Dubladores

José de Freitas


Arquivo de Som:


Larry Late (David White) em A Feiticeira / Shemp Howard (Shemp Howard) em Os Três Patetas


 
Biografia:

 
José de Freitas foi um dublador Paulistano.

 

José de Freitas começou a carreira no rádio na década de 1940. Em 1951, entrou para a Rádio América, e no teste em que foi selecionado para a emissora, conheceu um de seus futuros grandes amigos, e com quem iria dividir tanto bancada no rádio quando na dublagem: Ronaldo Baptista.

 

Por volta de 1952, após seu irmão, Antônio de Freitas se tornar diretor de rádioteatro na Rádio Record, se transfere para a emissora do irmão junto com o amigo Ronaldo Baptista. Segue carreira na emissora, indo posteriormente para a Rádio São Paulo, também atuando ao lado do irmão, por longos anos.

 

Dr. Reisner em Viagem Ao Fundo do Mar

 

Na dublagem entrou por volta de 1957/58, sendo um dos pioneiros na dublagem. Esteve em uma das primeiras séries dubladas no país, ao lado do amigo Ronaldo Baptista e de Zezinho Cútolo, chamada As Aventuras de Rin Tin Tin .Esteve presente em outras séries fazendo coadjuvantes, como em Rota 66, Cidade Nua, Os Defensores, a primeira temporada de Viagem Ao Fundo do Mar, a primeira e a segunda temporada de A Feiticeira, entre outros.

 

Jeter Martin em Pica-Pau

 

Em desenho fez algumas atuações, como em episódios de Os Jetsons, Jonny Quest, Manda-Chuva e Pica-Pau.

 

Em filmes participou de O Salvador e O Amo, ambos na trilogia de O Redentor: Os Mistérios do Rosário, no primeiro interpretando o 1º Sacerdote, e no segundo interpretando Tomé, ambos os personagens sem seus atores creditados.

 

Shemp Howard

 

Já seus personagens fixos fez nas séries Os Três Patetas e Dennis, o Pimentinha. Em Os Três Patetas, foi escalado por volta de 1964 por Hélio Porto para dublar Shemp Howard. Fez uma dublagem muito boa. Dublou praticamente metade dos episódios aonde aparecia o personagem, sendo substituído posteriormente pro seu irmão Antônio de Freitas. Na mesma ocasião dublou George Wilson, o Senhor Wilson interpretado por Joseph Kearns na série Dennis, o Pimentinha, sendo substituído posteriormente por Wilson Kiss. Também fez em alguns episódios a voz de Larry Tate interpretado por David White, na primeira temporada de A Feiticeira. Na ocasião, Waldir Guedes sai da série por problemas particulares, e José assume o personagem, sendo isso a partir do episódio 22. Waldir retorna ao personagem na temporada seguinte.

As três substituições que teve em séries, foi devido à um problema cardíaco grave, que o fez passar mal e ser internado, e posteriormente não poder mais retornar ao trabalho. Esse acontecimento foi por volta de meados de 1966.

José ficou em casa recebendo cuidados da família. Por volta de 1972, José falece.

 
Trabalhos:

 
- Shemp Howard (Shemp Howard) (primeira voz) em Os Três Patetas
- Larry Late (David White) (terceira voz) em A Feiticeira (Primeira Temporada)
- George Wilson (Joseph Kearns) (primeira voz) em Dennis, o Pimentinha
- Dr. Reisner (David Opatoshu) no episódio Pavor a Bordo em Viagem ao Fundo do Mar
- Jeter Martin no episódio O Último Martin em Pica-Pau
- George Grisby (Glenn Andress) em A Dama de Xangai
- 1° Sacerdote (não creditado) em O Salvador em O Redentor: Os Mistérios do Rosário

- Tomé (não creditado) em O Amo em O Redentor: Os Mistérios do Rosário

 

Fontes: Acervo Pessoal, Universo Aic, Voyage to The Bottom of The Sea.com, Imdb, Behind The Boice Actors.