Dubladores

Lauro Fabiano


Arquivo de Som:

 
Phillip Bank (James Avery) em Um Maluco no Pedaço


 
Biografia:

 
Lauro Fabiano é um dublador Carioca.
 
Lauro Fabiano nasceu em 12 de Julho de 1937, na cidade do Rio de Janeiro.

 

Começou a carreira levado por sua mãe ainda criança no final da década de 1940 na Rádio Tamoio, no programa criado por Samuel Rosemberg chamado Clube do Guri, aonde traziam novos talentos infantis. Em 1950, entra para o Rádio Tupi, aonde seguiu longa carreira.

 

Na emissora, participou em 1950 nos Teatros Infantis dirigidos por Castro Gonzaga.

 

Também participou de novelas, como em 1952 de O Homem Que Voltou, de Walter Foster, Almas Negras, Filho do Pecado, Os Três Segredos de Maria Clara, de A. Madeira, ao lado de Sônia Barreto, Terezinha Moreira e Otávio França, e Lendas Universais, adaptado por Medina, ao lado de Paulo Porto, Sônia Barreto e Hamilton Ferreira.

 

Peter Pan, Wendy, João e Miguel

 

Em 1953, por seu sucesso no rádio, é convidado ao lado de dois colegas com quem muito trabalhou: Sônia Barreto e Castro Gonzaga; para participar da dublagem de As Aventuras de Peter Pan, da Disney, então com apenas 16 anos.

 

Lauro também atuou em peças de teatro na Rádio Tupi, como no Grande Teatro Rodolfo Mayer em 1956 em Os Pássaros Negros, de Edgard G. Alves, ao lado de Lourdes Mayer, Simone Morais e Rodolfo Mayer.

 

Nota da Revista do Rádio de 1959

 

Em 1959 participou das novelas O Espetáculo Continua, de Ciro Brassini, ao lado de Ida Gomes e Sônia Barreto, Eu Te Beijarei Amanhã, de Alves Teixeira, ao lado de Ida Gomes, Osmiro Campos e Nair Amorim, O Grande Amor de Noemi, de Ciro Bassani, ao lado de Ioná Magalhães e Aliomar de Matos, Revolta de Um Coração, de Aldo Madureira, ao lado de Norka Smith, Aldo César e Nair Amorim, Estrelas Sem Brilho, de Norka Smith, ao lado de Cleonir dos Santos, Amélia Simone e Aldo César, Vitória Trágica, de Antônio Leite, ao lado de Ronaldo Magalhães, Osmiro Campos, Dario Lourenço e Gualter de França, além de Não Há Luz no Meu Caminho, de Dulce Santucci, Noites Sem Luar, de Vida Alves, O Vale das Sombras, de Alberto Madeira, A Última Porta, O Homem do Espelho, e Melodia Inesquecível.

 

Também em 1959, participou do programa semanal Detetive no Ar, dirigido e regido por Radamés Celestino, ao lado de Norka Smith, Cleonir dos Santos e Aldo César.

 

Em séries, participou em 1959 de Padar, o Homem do Espaço, de Raimundo Lopes, ao lado de Osmiro Campos, Radamés Celestino, Dario Lourenço, Aldo César, Ronaldo Magalhães, Nelly Villanova e Dandréa Neto, e Corações Humanos, de Fernando Silveira, ao lado de Amélia Simone, Paulo Gonçalves e Teixeira Pinto.

 

Em 1960, participa das novelas Tarde Demais Para Viver, de Genny Fontes, ao lado de Aldo César, Nelly Villanova, Sônia Barreto e Ribeiro Santos, Quinze Anos Depois, de Ataide de Carvalho, ao lado de Nair Amorim, Ribeiro Fortes, Paulo Maurício e Ida Gomes, e Diário Secreto, de Renan Alves, ao lado de Carlos Alberto, Ida Gomes, Sônia Barreto e Nair Amorim.

 

Norka Smith

 

Também em 1960, depois de um curto namoro, Lauro Fabiano se casa com a rádio-atriz e colega Norka Smith em Junho do mesmo ano. Vieram a se separar muitos anos depois.

 

Logo da Riosom

 

Na dublagem, entrou em 1959 na Riosom, logo depois se tornando diretor de dublagem, e um tempo mais tarde narrador na empresa. Lá dirigiu filmes como Passagem Para Marilha, além de narrações como Sinbad Jr., Super Mouse, entre outros. Na empresa, também trabalhou e escalou companheiros com quem havia dividido muitos trabalhos no rádio, como Norka Smith, Castro Gonzaga, Gualter de França, Paulo Gonçalves, Ribeiro Santos, Cleonir dos Santos, entre muitos outros.

 

Orlando Drummond e esposa, Carmen Sheila, e Lauro Fabiano e esposa

 

Com o final da empresa, Lauro transfere-se totalmente para a Herbert Richers, na qual segue longa carreira. Na empresa, desempenhou principalmente o trabalho de diretor de dublagem, dirigindo filmes como Adoro Problemas, Pecados de Guerra, entre muitos outros.

 

Em meados dos anos de 1980, vai dirigir na Vti em produções como o desenho Mighty Max, entre muitos outros. Em meados dos anos de 1990, transfere-se para a Audiovision, empresa criada por ex-funcionários da Vti, dirigindo produções como Campo Minado, Prisioneiro do Amor, Não Olhe Para Trás, entre outros.

 

Lauro ministrando um curso de dublagem na Delart

 

Na mesma época, ingressa na Delart, aonde segue extensa carreira. Lá, dirigiu filmes como as sequências de Homem Aranha e Agente 86, Doce Novembro, O Retorno da Múmia, PS: Eu Te Amo, Batman Begins, A Lenda do Zorro, entre muitos outros. Alem disso, também já ministrou cursos de dublagem na casa.

 

Logo da Drei Marc

 

Em 2012, se retira da Delart, e vai trabalhar na empresa Drei Marc, também como diretor de dublagem. Lá, realiza direções de dublagem em produções como A Casa dos Fundos, O Coração e o Dragão, Os Reis do Verão, Um Tiro de Misericórdia, Angie, Basquete Shaolin: Águias das Quadras, C.O.G., Bela, entre outras. Também atua como diretor na empresa Rio Sound, além de também dublar na mesma.

 

Lauro ao lado de seu personagem Alvo Dumbledore em Harry Potter

 
Entre seus trabalhos estão primeiramente os filmes com Noll Turner "Dink" interpretado por Kirk Douglas em Cliente Morto Não Paga, Cliff Bumby interpretado por Michael Caine em O Implacável, Doutor Kelekian interpretado por Christopher Lloyd em Uma Lição de Vida, Moze interpretado por Danny Glover em Um Lugar no Coração, Martin Stett interpretado por Harrison Ford em A Conversação, Tenente Andrew Bogomil interpretado por Ronny Cox em Um Tira da Pesada, Giancarlo interpretado por Richard Norton em Mr. Nice Guy- Bom de Briga, Capitão Spock interpretado por Leonard Nimoy em Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan e Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida, Manny Karp interpretado por Dennis Franz em Um Tiro na Noite, Doutor Dozous interpretado por Lee J. Cobb em A Canção de Bernadette, General Woodman interpretado por Ted Levine em Evolução, Louis Bamberger interpretado por Charles Durning em A Teoria do Amor, Capitão Jake Cutter interpretado por John Wayne em Os Comancheros, Larry King interpretando a si próprio em Chacal, Max Cady interpretado por Robert Mitchum em Círculo do Medo, Maxwell Danforth interpretado por Burt Lancaster em O Casal Osterman, Cônsul Han interpretado por Tzi Ma em A Hora do Rush, Jack Baylor interpretado por Philip Baker Hall em O Todo Poderoso, alem disso tambem fez os atores, Ricardo Montalban em Pequenos Espiões 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos e Pequenos Espiões 3D, John Cleese em A Pantera Cor de Rosa 2 e As Panteras: Detonando, William Shatner em Miss Simpatia, Miss Simpatia - Armada e Poderosa, Richard Harris em Gladiador, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e a Pedra Filosofal, Michael Gambon em Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Brian Cox em A Identidade Bourne e O Chamado, entre outros.

 

James Avery

 
Em séries foi a voz do ator James Avery em Um Maluco no Pedaço, Elas e Eu, Eu a Patroa e As Crianças e As Visões da Raven, inclusive na série Um Maluco no Pedaço no qual James Avery interpretou o personagem Phillipe Banks, é considerado um dos trabalhos mais conhecidos de Laura Fabiano, alem disso também fez a segunda voz do Senhor Spock interpretado por Leonard Nimoy na terceira temporada da segunda dublagem de Jornada nas Estrelas, a primeira e mais constante voz do Tenente Detetive Provenza interpretado por G.w. Bailey em Divisão Criminal, uma nota a essa série, Lauro Fabiano não dublou James Avery que fazia o papel de um legista na série, porque Laura já dublava o Tenente Provenza quando Avery entrou na série, e alem disso um dublador não pode dublar dois personagens fixos em uma mesma série, e por isso Avery ficou sem sua voz nessa série.

 

George Washington

 
Em desenhos fez a primeira voz de George Washington em Esquadrão do Tempo, General Hawk em Comandos Em Ação, Ultra Humanóide, Simon Stagg, a primeira voz de Solovar e Presidente dos Estados Unidos em Liga da Justiça, Tio Quiggley em A Bruxinha Sabrina, Narrador em As Terríveis Aventuras de Billy & Mandy, Narrador na segunda dublagem de Máquinas Voadoras, a quarta voz do Senhor Burns em Os Simpsons, entre outros.
 

Andrés García


Em novelas fez Andrés García interpretado por Andrés Duval em O Privilégio de Amar, Estevão Luna interpretado por José Elías Moreno em Primeiro Amor a Mil Por Hora, Reinaldo Pérez interpretado por Iván Rodríguez em Café Com Aroma de Mulher, entre outros.
 
Como diretor Lauro tem uma carreira de mais de 40 anos, é considerado um dos maiores diretores do Brasil. Inicialmente dirigiu na Riosom filmes como A Máscara de Dimitrios, Anjos da Cara Suja, entre outros.
 

Direção de dublagem de Batman Begins


Posteriormente dirigiu na Delart filmes como Homem-Aranha 2, Homem-Aranha 3, Agente 86, Agente 86: Bruce e Lloyd Fora de Controle, 10.000 A.c., Trilhos do Destino, P.s. Eu Te Amo, Uma História de Luta, Agora Você Vê, Peter Pan, Garota Veneno, Reino de Fogo, O Diário de Bridget Jones, A Creche do Papai, A Nova Cinderela, O Retorno da Múmia, A.i Inteligência Artificial, O Conde de Monte Cristo, Canguru Jack, Pequenos Espiões 3D, Batman Begins, Inspetor Bugiganga 2, V de Vingança, Vivendo na Eternidade, O Caminho Para o 11 de Setembro, O Resgate do Papai, A Lenda do Zorro, Luzes, Câmera, Ação!, O Beijo do Dragão, O Invisível, A Garota do Adeus, Dale Earnhardt - A lenda da Nascar, O Conde de Monte Cristo, O Menino do Pijama Listrado, Horror em Amytyville, Pequenos Espiões 3-D: Game Over, Pequenos Espiões 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos,  Scooby-Doo - O Filme, Romy e Michelle: Como Tudo Começou, Rock Star, Reino de Fogo, Trilhos do Destino, Pixel: A Garota Perfeita, Peter Pan (2003), Fora do Rumo, Medo da Verdade, Na Linha do Trem, Vida Que Segue, As Aventuras de Max Keeble, Conflitos Internos, As Novas Aventuras do Fusca, Doce Trapaça, Medo da Verdade, Uma História de Luta, Gilda Radner: Tem Sempre Alguma Coisa, Querido Frankie, Contato: Conversando Com Os Mortos, Pecados de Guerra, A Luta Pela Esperança, Como Viajar Com o Mala do Seu Pai, Carnivale, Espertos.com, Annapolis, Descobrir Pete, Um Natal Premiado, Samantha e Nellie, Globo de Neve, Doce Novembro, As Aventuras de Beary e os Ursos Caipiras, Os Excêntricos Tenenbaums, Dançando em Setembro, Campo Minado, Prisioneiro do Amor, Não Olhe Para Trás,

A Casa dos Fundos, O Coração e o Dragão, Os Reis do Verão, Um Tiro de Misericórdia, Angie, Basquete Shaolin: Águias das Quadras, C.O.G., Bela, entre outros.

 

Direção de dublagem de Elas e Eu


Também na Delart dirigiu Eyes - Controle de Risco, Elas e Eu, Fastlane - Vivendo no Limite, Nip Tuk - Estética, Lances da Vida, entre outras.
 

Direção de dublagem de As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy


Em desenho dirigiu na Delart, A Viagem de Chihiro, As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, Mal Encarnado e Sinistro, Kim Possible, Jake Long - O Dragão Ocidental, Mogli - O Menino Lobo 2, Mighty Max, entre muitos outros.
 
Mais um mestre da dublagem do nosso pais, que existem dezenas e mais dezenas de excelentes profissionais como é Lauro Fabiano.

 
Trabalhos:

 
- James Avery em Um Maluco no Pedaço, Elas e Eu, Eu a Patroa e As Crianças e As Visões da Raven
- Tio Quiggley em A Bruxinha Sabrina
- Narrador em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy
- Narrador em Máquinas Voadoras (Segunda Dublagem)
- Sr. Burns (quarta voz) em Os Simpsons
- Jack Baylor (Philip Baker Hall) em O Todo Poderoso
- Ultra Humanóide, Simon Stagg, Solovar (primeira voz) e Presidente dos Estados Unidos em Liga da Justiça
- Richard Harris em Gladiador, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e a Pedra Filosofal
- Michael Gambon em Harry Potter e o Enigma do Príncipe e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
- General Hawk em Comandos Em Ação
- Brian Cox em A Identidade Bourne e O Chamado
- Cônsul Han (Tzi Ma) em A Hora do Rush
- Peter Pan em Peter Pan (Longa-Metragem)
- Prof. Oliver Lindenbrook em Viagem Ao Centro da Terra (Filmation)
- Maxwell Danforth (Burt Lancaster) em O Casal Osterman
- Ricardo Montalban em Pequenos Espiões 2: A Ilha dos Sonhos Perdidos e Pequenos Espiões 3D
- John Cleese em A Pantera Cor de Rosa 2 e As Panteras: Detonando
- William Shatner em Miss Simpatia, Miss Simpatia - Armada e Poderosa
- Tenente Detetive Provenza (G.w. Bailey) em Divisão Criminal
- Andrés García (Andrés Duval) em O Privilégio de Amar
- Estevão Luna (José Elías Moreno) em Primeiro Amor a Mil Por Hora
- Reinaldo Pérez (Iván Rodríguez) em Café Com Aroma de Mulher
- George Washington (primeira voz) em Esquadrão do Tempo
- Larry King (Larry King) em Chacal
- Max Cady (Robert Mitchum) em Círculo do Medo
- Capitão (Yorgo Voyagis) em Destino Insólito
- Capitão Adams (Patrick O'Neal) em A Força Em Alerta
- Sr. Spock (Leonard Nimoy) (segunda voz) em Jornada nas Estrelas (Segunda Dublagem)
- Capitão Spock (Leonard Nimoy) em Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan e Jornada nas Estrelas VI - A Terra Desconhecida
- Manny Karp (Dennis Franz) em Um Tiro na Noite
- Dr. Dozous (Lee J. Cobb) em A Canção de Bernadette
- General Woodman (Ted Levine) em Evolução
- Louis Bamberger (Charles Durning) em A Teoria do Amor
- Capitão Jake Cutter (John Wayne) em Os Comancheros
- Anton Ego em Ratatouille (Longa-Metragem)
- Noll Turner "Dink" (Kirk Douglas) em Cliente Morto Não Paga
- Cliff Bumby (Michael Caine) em O Implacável
- Dr. Kelekian (Christopher Lloyd) em Uma Lição de Vida
- Moze (Danny Glover) em Um Lugar no Coração
- Martin Stett (Harrison Ford) em A Conversação
- Tenente Andrew Bogomil (Ronny Cox) em Um Tira da Pesada
- Shane Gooseman "Goose" em Galaxy Rangers
- James Cutter (Harris Yulin) em Perigo Real e Imediato
- Giancarlo (Richard Norton) em Mr. Nice Guy - Bom de Briga

 

Fontes: Hemeroteca Digital, Revista do Rádio, Empresas & Gente, Diário da Noite, Dublanet, Quem Dubla: Clube Verso Brasileira, Mário Monjardim, Carmen Sheila, A História da Dublagem.