Dubladores

Marta Volpiani


Arquivo de Som:

 
Personagem Não Identificada (Florinda Meza) no episódio Vovô Matusquela em Chapolin


 
Biografia:

 
Marta Volpiani é uma dublador Paulistana.
 
Marta Volpiani nasceu em Votuporanga, São Paulo. Quando adolescente cursou a Faculdade Unifev em Votuporanga. Começou a carreira como atriz.
 
Em novelas começou na Tvs em 1977 na novela O Espantalho, produzida pela Tvs e exibida na Rede Record, quando a mesma ainda tinha vinculo com Silvio Santos, por ainda fazer parte do grupo de sócios da Rede Record, como também da Tv Tupi, aonde a novela foi re-exibida em 1978.

 

Abertura de O Espantalho de 1977

 

A novela foi escrita por Ivani Ribeiro, e dirigida por David Grimberg e José Miziara, ao lado de Fábio Cardoso, Theresa Amayo, Jardel Filho, Hélio Souto, Léa Camargo, Lídia Costa, Marthus Mathias, Nathália Timberg, Newton Prado, Percy Aires, Roberto Maya, Rolando Boldrin, Suzy Camacho, Walter Stuart, Riva Nimitz, e Wanda Kosmo.
 
No mesmo ano foi para a Tv Tupi aonde fez a novela O Profeta, de Ivani Ribeiro, com direção de Antonino Seabra e Álvaro Fugulin, ao lado de Carlos Augusto Strazzer, Débora Duarte, Elaine Caristina, Glauce Graieb, Rolando Boldrin, Cláudio Corrêa e Catro, Aldo César, Luiz Carlos de Moraes, Irene Ravache, John Herbert e Roberto Maya

 

Em 1978 voltou à Tvs aonde fez a novela Solar Paraíso, de Luiz Quirini, com doreção de David Grimberg e Roberto Monteiro, ao lado de Antônio Fonzar, Narjara Turetta, Matheus Carrieri, Antônio Petrin, David Neto, entre outros.
 


Em 1980 foi para a Tv Bandeirantes aonde fez a novela Cavalo Amarelo. A novela foi escrita por Ivani Ribeiro, dirigida por Henrique Martins e David José, e com supervisão de Walter Avancini.

 

Nota do Jornal do Brasil de 1980

 

Foi uma novela muito famosa na época, que trouxe atores como Dercy Gonçalves, Yoná Magalhães, Fúlvio Stefanini, Rodolfo Mayer, Jorge Dória, Rolando Boldrin, Maximira Figueiredo, Aldo César, e grande elenco.

 
Em 1982 retorna a Tvs e participa de diversas novelas, entre elas Destino, baseada na estória de Marisa Garrido, com adaptação de Raymundo Lopes e Crayton Sarzy, com direção de Waldemar de Moraes, Renato Petrauskas e David Grimberg, com o elenco de Ana Rosa, Flávio Galvão, Percy Aires, Guy Loup, José Parisi, Valter Santos, Eleu Salvador, Wandel Bezerra e Ulisses Bezerra.

 

Abertura de A Leoa de 1982

 

No mesmo ano atua em A Leoa, de Crayton Sarzy e Raimundo Lopes, com direção de Waldemar de Moraes, Renato Petrauskas e David Grimberg, ao lado de Maria Estela, Luiz Parreiras, Suzy Camacho, Fábio Tomasini, Valter Santos, Wilma de Aguiar, entre outros

 

Em 1983 fez Anjo Maldito, novela baseada na estória de Luiza Xammar, com direção de Waldemar de Moraes, e como o elenco de Elaine Cristina, Ênio Gonçalves, Arlete Montenegro, Guy Loup, Miriam Pires, Antônio Petrin, entre outros.

 

Marta em Vida Roubada em 1983

 

No mesmo ano fez Vida Roubada, baseada em mais uma história estória Marissa Garrido, foi adaptada por Raimundo Lopes, com direção de Waldemar de Moraes e Antonino Seabra, e com o elenco de Suzy Camacho, Fausto Rocha, Eliane Gardini, Rogério Márcico, Maria Estela, Ana Rosa, Maria Luíza Castelli, Antônio Petrin Luiz Carlos de Moraes, Mário Cardoso e Yara Lins.

 

Em 1984 participou de Meus Filhos, Minha Vida, escrita por Ismael Fernandes, Henrique Lobo e Crayton Sarzy, com direção de Antonino Seabra e Jardel Mello, e com o elenco de Miriam Pires, Dênis Derkian, Carlos Briani, Arlete Montenegro, Rogério Márcico, Patrícia Scalvi, Cleyde Yáconis, Carmen Silva, Eleu Salvador, Dante Ruy, Eudes Carvalho, Gessy Fonseca, Hélio Souto, José Parisi, José Parisi Jr., Marly Marley, Tereza Teller, Wendel Bezerra, Wilma de Aguiar e Xandó Batista.
 
Em 1997 foi para a Rede Record aonde participou da minissérie Por Amor e Ódio, de de Vívian de Oliveira, com doreção de Atílio Riccó, e ao lado dos atores Gabriel Braga Nunes, Gisela Reimann, Daniela Camargo, Sérgio Viotti, Cleó Ventura, Cláudio Curi, Gerson Brenner, Jonas Mello, entre outros.

 

Márcio Ribeiro, Marta Volpiani e Sérgio Rufino em Câmera Café

 
Em 2007 Marta retorna ao Sbt no programa humorístico Câmera Café, aonde atuou entre outros ao lado dos atores Sérgio Rufino e Márcio Ribeiro.

 

Marta também atuou em cinema e teatro.

 

Marta Volpiani dublando Dona Florinda em 2005 no Estúdio Gábia

 
Na dublagem entrou no início dos anos de 1980, e na ocasião por estar trabalhando na Tvs, foi convidada a trabalhar na Maga, empresa que funcionava dentro da emissora, e Marta ingressou na carreira.
 

Dona Florinda


A personagem mais marcante de todos os tempos que Marta dublou, sem duvida nenhuma foi a Dona Florinda interpretada por Florinda Meza em Chaves, alem disso fez a atriz em todas as outras produções que vieram dela pro Brasil como em Chapolin, Chesperito, e O Clube do Chaves.

 

Hissae em Winspector


Ainda em séries Marta fez a voz de Hissae Koyama interpretada por Sachiko Oguri em Winspector, entre outros.
 

Marg Helgenberger


Alem disso fez a voz de algumas atrizes como a atriz Sharon Stone em Alpha Dog e Bobby, a atriz Kathleen Marshall em Noiva Em Fuga e O Diário da Princesa, a atriz Marg Helgenberger em A Experiência 2: Mutação e Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento, e a atriz Debi Mazar em Beethoven 2 e Mulheres - O Sexo Forte.

 

Emma Thompson

 
Em filmes conhecidos, alem das atrizes que dublou também fez Yoko Ono interpretada por Kim Miyori em John e Yoko - Uma História de Amor, Doutora Diana Reddin interpretada por Emma Thompson na primeira dublagem de Júnior, Peyton Van Den Broeck interpretada por Susanna Thompson em Destinos Cruzados, Nancy Aarons interpretada por Katrina Cerio em Ponte Para Terabítia, entre outros.
 
Em desenho Marta fez a voz de Dona Florinda e Pópis na versão animada de Chaves, foi a narradora do anime As Guerreiras Mágicas Rayearth, entre outros.

 

Marta Volpiani ao lado de dubladores no Festival da Boa Vizinhança

 

Em 24 de Outubro de 2010 participou do maior evento de Chaves no Brasil, o Festival da Boa Vizinhança, aonde compareceram todos os dubladores vivos da série, além da presença de Edgar Vivar e Carlos Villagrán.

 

Sandra Mara Azevedo e Marta Volpiani no Nacho Libre

 

Em 1 de Dezembro de 2012 participou ao lado de Sandra Mara Azevedo do evento Vamos Ao Nacho Libre Com o Polegar Vermelho.

 

Florinda Meza e Marta Volpiani em 2015

 

Em 25 de Fevereiro de 2015, Marta recebeu o seu maior prêmio como dubladora, ter a honra de conhecer a atriz que dublou, Florinda Mesa, a Dona Florinda. Chegou a presentear a atriz com pedras raras brasileira, já que sabia que Florinda sempre foi muito ligada em enfeites, e objetos e peças tradicionais, como tem em suas casas no México. Esse tipo de privilégio que Marta teve aconteceu poucas vezes na história da dublagem no Brasil.


Marta aparece de vez em quando na dublagem pra fazer alguma ponta ou personagem pequeno.

 
Trabalhos:

 
- Florinda Meza em Chaves, Chapolin, Chespirito, Clube do Chaves, Chaves (Dvd), Chapolin (Dvd), O Melhor de Chespirito (Dvd) e Charrito - Aventuras em Marte
- Hissaae Koyama (Sachiko Oguri) em Winspector
- Dona Florinda e Pópis em Chaves (Desenho)
- Narradora em Guerreiras Mágicas Rayearth

- Dr. Diana Reddin (Emma Thompson) em Junior
- Sugar Kane (Marilyn Monroe) em Quanto Mais Quente Melhor (Redublagem)
- Dra. Diana Reddin (Emma Thompson) em Júnior (Primeira Dublagem)
- Lady Van Tassel (Miranda Richardson) em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
- Kathleen Marshall em Noiva Em Fuga e O Diário da Princesa
- Marg Helgenberger em A Experiência 2: Mutação e Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
- Sorsha (Joanne Whaley) em Willow - Na Terra da Magia
- Helen (Jeanne Tripplehorn) em Water World - O Segredo Das Águas
- Sharon Stone em Alpha Dog e Bobby (Dvd)
- Debbie Jelinsky (Joan Cusack) em A Família Addams 2 (Vhs)
- Debi Mazar em Beethoven 2 e Mulheres - O Sexo Forte
- Claudia (Kathleen Turner) em Um Passe de Mágica
- Donna Jensen em Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
- Lucy Lane (Maureen Teefy) em Supergirl - O Filme
- Julia (Lisa Darr) em Garota Boa de Bola
- Gail (Jane Lynch) em Alvin e os Esquilos
- Yoko Ono (Kim Miyori) em John e Yoko - Uma História de Amor
- Nora McTeague (Mary Ellen Trainor) em Os Puxa-Sacos
- Lorelei (Joanne Whalley) em O Homem Que Sabia de Menos
- Anne Loomis (Lucinda Jenney) em Matinee - Uma Sessão Muita Louca
- Claudine (Ruth Sheen) em Maratona de Amor
- Dalila (Hedy Lamarr) em Sansão e Dalila
- Peyton Van Den Broeck (Susanna Thompson) em Destinos Cruzados
- Nancy Aarons (Katrina Cerio) em Ponte Para Terabítia

 

Fontes: Wikipedia, Canal 93Fr1, Canal Sbt Online, Blog Expirados, Marta Volpiani, Acervo Pessoal, Jornal do Brasil, Hemeroteca Digital, Portal Chaves, Fórum Chaves, Blog Fnac, Carlos Rosas, Cinemagia, Pipoca Moderna, Cultura Pop á Rigor, Samba Rio Carnaval, Eduardo Blas, Rodrigo D'Angelo, Fórum Único Chespirito, Programa do Ratinho, Sbt, Fã-Clube Chespirito Brasil, Canal 8.