Dubladores

Older Cazarré


Arquivo de Som:

 
Jaiminho (Raul Padilla) em Chaves


 
Biografia:

 
Older Cazarré foi um dublador Paulistano e Carioca.

Older Berard Cazarré nasceu em 15 de Janeiro de 1935 em Pelotas, Rio Grande do Sul.
 
Filho dos também atores Darcy Cazarré e Dea Selva, Older Cazarré, mudou-se ainda criança com a família para o Rio de Janeiro. Como ator estreou bem cedo na Tv, na década de 1950, na Tv Tupi. Lá fez as novelas Hospital, Na Idade do Lobo, O Conde Zebra, O Machão, O Sheik de Ipanema, Vila do Arco, Canção para Isabel, Cinderela 77 e O Julgamento.
 
No Cinema começou em 1956, fazendo 3 filmes no mesmo ano, Com Água na Boca, Sai de Baixo e Samba na Vila. Na Rede Globo entrou em 1979, aonde fez as novelas Feijão Maravilha, O Amor é Nosso, Ti Ti Ti, O Direito de Amar e Fera Radical.
 
Em 1982 fez a novela Pic Nic Classe C na Tv Cultura.
 
No mesmo ano fez o filme Os Paspalhões em Pinóquio 2000. Em 1986 fez ao lado dos Trapalhões o filme Os Trapalhões e o Rei do Futebol.
 
Na dublagem entrou em 1957, no início da dublagem no Brasil, na Gravason.
 
Lá foi o responsável por trazer novos talentos para a dublagem, alem da direção principal das séries na empresa. Junto de Waldyr Guedes, Roberto Barreiros, Lima Duarte e Gastão Renné, Older Cazarré eternizou clássicos de Hanna Barbera com sua voz. Foi a voz do esperto urso Zé Colméia nos episódios dentro do Show do Dom Pixote, e foi a segunda voz do Urso em Zé Colméia Show, também foi a voz de Dom Pixote em o Show do Dom Pixote criando o famoso bordão "Ó Querida, Ó Querida, Ó Querida Clementina", o qual sempre cantava essa música, em Os Flintstones fazia os sons do pequeno Bam-Bam, Em Manda Chuva fazia o resmunguento Gênio, que sempre dizia "Ó Céus, Ó Vida, Ó Azar", fazia a voz do pequeno ratinho Plic em Plic, Ploc e Chuvisco, sempre atormentando o gato Chuvisco junto com seu irmão Ploc, em Os Jetsons foi a primeira e mais constante voz do simpático zelador Henry Órbita, foi a voz do ratinho Chuvisco em Bacamarte e Chumbinho, foi a segunda voz de Blau-Blau, eterno companheiro de Richochete em Ricochete e Blau-Blau, foi o incrível Homem Fluído em Os Impossíveis, foi o culto lobo francês Loop Le Beau que sempre se dava mal, entre muitos outros.
 
Older dublava filmes e séries, mas sua veia artística eram os desenhos animados, por conta da voz característica que tinha. Um dos únicos personagens de séries que dublou, e que também ganhou fama, foi o simpático carteiro Jaiminho interpretado pelo saudoso Raul Padilla em Chaves.

 

Na dublagem sempre trabalhou ao lado de seu irmão Olney Cazarré, tanto em São Paulo quanto no Rio. Older dublou em São Paulo constantemente nos anos de 1960, transferindo-se para o Rio nos anos de 1970, retornando para São Paulo em outras ocasiões para participar de algumas dublagens. No Rio dublou muito na Herbert Richers, e em São Paulo alem da Aic, também atuou na Bks e no Núcleo de Dublagem da Tvs, mais especificamente na Maga.
 
Em 26 de Fevereiro de 1992, veio a falecer precocemente por decorrência de uma bala perdida que o atingiu em sua cama na hora que estava deitado em seu apartamento em Copacabana. Foi uma morte que revoltou muito seus colegas, que no velório mostravam claramente a revolta da indignação pela extrema violência que o Rio de Janeiro estava vivendo. Suspeitam-se que a causa da morte pode não ter sido meramente acidente, mas nada comprovado.
 
Older Cazarré escreveu uma historia de sucesso, principalmente na dublagem, aonde também era respeitado, e suas sementes de profissionalismo e de trabalho germinam até hoje, mostrando a importante da passagem que esse profissional teve na dublagem brasileira.

 
Trabalhos:

 
- Zé Colméia em Zé Colméia no Show do Dom Pixote (Primeira Dublagem) e (segunda voz) em Zé Colméia Show (Primeira Dublagem)
- Dom Pixote em O Show Dom Pixote (Primeira Dublagem)
- Bam-Bam e Senhor Pedregulho (em dois episódios) em Os Flintstones
- Gênio em Manda Chuva
- Henry Órbita (primeira voz) em Os Jetsons (Anos de 1960)
- Plic em Plic, Ploc & Chuvisco
- Chumbinho em Bacamarte e Chumbinho
- Blau-Blau (segunda voz) em Coelho Ricochete e Blau-Blau
- Rei em Mosquito, Mosquete e Moscado
- Homem-Fluído em Os Impossíveis
- Loop Le Beau (primeira voz) em Loop Le Beau
- Prof. Gizmo em Jambo & Ruivão (Primeira Dublagem)
- o pai da Célia e da Betty em A Coisa
- Jaiminho (Raul Padilla) em Chaves
- Zorak em Space Ghost (Anos 60)
- Senhor Peebles (primeira voz) em Maguila o Gorila
- Chacal em Thundercats
- Brilhante em Ursinhos Carinhosos
- Látego em She-Ra
- Multigarras em He-Man
- Thundercracker em Transformers (Desenho)
- Sam (Paolo Stoppa) em Era Uma Vez no Oeste
- Sheik Ali em Comandos Em Ação
- Doutor (Roberts Blossom) em Alcatraz - Fuga Impossível
- Birdie Steptoe (James Gleason) em Mensageiro do Diabo
- Faísca em Faísca e Fumaça e Amigos (Primeira Dublagem)
- General Sternwood (Charles Waldron) em À Beira do Abismo
- John Lovo "Johnny" (Osgood Perkins) em Scarface A Vergonha de Uma Nação
- Plic em Plic, Ploc e Chuvisco
- Rolf Manheim (Bo Brundin) em Meteoro
- Chick Young (Bud Abbott) em Abbott e Costello As Voltas Com Fantasmas
- Joe Turtle (Neil Fitzgerald) em Miragem
- Madigan (Jimmy Colin) em Anatomia de Um Crime
- Brookie Benny (Max "Slapsie Maxie" Rosenbloom) em Ou Vai Ou Racha