Vaccaro em Supergirl - O Filme, Princesa Dragomiroff interpretada por Wendy Hiller em Assassinato no Expresso Oriente, Vovó interpretada por Carol Kane em A Família Addams 2 (Vhs), Vovó Addams interpretada por Alice Ghostley em O Retorno da Família Addams (Vhs), Bessie interpretada por Evelyn Ellis em A Dama de Shanghai, Senhora Reeves interpretada por Miriam Hopkins em Caçada Humana, Anita Atwater interpretada por Constance Collier em Festim Diabólico, Tia Em interpretada por Clara Blandick na dublagem da Bks de O Mágico de Oz, Irmã Maria interpretada por Kathleen Freeman em Os Irmãos Cara de Pau 2000, Deusa Anciã da Água interpretada por Carolyn Seymour em Mortal Kombat - A Aniquilação, Senhora Lucy Stark interpretada por Anne Seymour em A Grande Ilusão, Senhora Croft interpretada por Eileen Atkins em Assassinato Em Gosford Park, alem da atriz Shirley Mclaine em Bruno, Charity Meu Amor, Como Possuir Lissu e Os Abutres Têm Fome, entre outros.
 
Em série fez a quarta voz da Endora interpretada por Agnes Moorehead da 3ª temporada até a 7ª temporada e a segunda voz da Gladys Karvitz interpretada por Alice Pearce em A Feiticeira, Maureen Robinson interpretada por June Lockart em Perdidos no Espaço, Tenente Uhura interpretada por Nichelle Nichols na primeira dublagem de Jornada nas Estrelas, a segunda voz de Lottie Hatfield interpretada por Joan Blondell em E As Noivas Chegaram, Hilda interpretada por Sigrid Valdis em Guerra, Sombra e Água Fresca, Eloise Wilson interpretada por Sara Seegar em Dennis, O Pimentinha, Yetta interpretada por Ann Morgan Guilbert em The Nanny, a primeira voz de Amanda Bellows interpretada por Emmaline Henry em Jeannie é um Gênio, Cinnamon Carter interpretada por Barbara Bain em Missão Impossível, alem disso fez a atriz Angelines Fernández em Chaves, Chapolin, Chespirito (Cnt), Clube do Chaves, Chaves (Dvd), Chapolin (Dvd), Charrito, Um Herói Mexicano e Aventuras Em Marte, entre outros.
 
Em novelas fez Angelina interpretada por Cremilda Gil em Olhos D’Água, Dona Flor em A Vingança, atriz não creditada na produção, Marquesa Carmen Santillana de la Roquette interpretada por Teresa Gutiérrez em Zorro: A Espada e a Rosa, entre outros.
 
Com certeza seus maiores trabalhos foram a Endora interpretada por Agnes Moorehead em A Feiticeira, a Bruxa do 71 interpretada por Angelines Fernández em Chaves e a Vilma Flintstone em Os Flintstones, trabalhos que ficaram marcados através de décadas e gerações, e tantos outros, que mostram a grandeza dessa dubladora que é considerada a rainha da dublagem brasileira.
 
Em Julho de 2007 Helena Samara passou seu ultimo aniversario ao lado do Fã Clube do Chespirito Brasil, homenageando seus mais de 45 anos de carreira e seus 74 anos de idade. Os amigos dubladores também fizeram uma festa pra ela em homenagem a grande profissional que era.
 
Helena sofria do coração e veio a falecer em 8 de Novembro de 2007, deixando uma marca na história da dublagem brasileira, aonde foi homenageada por diversos fãs, inclusive no Jornal do Sbt.
 
Helena marcou varias gerações com seus trabalhos, deixou um legado imenso, e um amor único a profissão, e com isso para aqueles que tiveram a chance de ver seus trabalhos, guardarão pra sempre na memória essa excelente profissional e pessoa que foi Helena Samara.
 
Essa é mais uma das grande profissionais da dublagem que passaram pelo nosso país.

 
Trabalhos:

 
- Angelines Fernández em Chaves, Chapolin, Chespirito (Cnt), Clube do Chaves, Chaves (Dvd), Chapolin (Dvd), Charrito, Um Herói Mexicano e Aventuras Em Marte
- Vilma Flintstones em Os Flintstones (Anos 60), Bam Bam e Pedrita, Flintstones Especial e Os Jetsons e Os Flintstones Se Encontram (Longa-Metragem)
- Sra. Spacely em Os Jetsons (Anos 60)
- Professora de Literatura em Disney's Doug
- Velha Kaede em Inuyasha
- Maga Patológica em Ducktales (Vhs)
- Dorothy em Efeito Cinderela
- Pinako Rockbell em Full Metal Alchemist
- Mãe do Wally Presa em Músculo Total
- Yae Kinohara Avó da Licca em Super Doll Licca-Chan
- Rainha Adamis em Zillion
- Martha Kent Jovem em Super Homem (Desenho - Anos 90)
- Vovó em Hey Arnold!
- Fada Madrinha em A Turma da Mônica e A Estrelinha Mágica (Longa-Metragem)
- Inspetora da Escola em A Hora do Recreio
- Mãe do Batatinha em Manda-Chuva
- Vovó em Futebol de Rua
- Anna Watson (segunda voz) em Homem Aranha (Desenho - Anos 90)
- Vilamena em O Poderoso Hércules (Primeira Dublagem)
- Mãe da Wilma em Os Flintstones - I Yabba Dabba Do (Longa-Metragem)

- Vovó Uranai (segunda voz) em Dragon Ball Z

- Hagatha, Nagatha e Sophia em Pokemon
- Joy Idosa em Pokemon Chronicles

- Endora (Agnes Moorehead) (quarta voz) e Gladys Karvitz (Alice Pearce) (segunda voz) em A Feiticeira
- Maureen Robinson (June Lockart) em Perdidos no Espaço
- Tenente Uhura (Nichelle Nichols) em Jornada nas Estrelas (Primeira Dublagem)
- Shirley Mclaine em Bruno, Charity Meu Amor, Como Possuir Lissu e Os Abutres Têm Fome
- Cinnamon Carter (Barbara Bain) em Missão Impossível

- Gigi (Sharon Wilkins) em Eu, Robô
- Amanda Bellows (Emmaline Henry) (primeira voz) em Jeannie é um Gênio
- Deusa Anciã da Água (Carolyn Seymour) em Mortal Kombat - A Aniquilação
- Marquesa Carmen Santillana de la Roquette (Teresa Gutiérrez) em Zorro: A Espada e a Rosa
- Yetta (Ann Morgan Guilbert) em The Nanny
- Dr. Ruth (Sylvia Kauders) em O Predador 2
- Tia Em (Clara Blandick) em O Mágico de Oz (Versão Bks)
- Irmã Maria (Kathleen Freeman) em Os Irmãos Cara de Pau 2000
- Harriet Fox-Smith (Stephanie Beacham) em Amor a Toda Prova
- Anita Atwater (Constance Collier) em Festim Diabólico
- Dona Flor (não creditada) em A Vingança
- Sra. Reeves (Miriam Hopkins) em Caçada Humana
- Jill, o Sapo (Kathryn Mullen) em Os Muppets Babies Conquistam Nova York
- Bessie (Evelyn Ellis) em A Dama de Shanghai
- Ana (Regina Bianchi) em Jesus
- Julia (Rosalind Ivan) em O Manto Sagrado
- Farrah a Mãe (Jessica Dublin) em Trinity Ainda é Meu Nome
- Eloise Wilson (Sara Seegar) em Dennis, O Pimentinha (Série)
- Hilda (Sigrid Valdis) em Guerra, Sombra e Água Fresca
- Vovó Addams (Alice Ghostley) em O Retorno da Família Addams (Vhs)
- Berniece Brackett (Debbie Reynolds) em Será Que Ele é?
- Vovó (Carol Kane) em A Família Addams 2 (Vhs)
- Sra. Ginger (Lauren Bacall) em Dogville
- Gigi (Sharon Wilkins) em Eu, Robô
- Feiticeira (Christina Pickles) em Os Mestres do Universo
- Ilsa (Carroll Baker) em Vidas Em Jogo
- Helen Jackson (Lois Smith) em A Promessa
- Nora Manning (Lupe Ontiveros) em Melhor é Impossível
- Sra. Ochoa (Antonia Rey) em A Razão do Meu Afeto
- Bianca (Brenda Vaccaro) em Supergirl - O Filme
- Princesa Dragomiroff (Wendy Hiller) em Assassinato no Expresso Oriente
- Linda English (Kim Novak) em Meus Dois Carinhos
- Sra. Fisher (Sylvia Miles) em Ela é O Diabo (Segunda Dublagem)
- Hanna (Lynn Redgrave) em Deuses e Monstros
- Sarah Keller (Joan Plowright) em Callas Forever
- Primeira-Dama Mathews (Marla Adams) em O Homem do Presidente (Segunda Dublagem)
- Raquel Reyes (María Margarita Giraldo) em Paixões Ardentes
- Angelina (Cremilda Gil) em Olhos D’Água
- Lottie Hatfield (Joan Blondell) (segunda voz) em E As Noivas Chegaram
- Sra. Lucy Stark (Anne Seymour) em A Grande Ilusão
- Sra. Croft (Eileen Atkins) em Assassinato Em Gosford Park