Dubladores

Paulo Pereira


Arquivo de Som:

 
Jamesy MacArdle (Wallace Beery) em Mares da China


 
Biografia:

 
Paulo Pereira foi um dublador Carioca.
 
Paulo Pereira nasceu em 1915. Começou a carreira como radioator.
 
Passou pela Rádio Nacional do Rio na década de 1950. Entre seus inúmeros trabalhos em rádio está a obra a Paixão de Cristo feita em 1959 na Rádio Nacional, aonde Paulo fez algumas participações, entre outros.
 
Na dublagem começou no início dos anos de 1960 no Rio, passando por empresas como Riosom e CineCastro. Pouco tempo mais tarde foi para São Paulo trabalhar na Rádio Bandeirantes, aonde também acabou indo trabalhar na Gravason e na Ibrasom, tendo pego o primeiro ano de Aic - São Paulo, tendo retornado pro Rio por volta de 1963.

 

Após esse período, seguiu carreira na dublagem no Rio por mais de 20 anos, em empresas como Tv Cinesom, Televox, e Herbert Richers, alem das já citadas anteriormente. Mas foi na CineCastro que Paulo fez carreira, era uma das empresas aonde era mais atuante, empresa essa que era a principal via de atores oriundos do rádio para dublagem, principalmente da Rádio Nacional, talvez por esse fator a preferência de Paulo e de outros rádioatores com a emissora.
 
Entre seus trabalhos estão a segunda e mais constante voz do Duque Duralumínio nas dublagens da CineCastro e Televox do desenho A Princesa e o Cavaleiro, Don Alejandro de La Vega interpretado por George J. Lewis na segunda dublagem da série Zorro, feita nos anos de 1970, e que foi redublada novamente nos anos de 1990, Joe interpretado por Dub Taylor no filme Um Homem Chamado Cavalo, Brutus nas dublagens realizadas na CineCastro nos anos de 1960 de Popeye, o mesmo foi redublado em 1966 na Herbert Richers, entre outros.
 
Paulo Pereira afastou-se da dublagem no final dos anos de 1980. Ele já é falecido.

 

Participou de O Teatro do Outro Mundo na Rádio Record em 1953.

 

Faleceu em 1987.

 
Trabalhos:

 
- Duque Duralumínio (segunda voz) em A Princesa e o Cavaleiro
- Joe (Dub Taylor) em Um Homem Chamado Cavalo
- Brutus em Popeye (CineCastro)
- Don Alejandro de La Vega (George J. Lewis) em Zorro (Segunda Dublagem)

- Jamesy MacArdle (Wallace Beery) em Mares da China

- Pops (primeira voz) em Speed Racer (Primeira Dublagem)

- Humphrey Bogart em A Condessa Descalça (Primeira Dublagem), Casablanca (Primeira Dublagem), Conflitos da Alma, Paixões em Fúria (Primeira Dublagem) e Passagem Para Marselha

- Detetive Malone (Elliot Reid) em Os Homens Preferem As Loiras

- John Fain (Richard Boone) em Jake Grandão

- Chad Harmon (Dean Jagger) em A Irmandade do Sino

- John Hay (John Huston) em O Vento e o Leão