Dubladores

Luiz Orioni


Arquivo de Som:

 
Lippy em Lippy e Hardy


 
Biografia:

 
Luiz Orioni foi um dublador Paulistano.
 
Luiz Orioni nasceu em 1929 em São Paulo, Capital. Começou a carreira como ator na Tv Tupi em 1952.
 
Um de seus primeiros trabalhos na emissora foi os famosos Tv de Vanguarda, aonde ele atuou por mais de 6 anos. Entre eles temos O Inspetor Geral em 1952, Henrique IV, Hamlet, No Caminho da Vida, Mas Não Se Mata Cavalo, O Espectro de Ross, Aconteceu em Samarkand e Os Amantes de Veronica em 1953, A Morte do Caixeiro Viajante, Passos Que Sobem, Macbeth, Anjo de Pedra, Divórcio a Três e De Ilusão Também Se Vive em 1954, A Flor Eterna, Ilusão e Fora da Barra em 1955, Canção Sagrada, Calunga, Crime e Castigo, O Renegado, Vaidosa, Sinfonia Inacabada, A Grande Mentira de Nina Petrovna e A Noiva Morta em 1956, Doze Homens Furiosos, Pacto Sinistro, Apenas Um Coração Solitário, Tempestade na Rua Sylcamore, Tragédia em Nova Iorque, Pais e Filhos, Os 39 Degraus, O Visitante e o Pequeno Incidente em 1957, Véspera de Natal, Traição, O Grande Negócio, A Casaca, O Aventureiro, Eram Todos Meus Filhos, Safo, O Grande Gabbo, A Porta do Diabo, Cartas Venenosas, O Grande Amor de Maria Waleska, Eu Vi Um Disco Voador, Maclovia, Ralé, Para Onde a Terra Cresce e A Conversão do Diabo em 1958.
 
Também participou dos Tv's de Teatro, Abaixo da Média, O Príncipe Encantado, Pode-Se Tip Tap de Patins e Adolescência em 1958, e dos Tv's de Comédia, Vá Com Deus, O Pivete e O Fantoche em 1958 e Laiá Boneca em 1959.

Também na Tupi realizou muitas novelas, entre elas muitas de sucesso, como Conde de Monte Cristo, Aimberê, o Pequeno Guerreiro, Uma História de Ballet e Douglas Red em 1956, O Volante Fantasma, Pequeno Mundo de D Camilo e Seu Genaro em 1957, Marcelino Pão e Vinho e Máscara de Ferro em 1958, Anki... Tô... Eu e Alma Branca em 1959 e Cleopatra em 1962.
 
Em 1963 vai para a Tv Excelsior aonde faz a novela Um Dia... Talvez.
 
De volta a Tupi faz as novelas Klauss, o Loiro em 1963 e Somos Todos Irmãos em 1966.

Em 1966 vai para a Tv Globo e é praticamente um dos pioneiros da empresa. Lá fez várias novelas, entre elas Eu Compro Esta Mulher e O Sheik de Agadir em 1966 e Anastácia, a Mulher Sem Destino em 1967.
 
Em 1968 volta a São Paulo e faz a novela Os Diabólicos na Tv Excelsior.
 
De volta ao Rio volta a fazer novelas na Rede Globo, entre elas Gabriela e A Moreninha em 1975, Vejo a Lua no Céu e Estúpido Cupido em 1976, Sem Lenço, Sem Documento em 1977, Sinal de Alerta e Gina em 1978, Pai Herói, Memórias de Amor e Os Gigantes 1979, Chega Mais e Coração Alado em 1980.
 
Na Rede Globo também participou do programa humorístico Faça Humor, Não Faça Guerra em 1972, como redator e também ator.
 
Luiz também fez cinema, entre eles os filmes O Sobrado em 1956 e Absolutamente Certo em 1957.
 
Na dublagem Luiz ingressou logo no início da Aic, em 1962. Com uma voz forte e bem entonada, Luiz era um dublador chamado para diversos trabalhos, mais também era muito chamado para dublar desenhos, aonde fez alguns personagens marcantes como Lippy em Lippy e Hardy, a segunda voz do cachorro Chopper em O Patinho Duque, a segunda voz do Máscara de Vulcano na primeira dublagem de O Poderoso Hércules, entre outros.
 
Em séries fez muitos atores convidados em Cidade Nua, Rota 66 e Viagem ao Fundo do Mar, mas foi em Jeannie é um Gênio aonde teve um personagem fixo, a primeira voz do Dr. Alfred Bellows interpretado por Hayden Rorke. Em A Feiticeira também fez alguns personagens na primeira temporada da série, como Capitão Kelly interpretado por George Ives no episódio Cuidado, Disfarce, Capitão Harcourt interpretado por David Garner no episódio Um Recanto Encantado e Oficial Kern interpretado por Mark Tapscott no episódio Séculos Nos Separam, entre outros.
 
Por volta de 1966 se afasta da dublagem, deixando o seu único personagem fixo, Dr. Alfred Bellows para Xandó Batista, e parte para o Rio de Janeiro para trabalhar na Rede Globo. Nesse meio tempo vai trabalhar na Tv Cinesom, mas logo se retira da empresa, se dedicando apenas a carreira de ator.
 
Luiz era fumante, e em 1980 descobriu que tinha enfisema pulmonar, na época algo quase sem tratamento, quando veio a falecer aos 51 anos de idade, na época participava da primeira versão de Sítio do Pica-Pau Amarelo da Rede Globo.

 
Trabalhos:

 
- Capitão Kelly (George Ives), Capitão Harcourt (David Garner) e Oficial Kern (Mark Tapscott) em A Feiticeira
- Chopper (segunda voz) em O Patinho Duque
- Dr. Alfred Bellows (Hayden Rorke) (primeira voz) em Jeannie é Um Gênio
- Lippy em Lippy e Hardy
- Harry Cara-de-Cavalo no episódio Dupla Confusão em Pepe Legal
- Máscara de Vulcano (segunda voz) em O Poderoso Hércules (Primeira Dublagem)