Dubladores

Roberto Nóvoa


Arquivo de Som:

 
Shinnok (Raynor Scheine) em Mortal Kombat: A Aniquilação


 
Biografia:

 
Ricardo Nóvoa foi um dublador Paulistano.

 

Ricardo Nóvoa começou a carreira como ator.

 

Renam Alves, Odair Marzano, Paulo Gramont e Ricardo Nóvoa em Roteiro de Duas Horas em 1958

 

Ricardo começou a carreira no Rádio, passou entre outras pela Rádio Nacional de São Paulo, aonde foi rádioator e atuou em programas como Roteiro das Duas Horas em 1958 dirigido por Edmundo de Souza, e que ia ao ar das 14 às 18 horas, além de também ser produtor, tendo produzido ao lado de Fausto Canova o intitulado Cine-Melodia em 1960.

Na televisão começou na década de 1950 na Tv Paulista aonde participava em novelas como Ubirajara, o Homem Flecha, em 1961 ao lado de Maximira Figueiredo, O Ébrio em 1965, ao lado de ao lado de Xandó Batista, Rubens Campos, Márcia Cardeal e Osmano Cardoso, entre outros, e teledramas, entre eles Salomé em 1963, ao lado de Líria Marçal. Também foi assistente de programação na emissora.

 

Atores em Águia de Fogo em 1967

 

Em 1967 participou do seriado de Ary Fernandes, Águia de Fogo ao lado de Roberto Bolant, Edison Pereira, Dirceu Conte, Augusto Machado de Campos e do próprio Ary Fernandes. Em 1969 participou do filme de mesma história e de mesmo diretor, Águias em Patrulha, ao lado de Dirceu Conte, Jofre Soares e do próprio Ary Fernandes.

 

Sentinelas do Espaço em 1969

 

Também em 1969 participou do filme Sentinelas do Espaço, de Ary Fernandes, ao lado dos colegas da série Águia de Fogo, Roberto Bolant, Dirceu Conte, Edson Pereira e Ary Fernandes.

 

Em 7 de Novembro de 1980 foi exibido na Tv Cultura o terceiro episódio do especial História da Televisão no Brasil - Tv 30 Anos, aonde se falava da Tv Paulista. Para a construção do episódio obteve-se depoimentos de vários ex-funcionários da empresa, como Carlos Alberto de Nóbrega, Hebe Camargo, Regina Macedo, Luiz Pini, Cláudio Petraglia, Walter Clark e Ricardo Nóvoa.

 

Ricardo Nóvoa também foi vereador por Cotia.

Na dublagem entrou no início dos anos de 1960 na Ibrasom como dublador e diretor de dublagem. Depois quando a mesma se agregou à Aic, começou a trabalhar no estúdio, e logo em seguida partiu para o estúdio Álamo, aonde seguiu longa carreira como dublador, narrador e diretor de dublagem. Também trabalhou na Clone como dublador e diretor de dublagem.

 

James Caan em Queima de Arquivo


Entre seus trabalhos em dublagem estão principalmente os filmes como Senhor Hammerman interpretado por Rod Steiger em Sequestro Por Engano, Wyly King interpretado por Robert Duvall em O Poder do Amor, Magnus Martel interpretado por Terence Stamp em A Revelação, Doutor Arthur Neuman interpretado por Ben Stein em O Máskara (Dvd), Noah Banes interpretado por Frank Langella em Junior, U.s. Marshal Robert Deguerin interpretado por James Caan em Queima de Arquivo, Shinnok interpretado por Raynor Scheine em Mortal Kombat: A Aniquilação, Donald Gennaro interpretado por Martin Ferrero em Jurrasic Park - O Parque dos Dinossauros, alem do ator Yehuda Efroni em Braddock 3 - O Resgate e Guerreiro Americano 3.

 

General Jack em Kamen Rider Black Rx


Em série japonês fez muitas pontas e personagens fixos como General Jark interpretado por Toshimichi Takahashi em Kamen Rider Black Rx, Danker dublado originalmente por Hirokazu Shoji em Black Kamen Rider, Deslock interpretado por Shozo Izuka em Guerreiro Dimensional Spielvan, entre outros.

 

Cornelius em As Aventuras de Babar


Em desenhos foi a primeira voz do Vovô Lou em Os Anjinhos, Cornélius em As Aventuras de Babar, a primeira voz do Doutor Octopus a segunda voz de Jason Phillips / Duende Macabro em Homem Aranha, o Narrador em Doug, entre outros.
 
Como diretor, dirigiu entre tantas produções o filme O Santo Contra o Tigre na Ibrasom. Na Álamo dirigiu a série Anos Incríveis e a primeira dublagem do filme O Máskara, que também foi lançada em Dvd, entre tantos outros.
 
Ricardo Nóvoa se aposentou e foi morar em Cotia, área metropolitana de São Paulo.

 
Trabalhos:

 
- Vovô Lou (primeira voz) em Os Anjinhos
- Cornélius em As Aventuras de Babar
- Shinnok (Raynor Scheine) em Mortal Kombat: A Aniquilação
- U.s. Marshal Robert Deguerin (James Caan) em Queima de Arquivo
- Narrador em Doug
- Noah Banes (Frank Langella) em Junior
- Doutor Octopus (primeira voz) e Jason Phillips / Duende Macabro (segunda voz) em Homem Aranha (Desenho - Anos 90)
- Dr. Arthur Neuman (Ben Stein) em O Máskara (Dvd)
- Capitão Squash em O Fantástico Mundo de Bobby
- General Jark (Toshimichi Takahashi) em Kamen Rider Black Rx
- Danker (voz) (Hirokazu Shoji) em Black Kamen Rider
- Deslock (Shozo Izuka) em Guerreiro Dimensional Spielvan
- Magnus Martel (Terence Stamp) em A Revelação
- Major Anderson (Geoff Brewer) em Comando Delta 2 - Conexão Colômbia
- Yehuda Efroni em Braddock 3 - O Resgate e Guerreiro Americano 3
- Juiz Omar Noose (Patrick McGoohan) em Tempo de Matar (Primeira Dublagem)
- Caveira Vermelha / Tadzio de Santis (Scott Paulin) em Capitão America - O Filme
- Sr. Andrews (Rhys Williams) em Johnny Guitar
- Vovô Joe (Jack Albertson) em A Fantástica Fábrica de Chocolates (Terceira Dublagem)
- Comandante Eugene Matuzak (Bruce McGill) em Timecop - O Guardião do Tempo (Primeira Dublagem)
- Doutor em Akira
- Roy Bishop (Victor Argo) em O Rei de Nova York
- Wyly King (Robert Duvall) em O Poder do Amor
- Donald Gennaro (Martin Ferrero) em Jurrasic Park - O Parque dos Dinossauros
- Lambe-Botas em Tom e Jerry: O Filme (1992)
- U.s. Marshal Robert Deguerin (James Caan) em Queima de Arquivo (Primeira Dublagem)
- Sr. Hammerman (Rod Steiger) em Sequestro Por Engano
- Funekei Yoshida (Cary-Hiroyuki Tagawa) em O Massacre no Bairro Japonês

 

Fontes: Acervo Pessoal, Dublanet, Revista do Rádio, Jornal do Brasil, História do Cinema Brasileiro, Quem Dubla, Paulo Pacheco, Jorge Barcellos.