Dubladores

Hélio Porto


Arquivo de Som:

 
Rupert Cadell (James Stewart) em Festim Diabólico


 
Biografia:

 
Hélio Porto foi um dublador Paulistano.
 
Hélio Brasil Porto nasce eu 1940, em São Paulo, Capital. Começou a carreira como dublador na Ibrasom em 1963. Nesse mesmo ano se casa com a rádioatriz Gessy Fonseca. Em 1964 sai da Ibrasom e vai para a Gravason, aonde trabalha como tradutor, diretor de dublagem e dublador.
 
Como tradutor foi o responsável pela 1ª e 2ª temporadas de A Feiticeira, 1ª e quase até o final da 2ª temporada de Perdidos no Espaço, a série Viagem ao Fundo do Mar e Os 3 Patetas.
 
Como diretor dirige os 3 primeiros episódios e outros episódios aleatórios na 1ª temporada e alguns outros episódios na 2ª temporada de A Feiticeira, intercala com Amaury Costa a direção da 1ª temporada de Perdidos no Espaço, e a 2ª temporada intercala com Amaury Costa, José Soares e Ary de Toledo.
  
Hélio também narrou eventualmente em algumas séries, como em alguns poucos episódios em Os Três Patetas.
 
Por volta de 1967 deixa a Aic, e vai para o Rio, no qual compra a Tv Cinesom de Victor Berbara, e tem como sócio o dublador Amaury Costa. Lá Hélio desempenhou o papel de tradutor e diretor, e Amaury de diretor e narrador da empresa. Outros dubladores de São Paulo como Neville George, Gessy Fonseca, Ary de Toledo, Magno Marino, entre outros, também foram para lá.
 
Com o final da Tv Cinesom por volta de 1971, Hélio se afasta da dublagem. Em 1974, se separa de Gessy Fonseca. Em final dos anos de 1970 volta para a Bks, antiga Aic. Lá faz alguns trabalhos, mas intercalando também com os trabalhos em dramaturgia. Uma de suas últimas dublagens que temos registro, foi o personagem Francisco na novela A Vingança, por volta de 1992.
 
Entre seus trabalhos em dublagem temos os filmes, como George Fortescu interpretado por Laurence Olivier em Rebecca - A Mulher Inesquecível, General Wombat interpretado por Robert Conrad em O Homem Com a Lente Mortal, Comandante Pete Mattews interpretado por Kenneth Tobey em O Monstro do Mar Revolto, Lou Costello interpretado por Wilbur Grey em Abott e Costello As Voltas Com Fantasmas, Wulfgar interpretado por Rutger Hauer em Falcões da Noite, Tony Camonte interpretado por Paul Muni em Scarface - A Vergonha de Uma Nação, Promotor Galloway interpretado por Carl Frank em A Dama de Shangai, alem do ator James Stewart em Anatomia de Um Crime, Festim Diabólico, Flechas de Fogo, Janela Indiscreta, O Homem Que Sabia Demais, O Vale Heroico, Shenandoah, Um Corpo Que Cai e Winchester '73, entre outros.
 
Em séries foi a primeira voz de Larry Fine interpretando ele mesmo em Os Três Patetas, Capitão da Espaçonave interpretado por Larry Ward no episódio Viagem à Lua em O Túnel do Tempo, Sr. Johnson interpretado por Bill Daily no episódio O Lado Bom da Ilusão e George, o Corvo interpretado por Christopher George no episódio Um Corvo Pousou Em Minha Vida em A Feiticeira, Hapgood interpretado por Warren Oates no episódio Hapgood Esteve Aqui e Capitão Tucker interpretado por Albert Salmi no episódio O Pirata do Céu em Perdidos no Espaço, primeira voz de Murdock interpretado por Dwight Schultz em Esquadrão Classe A, Phylo interpretado por Junichi Haruta em Cybercops, entre outros.
 
Em novelas fez o Francisco, ator não creditado na produção, em A Vingança, entre outros.
 
Como ator fez os filmes Por Um Corpo de Mulher e A Dama da Zona em 1979, P.s.: Post Scriptum, Me Deixa de Quatro, Duas Estranhas Mulheres e A Noite dos Bacanais em 1981 e Retrato Falado de Uma Mulher Sem Pudor em 1982, sendo a grande maioria deles pornochanchadas.
 
Post Scriptum em 1981, Hélio foi figurinista e diretor de arte do filme. Já em Retrato Falado de Uma Mulher Sem Pudor de 1982, Hélio foi escritor e diretor do filme.
 
Hélio Porto veio a falecer no dia 25 de Maio de 1999, por complicações cardíacas.

 
Trabalhos:

 
- Larry Fine (Larry Fine) (primeira voz) em Os Três Patetas
- George Fortescu (Laurence Olivier) em Rebecca - A Mulher Inesquecível
- James Stewart em Anatomia de Um Crime, Festim Diabólico, Flechas de Fogo, Janela Indiscreta, O Homem Que Sabia Demais, O Vale Heroico, Shenandoah, Um Corpo Que Cai e Winchester '73
- General Wombat (Robert Conrad) em O Homem Com a Lente Mortal
- Comandante Pete Mattews (Kenneth Tobey) em O Monstro do Mar Revolto
- Capitão Lee Crane (David Hadison) (primeira voz) em Viagem Ao Fundo do Mar
- Lou Costello (Wilbur Grey) em Abott e Costello As Voltas Com Fantasmas
- Wulfgar (Rutger Hauer) em Falcões da Noite
- Tony Camonte (Paul Muni) em Scarface - A Vergonha de Uma Nação
- Promotor Galloway (Carl Frank) em A Dama de Shangai
- Capitão da Espaçonave (Larry Ward) em O Túnel do Tempo
- Sr. Johnson (Bill Daily) e George, o Corvo (Christopher George) em A Feiticeira
- Hapgood (Warren Oates) e Capitão Tucker (Albert Salmi) em Perdidos no Espaço
- Murdock (Dwight Schultz) (primeira voz) em Esquadrão Classe A
- Phylo (Junichi Haruta) em Cybercops
- Francisco (não creditado) em A Vingança