Dubladores

Neyda Rodrigues


Arquivo de Som:

 
Mamie Baldwin (Helen Kleeb) em Os Waltons


 
Biografia:

 
Neyda Rodrigues foi uma dubladora Carioca.
 
Neyda Rodrigues nasceu em 3 de Março, na cidade do Rio de Janeiro. Nascida e criada no bairro de Santa Tereza, Neyda era a caçula de uma família de seis irmãos. Estudou o ensino fundamental na Escola Nossa Senhora de Nazaré, tendo mais tarde ganho uma bolsa de estudos na tentativa de conseguir o curso para ser Professora de Educação Física, na qual não foi classificada, e acabou escolhendo então o curso Comercial no Instituto Santa Rosa, e se formou em contabilidade, mas nunca exerceu a profissão.

 

Um tempo mais tarde foi chamada por sua tia que era funcionária na Rádio Ministério da Educação para atuar e cantar em um programa infantil chamado No Reino da Alegria, a pedido de Dona Geni Marcondes, que solicitou parentes de funcionários para trabalharem no programa. Foi assim que Neyda entrou para o Rádio. Também fez na Rádio o programa Rádio-Teatro da Mocidade.

 

Tempos depois, foi convidada pelo colega de rádio Alfredo Souto de Almeida para ingressar na Rádio Clube do Brasil. Foi sua primeira atuação como atriz profissional. Na ocasião o elenco de rádio-atores era dirigido por Olga Nobre, e foi sua mãe Sarah Nobre que a levou para a Rádio Mayrink Veiga em 1948, aonde assinou seu primeiro contrato. Permaneceu 4 anos na empresa, quando foi contratada pela Tupi em 1952 para trabalhar na Rádio e na Televisão, tenso sido levada pelo colega de rádio Castro Gonzaga.

 

Trabalhou em vários programas, principalmente os de Max Nunes e no Teatro Policial de Bob Chust. Em 1956 deixou a Tupi para ir para as Organizações Victor Costa (que na ocasião se chamava Socipral).

 

Neyda Rodrigues e Eurico Silva na Rádio Tupi em 1956

 

Em 1957 foi contratada pela Rádio Nacional. Trabalhou de 1956 à 1958 na Rádio Mundial, e de 1955 à 1958 na Rádio Mayrink Veiga, ficando exclusivamente na Rádio Nacional a partir de 1958 depois que Victor Costa vendeu a Rádio Mundial, pois na Mayrink na ocasião não havia Rádio-Teatro.

 

Neyda Rodrigues, Bruno Neto, Afonso Stuart, Pituca e Brandão Filho em 1957

 

Na emissora fez longa carreira participando de diversas rádio-novelas, entre elas Mea Culpa, de Ciro Bassini, ao lado de Roberto Faissal, Neuza Tavares e Domingos Martins, Acalanto, de Amaral Gurgel, ao lado de Darcy Pedrosa, Nelly Amaral e Carmen Sheila, Do Amor Uma Saudade, de Carlos Araújo, juntamente com Rodney Gomes e Mafra Filho, ambas em 1959, Teto de Lona, de Carlos Gutemberg, ao lado de Alvaro Aguiar, Dulce Martins, Amélia de Oliveira e Castro Viana, Fronteiras de Névoa, de Edgard G. Alves, ao lado de Celso Guimarães, Newton da Matta e Neuza Tavares, ambas em 1960. Também participou das novelas Esposa Por Um Dia, e Amanhecer, ambas em 1963. No mesmo ano participou na emissora do Teatro Orniex, ao lado de vários colegas rádio-atores.

 

Neyda Rodrigues e José Américo em 1958

 

Em 1958 teve um romance com o rádio-ator José Américo, do qual foi noiva por algum tempo. Um tempo depois em 1962, teve um romance com outro radio-ator famoso, Domício Costa.

 

Nas décadas de 1960, 70 e 80, continuou trabalhando como rádio atriz, e conciliando com seu trabalho como dubladora.

 

Em 1987 participou do Rádio Teatro, Central de Polícia de Paulo Montenegro, em alguns episódios, como Mistério Sem Solução, entre outros.

 

No início dos anos de 1960 com a nova arte que havia chegado, a dublagem, Neyda acaba ingressando na profissão, e começa a trabalhar na Riosom. A partir daí começa a dublar em varias outras casas como Herbert Richers, Tecnisom, CineCastro, entre outras. Nos anos de 1970 entra para a Telecine, empresa na qual mais dublou nesse período em diante, também tendo nos anos de 1980 participado de dublagem na Vti.

 

Heatcher Thatcher em À Meia Luz

 
Sua voz macia e com boa postura sempre foi requisitada para dublar senhoras, e nos filmes em que dublou se destacou principalmente com esse tipo de personagem, como Lady Dalroy interpretada por Heather Thatcher em À Meia Luz, Sra. Barlow interpretada por Jessie Ralph em Capitão Blood, Sra. Mavis Pegler interpretada por Aline MacMahon em Cimarron, Sra. Baughmam interpretada por Minna Gombell em O Último Refúgio, entre outros.

 

Mamie Baldwin (Helen Kleeb) em Os Waltons


Em séries teve poucas participações, entre as quais dublou a personagem Mamie Baldwin interpretada por Helen Kleeb em Os Waltons, entre outros.

 

Blonda em Don Drácula

 

Nos desenhos animados acreditamos que mais tenha ficado conhecida, como a Mãe do Fred em Os Flintstones nos Anos Dourados, Ondina no longa-metragem da Disney O Caldeirão Mágico, Blonda em Don Drácula, a Narradora em Super Aventuras, entre outros.


Neyda veio a se afastar de dublagem por volta de final dos anos de 1980, começo de 1990.
 
Neyda já é falecida.

 
Trabalhos:

 
- Lady Dalroy (Heather Thatcher) em À Meia Luz
- Proprietária Islandesa (Edith Evanso) em Viagem Ao Centro da Terra
- Shirley (Shirley O'Hara) em Rocky - Um Lutador
- Margaret Foster (Peggy Pope) em Como Eliminar Seu Chefe
- Vera Radford (Julie Adams) em O Cavaleiro Romântico
- Sra. Mavis Pegler (Aline MacMahon) em Cimarron
- Sra. Baughmam (Minna Gombell) em O Último Refúgio
- Isabel McCarthy (Hattie McDaniel) em Mares da China
- Edna Hopper (Leila Bennett) em Fúria
- Sra. Barlow (Jessie Ralph) em Capitão Blood
- Isabelle de Valmorim (Elisabeth Risdon) em Scaramouche
- Médica (Arnie Moore) em Sexta-Feira 13 - Parte 4 - O Capítulo Final
- Sra. Irwin (Eve Smith) em Tudo Por Uma Esmeralda
- Sra. Bixby (Marjorie Wood) em Sete Noivas Para Sete Irmãos
- Srta. Webb (Geraldine Wall) em Tarde Demais Para Esquecer
- May Emmerich (Dorothy Three) em O Segredo das Jóias
- Sra. Higgins (Sara Allgood) em O Médico e o Monstro
- Madame Parole (Lea Penman) em Não Somos Anjos
- Mãe do Fred em Os Flintstones nos Anos Dourados
- Inglesa (Winifred Harris) em Casablanca
- Louise Soubirous (Anne Revere) em A Canção de Bernadette
- Mamie Baldwin (Helen Kleeb) em Os Waltons
- Orddu em O Caldeirão Mágico
- Blonda em Don Drácula
- Narradora em Super Aventuras

 

Fontes: Dublanet, Marcelo Almeida, Hemeroteca Digital, Revista do Rádio.