Dubladores

Leda Figueiró


Arquivo de Som:

 
Melody Jones em Josie e As Gatinhas em Os Novos Filmes de Scooby-Doo


 
Biografia:

 
Leda Figueiró foi uma dublador Paulistana e Carioca.
 
Leda Figueiró nasceu em 17 de Agosto em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Começou a carreira bem nova como atriz em uma boate no Uruguai em 1958, depois partindo para boates em Buenos Aires. Logo em seguida, muda-se para o Rio de Janeiro para morar com a irmã e cantora Luely Figueiró. No Rio, torna-se modelo da noite na companhia Skindô, e também participa do Teatro Carlos Gomes.

 

Em 1962, tem a sua primeira chance de atuar no cinema, no filme Nordeste Sangrento, ao lado da irmã que a convidara e atuara como cantora no filme. A partir daí fez muitos outros filmes, como O Diabo de Vila Velha em 1966, Diário de Uma Prostituta 1979, A Virgem e o Bem-Dotado em 1980 e Rodeio de Bravos em 1982.

 

Além da carreira no cinema, Leda se torna uma vedete conhecida, uma espécie de sexy-simbol da época, o que a fazia pousar para muitas revistas.

Por volta de final dos anos de 1960, início dos anos de 1970, transfere-se para São Paulo.

 
Nos anos de 1980 participou do Programa do Bozo como a Jurada Maroca, uma galinha engraçada e desafinada, também fazia outros personagens como cantoras antipáticas que sempre eram molhadas pela Vovó Mafalda e pelo Papai Papudo, uma delas foi a Bidu Raião, entre outras.
 
Na dublagem começou no início dos anos de 1970 na CineCastro de São Paulo. Com o fim da cede da empresa em São Paulo, Leda se transfere para a Aic, futura Bks, aonde fez uma carreira extensa de trabalhos.
 
No final dos anos de 1970, Léda trabalhou na Com-Arte, que funcionava nos estúdios da Tvs, e na Odil Phono Brasil. Após isso Leda vai para o Rio de Janeiro trabalhar na Herbert Richers, aonde ficou até meado dos anos de 1980, quando retorna para São Paulo. 
 
Em São Paulo foi para a Elenco, que prestava serviços para a Tvs (já Sbt na época) e para a Maga, de Marcelo Gastaldi, também nos estúdio da Tvs. Na Maga fez inúmeros trabalhos, também a partir disso conseguiu pontas em trabalhos na Tvs.
 
Também nos anos de 1980, trabalhou na empresa de Emerson Camargo, a Windstar. Nos anos de 1990 continuou na Bks e começava a ingressar na Dublavídeo, aonde fez uma carreira extensa como dubladora e diretora.
 
Leda é caracterizada por sua voz fina e aguda, e também por ter facilidade e caída para fazer vozes de garotos e garotas.
 
Entre seus trabalhos estão os filmes Flo interpretada por Ann McCrea em O Homem Com a Morte Nos Olhos, Lolerei Ambrosia interpretada por Pamela Stephenson na primeira dublagem de Superman III, Becky interpretada por Rosie O'Donnell em Sintonia de Amor, entre outros.
 
Em desenhos, quem foi sem duvida nenhuma sua maior area de atuação como dubladora, Laura, também chamada de Laurinha por Malvado, na primeira e marcante dublagem de Os Ursinhos Carinhosos, Nakoruru em Samurai Shodown, Salas e Yumiko em Shurato, Gato Felix em As Novas Aventuras do Gato Felix, Sally na primeira e mais marcante dublagem de A Turma do Charlie Brown, Melody Jones em Josie e As Gatinhas em Os Novos Filmes de Scooby-Doo, Mei em Meu Vizinho Totoro, Pual nos filmes Dragon Ball - A Bela Adormecida no Castelo Mal Assombrado e Dragon Ball - A Lenda de Shen Long, entre outros.
 
Em séries fez o Minoru Koyama (no original Ryouta Koyama) interpretado Makoto Yamamoto em Esquadrão Especial Winspector, Minnie interpretado por Machiko Konishi em Spectreman, Senhorita Rumaldina, atriz não creditada na produção, em A Turma do Quico, entre outros.
 
Em novelas fez o Carlinhos interpretado por um ator não creditado na produção, em A Vingança, entre outros.
 
Como diretora dirigiu principalmente na Dublavídeo. Entre seus trabalhos estão os filmes O Garoto e Eu, Notas Sobre Um Escândalo, entre outros.
 
Em desenhos foi a primeira diretora de Futurama, também dirigiu Shurato, Slayers, entre outros.

Em séries dirigiu De Volta Aos Anos 70, entre outros.
 
Leda veio a falecer em 9 de Julho de 2013, por conta de um Avc.

 
Trabalhos:

 
- Mei em Meu Vizinho Totoro
- Pual em Dragon Ball - A Bela Adormecida no Castelo Mal Assombrado e Dragon Ball - A Lenda de Shen Long
- Lolerei Ambrosia (Pamela Stephenson) em Superman III (Primeira Dublagem)
- Becky (Rosie O'Donnell) em Sintonia de Amor
- Carlinhos (não creditado) em A Vingança
- Melody Jones em Josie e As Gatinhas em Os Novos Filmes de Scooby-Doo
- Rhonda Blake (Faye Grant) em O Super Herói Americano
- Flo (Ann McCrea) em O Homem Com a Morte Nos Olhos
- Terry em Fantomas - O Guerreiro da Justiça
- Wiggy em As Novas Aventuras dos Flintstones
- Paty (Ana Lílian de la Macorra) (primeira voz) e Paty (Rosita Buchoto) em Chaves
- Paty (apenas em 1 episódio) em Chaves (Desenho)
- Nakoruru em Samurai Shodown
- Salas e Yumiko em Shurato
- Gato Felix em As Novas Aventuras do Gato Felix
- Sally em A Turma do Charlie Brown (Primeira Dublagem)
- Minoru Koyama (Makoto Yamamoto) em Esquadrão Especial Winspector
- Minnie (Machiko Konishi) em Spectreman
- Laura em Os Ursinhos Carinhosos (Primeira Dublagem)
- Mãe do Tohru em As Aventuras de Jackie Chan
- Pelúcia em Popples
- Senhorita Rumaldina (não creditado) em A Turma do Quico

- Jerry e Patinho Duque em Tom e Jerry (Bks)

- Marco Rossi em Marco dos Apeninos Até os Andes

 

Fontes: Dublanet, João David.