Dubladores

Rebello Neto


Arquivo de Som:

 
Sr. Spock (Leonard Nimoy) em Jornada nas Estrelas


 
Biografia:

 
Rebello Neto foi um dublador Paulistano.
 
Manoel Bittencouty Rebello Neto nasceu no dia 18 de Maio de 1938, em São Paulo, Capital. Começou a carreira como locutor de rádio, tendo trabalhado em rádios como 9 de Julho, Bandeirantes, entre outras. Também exerceu no rádio outras funções como produtor e rádioator. Na Tv participou da sub-estação da Tv Paulista criada na cidade de Santos e fundada por seu pai Rebello Junior.

Na dublagem começou por volta de 1966 na lendária Aic São Paulo. Lá sempre teve personagens pequenos, participações em séries, até que surgiu seu primeiro personagem fixo, o Senhor Spock, interpretado por Leonard Nimoy, tendo o dublado na primeira e segunda temporadas da série, sendo substituído por Turíbio Ruiz.
 
Na mesma época que conseguiu o personagem Spock, conseguiu outro fixo que o marcaria mais ainda, Professor Robinson, interpretado por Guy Williams, substituindo Astrogildo Filho que estava doente, a partir do episódio 12 da segunda temporada até a terceira e última temporada da série.
 
Rebello Neto permaneceu na Aic até início dos anos de 1970, se afastado da dublagem desde então. Após isso mudou-se para Curitiba, Paraná, e no ano de 1985 apareceu no programa Fantástico como o primeiro cardíaco a fazer o transplante de um coração de plástico, transplante esse feito por decorrência do quadro clinico grave do dublador, mas infelizmente não foi bem sucedido, e Rebello veio a falecer alguns dias depois, no dia 8 de Junho, aos 47 anos de idade.
 
Esse foi mais um excelente profissional da dublagem que passou e marcou seu trabalho e sua voz na história do país.

 
Trabalhos:

 
- Sr. Spock (Leonard Nimoy) (primeira voz) em Jornada nas Estrelas
- Professor Robinson (Guy Williams) (segunda voz) em Perdidos no Espaço
- Jack Burden (John Ireland) em A Grande Ilusão
- Murtrah (Michael Ansara) em Terra de Gigantes