Dubladores

Nair Silva


Arquivo de Som:

 
Martha Generic (primeira voz) em O Fantástico Mundo de Bobby


 
Biografia:

 
Nair Silva é uma dublador Paulistana.
 
Nair Silva nasceu em 3 de Julho de 1954, em Bebedouro, São Paulo. Começou a carreira como cantora aos 5 anos de idade em São Paulo na Rádio Difusora em 1959. No mesmo ano entrou para a Rádio Nacional e ganhou o concurso Vozes da Rádio Nacional. Ainda no mesmo ano foi para a Tv Tupi, que ainda se chamava PRF3 Tv para ser atriz. Lá fez participou de novelas como Sublime Obsessão e Urgente (Um Namorado Para Sheila), ambas no mesmo ano. Também fez Tv de Vanguarda e Tv de Comédia, em 1959, também na Tupi. Tantos trabalhos assim em 1959 que se tornou a atriz revelação do ano.
 
Trabalhou na Tupi até 1960 quando se mudou com a família para Recife, Pernambuco. Lá foi convidada para inaugurar a Tv Jornal Commércio de Recife na qual também trabalhou no quadro humorístico Zé do Gato no programa Noite de Black Tie ao lado do radialista Brivaldo Franklin que interpretava o próprio Zé, trabalhando por 2 anos no programa. Depois apresentou o programa Bossa 2 na emissora, trazendo os grandes cantores da Jovem Guarda. Em 1964 e 1966 ganhou o premio de melhor apresentadora do ano. Ficou na emissora até 1967, quando retornou à São Paulo. Nesse ano, inaugurou a Tv Bandeirantes apresentando Cidade de Araque e Ari Toledo Show.
 
No Cinema, Nair fez os filmes Regina e o Dragão de Ouro em 1973 e Os Insaciados em 1981.
 
Em séries participou de O Tronco do Ipê em 1982 na Tv Cultura, aonde mais tarde seria também uma dubladora muito requisitada pela emissora em seus desenhos.
 
Na dublagem Nair ingressou em 1967, Na Aic. Já nos anos de 1970 esteve presente também na Bks, desde seu início.
 
Nos anos de 1980 também trabalhou muito na Álamo, e é muito lembrada pelas direções e atuações em séries de Tokusatsu. Nos anos de 1990 ingressou na Clone, aonde nos dias de hoje é a casa em que mais trabalha, dirigindo na maioria das vezes e dublando eventualmente.
 
Nair, sempre caracterizada por ter uma voz doce e calma, dublou muitos personagens com essas características, como nos filmes, com personagens como Mae interpretada por Arlene Golonka em O Homem Com a Morte Nos Olhos, Bonnie Hanssen interpretada por Kathleen Quinlan em Quebra de Confiança, Karen Rossi interpretada por Sally Murphy em Perfume de Mulher, Remy Royce-Graff interpretada por Ava Gardner em Terremoto, Allie Hamilton interpretada por Gena Rowlands em Diário de Uma Paixão, Patricia Martin ''Pat'' interpretada por Priscilla Lane em Sabotador, Linda Freeman interpretada por Sigourney Weaver em Um Certo Olhar, Sunny Von Bülow interpretada por Glenn Close em O Reverso da Fortuna, alem das atrizes Kathy Bates em A Força da Amizade e P.s. Eu Te Amo, Meryl Streep em A Escolha de Sofia, Julie & Julia e O Rio Selvagem e Whoopi Goldberg em A Lenda Mágica dos Duendes, As Aventuras de Rocky e Bullwinkle, Corina - Uma Babá Perfeita (Vhs), Garota Interrompida, Mudança de Hábito 2 (Vhs), Nas Profundezas do Mar Sem Fim, O Sócio e Tá Todo Mundo Louco, entre outros.
 
Em desenhos sua voz também foi muito marcante, principalmente nos anos de 1990, como a primeira voz de Martha Generic em O Fantástico Mundo de Bobby, Rainha Adamis em Zillion, uma das vozes da Lasquita, sobrinha do Pica Pau e personagens secundários em Pica Pau, a primeira voz de Elizabeth DeVille "Betty" em Os Anjinhos, Lady Rataxes em As Aventuras de Babar, Theda Funnie em Doug, Topeira em Os Animais do Bosque dos Vinténs, entre outros.
 
Em séries japonesas temos Mag dublada originalmente por Hiroko Maruyama em Comando Estelar Flashman, Gash interpretada por Mako Yamashina em Guerreiro Dimensional Spielvan, Mazurka interpretada por Mayumi Yoshida em Goggle V, Akuma N°1 interpretada por Chieko Marumaya, Miyuki Nagato e novamemente por Chieko Marumaya em Sharivan, o Guardião do Espaço, Rainha Ahames interpretada por Fukumi Kuroda em Esquadrão Relâmpago Changeman, Gyoru interpretada por Kei Aman em O Fantástico Jaspion, alem de pontas em Jiraiya, Machineman, Maskman e Black Kamen Rider.
 
Em séries americanas fez a segunda voz da Miss Piggy interpretada por Frank Oz em Muppet Show, a Repórter Amy Amanda Allen interpretada por Melinda Culea em Esquadrão Classe A, alem de varias pontas em Anos Incríveis, entre outros.
 
Como diretora dirigiu Esquadrão da Luz Maskman, foi a terceira diretora de Goggle V, a segunda diretora em Jiraiya, O Incrível Ninja, entre outros.
 
Em filmes dirigiu Um Amor de Verão, Boa Noite e Boa Sorte, O Clube da Feliz Idade, Quem é Morto Sempre Aparece, Fale Com Ela, Longe do Paraíso, Heróis Imaginários, Colapso no Ártico, Confronto de Guerreiros, Conquista de Reis, Criatura Perfeita, Guerreiro do Fogo, Skinwalkers - Amaldiçoados, Em Boa Companhia, A Última Legião, Novo Mundo, Encontros Ao Acaso, Guerra Ao Terror, Como Roubar Um Banco, Penelope, Por Amor Ou Por Dinheiro, A Força da Amizade, Evidências de Um Crime, O Amor Em Beverly Hills, Nomade, Ao Vivo, Efeito Dominó, A Outra, Promessas de Um Cara de Pau, Fatal, Nem Por Cima do Meu Cadáver, Os Senhores da Guerra, Diário dos Mortos, Enquanto Ela Está Fora, O Anjo de Pedra, Traídos Pelo Destino, O Nevoeiro, O Leitor, O Paraíso é Logo Aqui, Usina de Sonhos, Incendiário, 3 Lados do Amor, Por Amor, Sob Controle, Um Amor de Verão, As Pedras de Fogo, Regresso do Além, Frente a Frente Com o Inimigo, Um Amor Ao Acaso, Confusão Em Família, entre outros.
 
em desenhos dirigiu O Fantástico Mundo de Bobby, entre outros.

 
Trabalhos:

 
- Topeira em Os Animais do Bosque dos Vinténs
- Elizabeth DeVille "Betty" (primeira voz) em Os Anjinhos
- Lady Rataxes em As Aventuras de Babar
- Theda Funnie em Doug
- Kathy Bates em A Força da Amizade e P.s. Eu Te Amo
- Meryl Streep em A Escolha de Sofia, Julie & Julia e O Rio Selvagem
- Whoopi Goldberg em A Lenda Mágica dos Duendes, As Aventuras de Rocky e Bullwinkle, Corina - Uma Babá Perfeita (Vhs), Garota Interrompida, Mudança de Hábito 2 (Vhs), Nas Profundezas do Mar Sem Fim, O Sócio e Tá Todo Mundo Louco
- Sunny Von Bülow / Narradora (Glenn Close) em O Reverso da Fortuna
- Martha Generic (primeira voz) em O Fantástico Mundo de Bobby
- Rainha Adamis em Zillion
- Lasquita (terceira voz) e personagens secundários em Pica Pau
- Mag (voz) (Hiroko Maruyama) em Comando Estelar Flashman
- Gash (Mako Yamashina) em Guerreiro Dimensional Spielvan
- Mazurka (Mayumi Yoshida) em Goggle V
- Akuma N°1 (Chieko Marumaya, Miyuki Nagato e Chieko Marumaya) em Sharivan, o Guardião do Espaço
- Rainha Ahames (Fukumi Kuroda) em Esquadrão Relâmpago Changeman
- Gyoru (Kei Aman) em O Fantástico Jaspion
- Linda Freeman (Sigourney Weaver) em Um Certo Olhar
- Mae (Arlene Golonka) em O Homem Com a Morte Nos Olhos
- Patricia Martin ''Pat'' (Priscilla Lane) em Sabotador
- Sabotador em Comando Triplo Dolbuck
- Rose (Georgia Allen) em Lembranças de Outra Vida (Vhs)
- Sra. Chillblaine (Sheila Steafel) em De Volta Ao Jardim Secreto
- Sylvia Goldman (Lainie Kazan) em Comando Delta
- Mãe de Felicidade em A Bela Adormecida (Cuentos Clásicos)
- Nell em Bertha
- Allie Hamilton (Gena Rowlands) em Diário de Uma Paixão
- Evelyn Lake (Davenia McFadden) em Risco Duplo (Segunda Dublagem)
- Remy Royce-Graff (Ava Gardner) em Terremoto
- Cyberina (voz) (Whoopi Goldberg) em Pinóquio 3000 (Longa-Metragem)
- Natalie (Alex Borstein) em Boa Noite e Boa Sorte
- Lois (Dyan Cannon) em O Clube da Feliz Idade
- Karen Rossi (Sally Murphy) em Perfume de Mulher
- Martha (Rhea Perlman) em Sequestro Por Engano
- Justine Hanna (Diane Venora) em Fogo Contra Fogo
- Miss Piggy (Frank Oz) (segunda voz) em Muppet Show
- Maria de Guise (Fanny Ardant) em Elizabeth
- Bonnie Hanssen (Kathleen Quinlan) em Quebra de Confiança
- Inez (Maria Conchita Alonso) em Material Girls
- Judy Tokuda (Sandra Oh) em Menina Má.com
- Brenda (Conchata Ferrell) em Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
- Repórter Amy Amanda Allen (Melinda Culea) em Esquadrão Classe A