Dubladores

Milton Rangel


Arquivo de Som:

 
Zandor em Os Herculóides


 
Biografia:

 
Milton Rangel foi um dublador Carioca.

 

Milton Salgado Rangel nasceu em 19 de Maio de 1927 em Maria da Fé, Minas Gerais. Começou a carreira no rádio, entre várias emissoras que trabalhou está a Radio Nacional, no qual trabalhou por cerca de 20 anos, e fez os mais diversos personagens, entre eles podemos citar Jerônimo - O Herói do Sertão, que esteve por quase 20 anos no ar, a novela Moisés Weltman que ficou no ar por 18 anos, entre outros. Em Jerônimo, no qual interpretava o próprio, fazia parceria com Cahuê Filho que interpretava o Moleque Saci. Essa rádio novela foi a mais famosa do rádio brasileiro, tendo tido outras cópias, como na Radio São Paulo como Juvêncio, o Herói do Sertão, entre outros. Também foi o Centurião na rádio novela mais clássica do rádio brasileiro A Paixão de Cristo. Em 28 de Agosto de 1965 foi o narrador ao lado de Roberto Faissal do programa Os 24 Anos do Repórter Esso na Rádio Nacional.

 

Milton era sobrinho de Plínio Salgado, que fundou em 1932 a Ação Integralista Brasileira, a Aib.

 

Na dublagem entrou no início da mesma, em 1958 no Rio de Janeiro na Cinelab, empresa que começou na mesma época que a Ziv, mas que tinha um fluxo maior de profissionais, e foi a grande escola da dublagem, pois obteve primeiro que a Ziv todo aquele elenco que se tornariam os grandes dubladores do Brasil, mas Milton também chegou a trabalhar na Ziv. Na Cinelab, Milton alem de dublador era diretor de dublagem, mesmo sem conhecer direito aquele arte, como os demais colegas, foi aprendendo e ensinando ao mesmo tempo, e com isso se tornou um dos grandes diretores de dublagem da história do país, lembrado até hoje pelos amigos. Milton também foi o protagonista de duas das primeiras séries dubladas no Rio, Bret Maverick na série Maverick na Cinelab, e Bat Masterson na série de mesmo nome na Ziv.

 

Com o fim das dublagens na Cinelab, e com a Ziv já fechado a algum tempo, Milton vai para a Riosom, aonde desempenha seu trabalho como diretor e dublador. Anos depois vai para a CineCastro desempenhar os mesmos cargos, mas também se torna narrador da empresa por um tempo. Também trabalhou na Dublasom Guanabara e na Herbert Richers, sendo que na última também desempenhou o trabalho de diretor de dublagem.

 

Entre suas dublagens estão personagens em desenhos como Zandor em Os Herculóides, Os Irmãos Bacalhau capangas de Silvestre Soluço na primeira dublagem de Os Apuros de Penélope Charmosa, Rei Pomp de Liliput, o pai da loirinha Flirtácia em As Aventuras de Gulliver, Espoleta na segunda e clássica dublagem do longa-metragem Pinóquio, Narrador na primeira dublagem do desenho George, O Rei da Floresta, o guia sueco Lars, fazendo parte da expedição do Prof. Lindenbrook, e o corcunda Torg, que era capanga do Conde Saknussen em Viagem Ao Centro da Terra, entre outros.

 

Em filmes fez Henry Fonda em Paixão dos Fortes, Errol Flynn em Contra Todas As Bandeiras, Gregory Peck em Círculo do Medo, Gene Kelly em A Senhora e Seus Maridos, Richard Devon em Os Comacheros, entre outros.

 

Em séries foi a voz do atrapalhado Herman Monstro na primeira dublagem de Os Monstros, também foi a voz de Rick Ricardo na segunda dublagem, também clássica de I Love Lucy, foi Hayata o Ultraman na série de mesmo nome, Bret Maverick em Maverick, William Barclay 'Bat' Masterson em Bat Masterson, entre outros.

Veio a falecer precocemente em Abril de 1970, deixando esposa e três filhos. Após sua morte Milton foi homenageado pela Herbert Richers, a qual deu seu nome a um de seus estúdios, e foi mantido assim até o final da empresa, que aconteceu 40 anos depois de sua morte.

 
Trabalhos:

 
- Zandor em Os Herculóides
- Wyatt Earp (Henry Fonda) em Paixão dos Fortes
- Esteban (Richard Devon) em Os Comacheros
- Herman Monstro (Fred Gwynne) em Os Monstros (CineCastro)
- Rick Ricardo (Desi Arnaz) em I Love Lucy (Segunda Dublagem)
- Brian Hawke (Errol Flynn) em Contra Todas As Bandeiras
- Sam Bowden (Gregory Peck) em Círculo do Medo
- Os Irmãos Bacalhau em Os Apuros de Penélope Charmosa (Primeira Dublagem)
- Hayata / Ultraman (Susumu Kurobe) em Ultraman
- Rei Pomp de Liliput em As Aventuras de Gulliver
- Pinky Benson (Gene Kelly) em A Senhora e Seus Maridos
- Narrador em George, O Rei da Floresta (Primeira Dublagem)
- Richard Vance e Sua Sombra em O Sombra

- Lars e Torg em Viagem Ao Centro da Terra (Filmation)

- Bret Maverick (James Garner) em Maverick

- William Barclay 'Bat' Masterson (Gene Barry) em Bat Masterson