Dubladores

Luís Manuel


Arquivo de Som:

 
Dorno em Os Herculóides


 
Biografia:

 
Luís Manuel é um dublador Carioca.
 
Luís Manuel nasceu em 1942 em Portugal. Começou a carreira na radio ainda criança em 1956, na Radio Nacional do Rio. Lá era a voz principal de crianças. Fez parte de muitos clássicos do radioteatro, como a primeira versão de A Paixão de Cristo, fazendo Jesus criança.
 
Na dublagem entrou logo depois, em 1957 na Cinelab, a primeira empresa de dublagem do Rio de Janeiro junto com a Ziv. Passou por todas as principais empresas de dublagem do Rio, entre elas destacamos em seu início, a Dublasom Guanabara e a CineCastro.

 

Alem de dublar também é diretor de dublagem, dirige desde os anos de 1970, tendo começado na Dublasom Guanabara. Após isso foi dirigir na Peri Filmes, e em 1976 foi para a Herbert Richers, no qual sai em 1978, permanecendo apenas na Peri Filmes. No mesmo ano de sua saída da Herbert, cria junto com os colegas dubladores a cooperativa Combate, sendo vice-presidente da mesma. Cooperativa essa criada após a greve que se iniciou em 1978. A empresa usava entre outros, os estúdios da Peri Filmes para suas dublagens. A cooperativa funcionou por 6 anos, depois se separaram, mas juridicamente existiu por 10 anos.

 

No final dos anos de 1980 funda a empresa Sincrovídeo. Lá desempenhou também as profissões de diretor de dublagem e dublador. O forte dessa empresa, alem de abrir as portas para novos talentos, também era preservar muitos os antigos dubladores, pela importância que Luis dava a esses profissionais que começaram na mesma época que ele. A empresa dura até meado dos anos de 2000, quando Luís saí e vai trabalhar como diretor de dublagem na empresa do amigo Leonardo José, a Wan Macher, o qual permanece até hoje.

 

Nos anos de 1960 e 1970, Luís foi um dos principais dubladores infanto-juvenis, tendo dublado clássicos que perduram até hoje, como os desenhos, com personagens como Fred Jones em Scooby-Doo, Cadê Você?, Os Novos Filme de Scooby-Doo e Scooby-Doo Show, Menino Pássaro em Homem Pássaro, Dorno em Os Herculóides, a segunda voz de Nancy em Shazzan, foi a primeira voz do famoso camundongo Mickey Mouse nas dublagens do mesmo nos anos 60, o gato China em Hong Kong Fu, Catatau na segunda segunda dublagem de Zé Colméia Show, Cat e Orelha em Catdog, Darwin em Os Thornberrys, Gary Gulliver em As Aventuras de Gulliver, Tom em Moby Dick, Gavião que queria caçar uma galinha nos episódios do Frangolino nas dublagens dos anos 80 Looney Tunes, Jambo na segunda e mais famosa dublagem de Jambo e Ruivão, Butt em Vovô Viu a Uva, Aquamoço em Aquaman, Confuso em Carangos e Motocas, Mickey Mouse na primeira dublagem do rato no Brasil, Patinho Duque na primeira dublagem de Patinho Duque, Pica Pau na primeira dublagem de Pica Pau, entre outros.
 
Em Filmes fez Juan criança interpretado por Rex Downing em Sangue e Areia, Augustus Gloop interpretado por Michael Bollner na primeira dublagem de A Fantástica Fábrica de Chocolates, Rodney interpretado por Martin Short em Príncipe Encantado, Friedrich interpretado por Nicholas Hammond em A Noviça Rebelde, Potter interpretado por Chris Chittell em Ao Mestre Com Carinho, Robert Parker interpretado por Dick Hogan em Comboio Para o Leste, Jean Soubirous interpretado por Merrill Rodin em A Canção de Bernadette, entre outros.
 
Em séries fez Tom Sawyer interpretado por Kevin Schulz em As Aventuras de Huckleberry Finn, no qual era uma série de desenho com atores interagindo juntos, Takeshi Minami interpretado por Shunsuke Ikeda em O Regresso do Ultraman, Ed Zeddmore interpretado por A.j. Buckley em Sobrenatural, entre outros.
 
Como diretor Luís dirigido as séries Sobrenatural, Chuck, segundo diretor de O Clube do Travesseiro, quarto diretor de Galera do Surf, Pentágono - O Jogo do Poder, Em Nome da Justiça, primeira direção em Dupla Identidade, primeiro diretor de Os Waltons, a direção da primeira dublagem de As Panteras, entre outros.
 
Em filmes dirigiu Minhas Adoráveis Ex-Namoradas, Bem Vindo Ao Jogo, Nuvens Negras, A Vida e Morte de Peter Sellers, Por Toda Eternidade, Se Beber Não Case, entre outros.
 
Em desenho dirigiu Lunáticos à Solta, segundo diretor de Bratz, entre outros.
 
Luís é considerado um dos maiores diretores de dublagem do país, tendo mais de 40 anos de experiência, e também um dos dubladores mais importantes e que dirige as produções mais famosas hoje em dia tanto para a Tv quanto para o Cinema, alem de também ser um dos dubladores mais clássicos do nosso país. Por seu trabalho de direção lhe absorver muito o tempo, dubla muito pouco, eventualmente aparece em uma ou outra série fazendo uma participação pequena.

 

esse é mais um dos grande profissionais da dublagem que temos em nosso país.

 
Trabalhos:

 
- Mickey Mouse em Mickey Mouse (Anos 60)
- Pica Pau em Pica Pau (Primeira Dublagem)
- Confuso em Carangos e Motocas
- Fred Jones em Scooby-Doo, Cadê Você?, Os Novos Filme de Scooby-Doo e Scooby-Doo Show
- Marvin em Super Amigos
- Aquamoço em Aquaman
- Ben Turner Junior em Lassie
- Catatau em Zé Colméia Show (Últimos Episódios) e A Arca do Zé Colméia
- Escoteiro em Os Brasinhas do Espaço
- Dorno em Os Herculóides
- Tom em Moby Dick
- Menino Pássaro em Homem Pássaro
- Chuck (segunda voz) em Shazzan
- Toulie em Os Três Mosqueteiros
- Gary Gulliver em As Aventuras de Gulliver
- Tom Sawyer (Kevin Schulz) em As Aventuras de Huckleberry Finn
- Yak-Yak em Os Apuros de Penélope (Primeira Dublagem)
- Groove em A Turma da Gatolândia
- Catatau, Guarda Chico (no episódio do Sr. Gaiato), Bóbi Filho, Tartaruga Touché e Formiga Atômica em A Arca do Zé Colméia
- China em Hong Kong Fu
- Tagarela (primeira voz) em Elefantástico
- Catatau, Bóbi Filho e Patinho Duque em Ho-Ho-Límpicos
- Gavião em Looney Tunes (Anos de 1970)
- Cat e Orelha em Catdog
- Darwin em Os Thornberrys
- Jambo em Jambo e Ruivão (Segunda Dublagem)

- Sheldon em Garfield e Seus Amigos (Sincrovídeo)

- Jato, Professor Zei, Jeong Jeong (primeira voz), Pirata Barker (segunda voz), e personagens secundários em Avatar - A Lenda de Aang
- Potter (Chris Chittell) em Ao Mestre Com Carinho
- Robert Parker (Dick Hogan) em Comboio Para o Leste
- Jean Soubirous (Merrill Rodin) em A Canção de Bernadette
- Friedrich (Nicholas Hammond) em A Noviça Rebelde
- Ed Zeddmore (A.j. Buckley) em Sobrenatural
- Takeshi Minami (Shunsuke Ikeda) em O Regresso do Ultraman
- Juan Criança (Rex Downing) em Sangue e Areia
- Augustus Gloop (Michael Bollner) em A Fantástica Fábrica de Chocolates (Primeira Dublagem)
- Rodney (Martin Short) em Príncipe Encantado

 
Links Relacionados:

 
Reportagem nos Estúdios da Herbert Richers - 06/06/1976
Entrevista com Luís Manuel - 10/07/2010