Dubladores

Marcelo Gastaldi


Arquivo de Som:

 
Chapolin Colorado (Roberto Gómez Bolaños) em Chapolin


 
Biografia:

 
Marcelo Gastaldi foi um dublador Paulistano.
 
Marcelo Gastaldi nasceu em 20 de Outubro de 1945 em São Paulo. Começou a carreira no início dos anos de 1960 como Ator na Tv Paulista. Lá fez as novelas A Grande Esperança em 1961, e Eu Amo Esse Homem em 1965. Na Rede Record fez a novela Turbilhão em 1965. Em 1973 participou do filme Regina e o Dragão de Ouro. Já em 1983, fez a novela Sombras do Passado na Tvs (Sbt), ao lado dos também dubladores Cecília Lemes e Mario Vilela.
 
Criou e trabalhou também no seriado Feroz e Mau-Mau ao lado do também dublador Carlos Seidl.
 
Marcelo também foi canto. Tinha um grupo nos anos de 1970 chamado Os Iguais, um grupo da Jovem Guarda integrado também por Mário Lúcio de Freitas, Antônio Marcos e Appolo Mori.
 
Ele também foi compositor, tendo composto ao lado do amigo Mario Lúcio de Freitas as musicas Anjo Bom e A Família para a novela mexicana Chispita em 1983 no Sbt, sendo ela uma das novelas de maior sucesso na história do Sbt. O Lp da Novela contendo as músicas de Gastaldi e Mario Lúcio venderam mais de 200 mil copias e ganhou disco de ouro.
 
Na dublagem Gastaldi entrou 1959 na Gravason à convite de Ribeiro Filho. Seu primeiro personagem foi James Anderson Jr. "Bud" interpretado por Billy Gray na série Papai Sabe Tudo, sendo a mesma continuando a sendo dublada na Aic.
 
Na Aic, fez outros personagens de sucesso, como Carlos Ramires interpretado por Alejandro Rey na série A Noviça Voadora, também foi a voz de Billy Blue Cannon interpretado por Mark Slade na primeira dublagem da série Chaparral, na série Os Monkees fez Peter interpretado por Peter Tork, também foi a voz de Jeremy Bolt interpretado por Bobby Sherman na série As Noivas Chegaram, entre outros.
 
Nos final dos anos de 1970 na Bks, dublou o Bam-Bam no desenho Bam-Bam e Pedrita, um desenho aonde os dois já eram adolescentes, também fez na mesma época na empresa Com-Arte o Wada interpretado por Kouji Ozaki na série Spectreman, que fez muito sucesso no Brasil.
 
Por volta de 1983 criou uma empresa de dublagem nos estúdios da Tvs (Sbt) chamada Maga (Inicias de Marcelo Gastaldi). Lá fez o personagem de maior reconhecimento de sua carreira, Chaves, interpretado por Roberto Gómez Bolaños na série de mesmo nome, também fez o Chapolin Colorado e todos os papeis que Bolaños interpretou no seriado Chapolin Colorado, e em longas que envolviam o elenco da série, como Carrito - Um Herói Mexicano e Aventuras em Marte, alem de aparições do ator em entrevistas para o extinto programa Viva Noite, por volta de 1989 e 1990. Marcelo também foi a voz do Charlie Brown na primeira e mais conhecida dublagem do desenho, alem disso também foi o Super-Herói Americano interpretado por William Katt na série de mesmo nome, entre outros.
 
Nos anos de 1990 o Sbt fecha seu departamento de dublagem e a Maga transfere-se para os estúdios da Marshmellow, mas o sucesso já não foi tão grande quanto era na época em que o estúdio era no Sbt.
 
Em 3 de Agosto de 1995 Marcelo Gastaldi veio a falecer precocemente por uma baixa em seu sistema imunológico. Com a morte de Gastaldi, o estúdio Maga também deixa de existir, acabando com um legado de um homem que dava todo o seu empenho em seu projeto de dublagem.
 
Para os fãs fica os imensos trabalhos com sua voz que marcaram a televisão brasileira durante mais de 30 anos.

 
Trabalhos:

 
- Roberto Gómez Bolaños em Chaves, Chapolin Colorado, Charrito - Um Herói Mexicano (Filme) e Aventuras Em Marte (Filme)
- Charlie Brown em Charlie Brown (Versão Maga - Sbt)
- Carlos Ramires (Alejandro Rey) em A Noviça Voadora
- Wada (Kouji Ozaki) em Spectreman
- Vários Personagens (Eric Idle) e o cantor da musica The Bright Side of Life na versão brasileira em Monty Python e A Vida de Brian
- Ralph Hinkley / Super-Herói Americano (William Katt) em O Super-Herói Americano
- Pc em Popples (Maga)
- Michael Palin em A Vida de Brian e Jabberwocky

- Bubber Reeves (Robert Redford) em Caçada Humana
- Mark McGann (John Lennon) em John e Yoko - Uma História de Amor
- Narrador e Andy Panda (primeira voz) em Pica-Pau (Clássico)
- Ralph Hinkley / Super-Herói Americano em O Super-Héroi Americano
- Clint Reno (Elvis Presley) em Ama-Me Com Ternura
- Alex Kearney (Anthony Edwards) em Os Quase Tiras
- Saber Rider em Saber Rider (Primeira Dublagem)
- Morgan Hiller (James Spader) em Tuff Turf - Rebelde
- Caronista (Robert Coleby) em A Última Fuga
- 2º Tenente Ross Penell (Harry Carey Jr.) em Legião Incrível
- Roy Cannon (Paul Koslo) em Joe Kidd
- Clay Boone (Michael Callan) em Dívida de Sangue
- Kemp (Mart Braverman) em Alligator
- Billy Blue Cannon (Mark Slade) em Chaparral
- Jeremy Bolt (Bobby Sherman) em As Noivas Chegaram
- James Anderson Jr. "Bud" (Billy Gray) em Papai Sabe Tudo
- Mike (Michael Nesmith) em Os Monkees
- Bam-Bam em Bam-Bam e Pedrita