Dubladores

Líbero Miguel


Arquivo de Som:

 
Yoninin Dokussai (Noriaki Kaneda) (primeira voz) em Jiraiya, O Incrível Ninja


 
Biografia:

 
Líbero Miguel foi um dublador Paulistano.
 
Líbero Miguel Giachetta nasceu em 4 de Maio de 1932 em São Paulo, Capital.
 
Começou a carreira como ator participando do Tv de Vanguarda em 1956 na Tv Tupi, alem da novela O Pequeno Lorde em 1957, também na emissora. Em 1959 foi para a Tv Paulista, tendo participado das novelas As Quatro Irmãs e A Loja de Antiguidades, ambas em 1963.
 
Como produtor, fez a novela Os Irmãos Dombey em 1959 na Tv Paulista.
 
Além disso também foi diretor de novelas, dirigindo as novelas A Herdeira de Ferleac, As Grandes Esperanças e Mateus Falcone em 1961, A Loja de Antiguidades em 1963, Eu Amo Esse Homem e Tortura d'Alma em 1964 na Tv Paulista, e Paixão de Outono e Ilusões Perdidas em 1965 na Rede Globo. No cinema dirigiu os filmes Ipanema Toda Nua em 1971, Regina e o Dragão de Ouro em 1973 e Os Insaciados em 1981.
 
Líbero também foi escritor, tendo escrito a novela David Copperfield para a Tv Paulista em 1958, e os filmes Ipanema Toda Nua em 1971, Regina e o Dragão de Ouro em 1973, Amélia, Mulher de Verdade e Os Insaciados em 1981.
 
Na dublagem Líbero entrou em meado dos anos de 1960 na Aic. No início dos anos de 1970 também dublou na CineCastro e permaneceu na Aic até seu encerramento e reabertura como Bks. Nos anos de 1980 continuou na Bks e ingressou na Álamo, aonde nesta última se tornou diretor de dublagem, sendo um dos mais importantes diretores da casa.
 
Entre suas direções ficaram marcadas principalmente séries de Tokusatsu como Comando Estelar Flashman, Esquadrão Relâmpago Changeman, a primeira direção de O Fantástico Jaspion, a primeira direção de Jiraiya, O Incrível Ninja, entre outros.
 
Como dublador, fez de tudo, filmes, desenhos, mas começaremos pelos filmes, como Adam Bonner interpretado por Spencer Tracy em A Costela de Adão, Robert Thorn interpretado por Gregory Peck em A Profecia, Leo Porter interpretado por Louis Gossett Jr. em Os Aventureiros do Fogo, Prefeito Will Blue interpretado por Henry Fonda em O Homem Com a Morte Nos Olhos, Dr. William Stockle interpretado por Barry Sullivan em Terremoto, Clare Quilty interpretado por Peter Sellers em Lolita, Coronel Oberst Brandt interpretado por James Mason em Cruz de Ferro, Frank Harlan interpretado por Robert Duvall em Joe, KiddIke Clanton interpretado por Lyle Bettger em Sem Lei e Sem Alma, entre outros.
 
Em desenhos fez Doutor Zero em Fantomas - O Guerreiro da Justiça, Narrador da Tourada, Vendedor de Refrescos e Árbitro no episódio Baseball Maluco, Narrador da Limosine do Ivan Awfulitch e Guarda no episódio O Acrobata Maluco em Pica-Pau, Pássaro Locutor, Corvo e a segunda voz de Milo em Andy Panda, General no episódio Os Lobos do Mar e a segunda voz do Albatroz Alfo em Picolino, Mensageiro do Rei em Ratinhos Preguiçosos (Walter Lantz), Fantasma Negro na primeira versão de Cyborg 009, Comandante Fred em Comando Dolbuck, entre outros.
 
Em séries japonesas foi aonde teve maior fama, e é lembrado até hoje, nos papeis de Lion Man Branco interpretado por Kanehiro Nomiyama em Lion Man, Imperador Monarca La Deus dublado originalmente por Uncho Ishizuka em Comando Estelar Flashman, a voz masculina de Shima dublado originalmente por Michirou Iida em Esquadrão Relâmpago Changeman, Satan Goss dublado originalmente por Shouzou Iizuka e Ikki interpretado por Toshimichi Takahashi em O Fantástico Jaspion, a primeira voz de Yoninin Dokussai interpretado por Noriaki Kaneda em Jiraiya, O Incrível Ninja, entre outros.
 
Líbero Miguel veio a falecer no dia 28 de Outubro de 1989, vítima de um aneurisma cerebral. O seu último trabalho foi como o Ninja Dokussai, no qual foi substituído por Gilberto Baroli, que também o substituiu na direção da série. Líbero foi casado com a também atriz, dubladora e diretora de dublagem Nair Silva.
 
Líbero deixou um legado muito grande, principalmente nessas séries japonesas no qual sua voz ficou muito famosa, e também nas direções das mesmas, além de toda a trajetória na dublagem, no cinema e na televisão, mostrando o profissional ímpar que era.

 
Trabalhos:

 
- Ike Clanton (Lyle Bettger) em Sem Lei e Sem Alma
- Coronel Glover (Jonathan Terry) em A Volta dos Mortos Vivos
- Promotor Mitch Lodwick (Brooks West) em Anatomia de Um Crime
- Xerife Joe Pryor (Dick Miller) em Capone - O Gângster
- Atraxon (Daniel Massey) em Os Titãs Voltam à Luta na Atlântida
- Dr. William Stockle (Barry Sullivan) em Terremoto
- Clare Quilty (Peter Sellers) em Lolita
- Coronel Oberst Brandt (James Mason) em Cruz de Ferro
- Frank Harlan (Robert Duvall) em Joe Kidd
- David Warfield (Sam Wanamaker) em Superman IV: Em Busca da Paz
- Comandante Fred em Comando Dolbuck
- Robert Thorn (Gregory Peck) em A Profecia
- Leo Porter (Louis Gossett Jr.) em Os Aventureiros do Fogo
- Prefeito Will Blue (Henry Fonda) em O Homem Com a Morte Nos Olhos
- Fantasma Negro em Cyborg 009 (1966)
- Kid Twist (Harold Gould) em Golpe de Mestre
- Lion Man Branco (Kanehiro Nomiyama) em Lion Man
- Imperador Monarca La Deus (voz) (Uncho Ishizuka) em Comando Estelar Flashman
- Shima (voz masculina) (voz) (Michirou Iida) em Esquadrão Relâmpago Changeman
- Satan Goss (voz) (Shouzou Iizuka) e Ikki (Toshimichi Takahashi) em O Fantástico Jaspion
- Yoninin Dokussai (Noriaki Kaneda) (primeira voz) em Jiraiya, O Incrível Ninja
- Adam Bonner (Spencer Tracy) em A Costela de Adão
- Dr. Zero em Fantomas - O Guerreiro da Justiça
- Narrador da Tourada, Vendedor de Refrescos e Árbitro em Baseball Maluco, Narrador da Limosine do Ivan Awfulitch e Guarda em O Acrobata Maluco em Pica-Pau
- Pássaro Locutor, Corvo e a segunda voz do Milo em Andy Panda
- General em Os Lobos do Mar e a segunda voz do Albatroz Alfo em Picolino
- Mensageiro do Rei em Ratinhos Preguiçosos (Walter Lantz)