Dubladores

Luci Guimarães


Arquivo de Som:

 
Lucrécia Normile (Quentin Dean) em Lancer


 
Biografia:

 
Luci Guimarães foi uma dubladora Paulistana.
 
Luci Guimarães nasceu em 4 de Julho. Também creditada como Lucy, começou a carreira por volta de 1950 como rádioatriz da Rádio Nacional de São Paulo, mas foi na Rádio Cultura que se tornou famosa.

 

Nota da Revista do Rádio de 1951

 

Desde cedo, já se destacava uma grande intérprete, sendo falava em revistas de rádio de todo o país.

 

Um Homem Que Volta, de 1952

 

Entre as diversas rádionovelas em que participou, estão entre elas Um Homem Que Volta, de Mara Lux, ao lado Ezequiel de Araújo, e Perci Aires, na Rádio Cultura em 1952.

 

No mesmo ano sai da Rádio Cultura, ao lado também de Perci Aires, e do locutor Paulo Barbosa, passando a atuar em outras rádios. Em 1954, retorna para a Rádio São Paulo, aonde faz longa carreira. A partir de 1959, também começa a atuar na emissora como datilógrafa.

 

E de Amor Se Morre, de 1964

 

Entre as novelas em que atuou na emissora, estão Teu Amor Silencioso, de Cardoso Silva, ao lado de Ilka Ferreira e Dante Rui em 1959, A vida Não Sabe Perdoar, de Eurico Silva, ao lado de Ilka Ferreira e Newton Sá em 1962, E de Amor Se Morre, de Eurico Silva, ao lado de Ceci de Alencar, Arquimedes Messina, Osvaldo Calfat, Rita de Souza, Marcelo Ponce e Sônia Lago em 1964, entre outras.

 

Na dublagem, começou no final dos anos de 1950 na Gravason. Na ocasião, participava de séries da época, como Teatro Ford, Papai Sabe Tudo, entre outros. Por ser muito atuante no rádio, Luci acabou não tendo uma atuação muito grande nos anos de 1960 na dublagem, só começando a ter destaque por volta de 1967, já na Aic, participando de séries como O Besouro Verde, Lancer, Roy Rogers, O Gordo e o Magro, Jornada nas Estrelas, entre outros.

 

Com um tempo de não muita atuação nos anos de 1970, retorna muito atuante na década de 1980 na Bks, dublando diversas atrizes, como Susan Saradon, Susan Clark, e seu carro chefe Doris Day.

 

Além da Bks, também atuou em outros estúdios, como na Centauro, em filmes como Confusões Carnívoras, em meados dos anos de 1990. Também na mesma época dublou na Bks filmes como O Sargento Trapalhão, ao lado de André Filho, entre outros. Veio a se afastar da profissão por volta do início dos anos 2000.

 

Wende Wagner

 

Entre os seus papeis de maior destaque estão as séries, dublando personagens como Lucrécia Normile interpretada Quentin Dean em Lancer, Lenore Case ''Casey'' interpretada por Wende Wagner em Besouro Verde, Dale Evans interpretando a si própria em Roy Rogers, Carol Parker interpretada por Barbara Bostock em O Sótão, entre outros.

 

Doris Day

 

Em filmes fez atrizes como Doris Day em Confidências a Meia Noite e Não Me Mande Flores, Susan Saradon em A Primeira Página, e Quando As Águias se Encontram, Ann Blessing em Eu, O Desejo, e Uma História de Vampirismo, Susan Clark em Os Dobermans Atacam, e Os Impiedosos, além de atuações em filmes como Kasturba Gandhi interpretada por Rohini Hattangadi na primeira dublagem de Gandhi, Loretta interpretada por Dimitra Arliss em Golpe de Mestre, Chrissie interpretada por Susan Backlinie em Tubarão, Baylock interpretada por Billie Whitelaw na versão de 1976 de A Profecia, Margie interpretada por Elizabeth Thompson em O Carro - A Máquina do Diabo, Mina Van Helsing interpretada por Jan Francis na versão de 1979 de Drácula, entre outros.

 

Úrsula em A Família Urso

 

Em desenhos foi a terceira voz e mais constante de Úrsula, a esposa de Ursolão em A Família Urso, Wanda em Hardy Boys, Steffy em Putch Cassidy e Os Sundance Kids, além de participações em Tom e Jerry na Bks, Os Verdadeiros Caça Fantasmas, entre outros.

 

Veio a falecer em 8 de Março de 2009.

 
Trabalhos:

 
- Lucrécia Normile (Quentin Dean) em Lancer
- Laura (Ines Pedroza) em Terremoto
- Lenore Case ''Casey'' (Wende Wagner) em Besouro Verde

- Ellie (Claudette Colbert) em Aconteceu Naquela Noite
- Edie Doyle (Eva Marie Saint) em Sindicato de Ladrões
- Loretta (Dimitra Arliss) em Golpe de Mestre
- Chrissie (Susan Backlinie) em Tubarão
- Baylock (Billie Whitelaw) em A Profecia (1976)
- Margie (Elizabeth Thompson) em O Carro - A Máquina do Diabo
- Mina Van Helsing (Jan Francis) em Drácula (1979)
- Gretchen (Monica Lewis) em Aeroporto 80 - O Concorde
- Vivien Skill (Yvonne Sanson) em O Dia da Ira
- Kasturba Gandhi (Rohini Hattangadi) em Gandhi (1ª Dublagem)
- Sara Warren (Agnes Moorehead) em Tudo o Que o Céu Permite

- Gloria (Doris Dowling) em Farrapo Humano
- Doris Day em Confidências à Meia Noite, Favor Não Incomodar, Não Me Mandem Flores, e O Homem Que Sabia Demais
- Susan Clark em Os Dobermans Atacam, e Os Impiedosos
- Susan Sarandon em A Primeira Página, e Quando As Águias Se Encontram
- Ann Blessing em Eu, O Desejo, e Uma História de Vampirismo
- Ela Mesma (Dale Evans) em Roy Rogers
- Carol Parker (Barbara Bostock) em O Sótão

- Úrsula (terceira voz) em A Família Urso

- Wanda em Hardy Boys

- Steffy em Putch Cassidy e Os Sundance Kids

Fontes: Acervo Pessoal, Marcelo Almeida, Marco Antônio Silva Santos, Dublanet, Universo Aic, Jornal das Moças, Revista do Rádio, A Cena Muda, Leão Lobo, Augusto Bisson, Marcelo Lima, Vanderlei Lima.