Dubladores

Ricardo Schnetzer


Arquivo de Som:

 
Steve Burns (Al Pacino) em Parceiros da Noite


 
Biografia:

 
Ricardo Schnetzer é um dublador Carioca.
 

Ricardo Schnetzer nasceu no dia 13 de Abril de 1953, na Cidade do Rio de Janeiro. Na adolescência cursou a faculdade de Jornalismo na Universidade Gama Filho, mas não exerceu a profissão. Na mesma época começou a fazer teatro, e estreou sua primeira peça ao lado do também dublador Élcio Romar, que também fazia sua primeira participação no teatro. Após isso, Ricardo chegou a fazer curso de teatro na Escola de Teatro da Fefieg em 1976.

 

Também no ano de 1976 estréia na peça Uma Propriedade Tradicionalmente Familiar, de Gilberto Augusto, ao lado de Luiza Barreto Leite, Ana Zelma, Catalina Bonaky, Gisleide Atanásio e Rosane Pinheiro.

 

Em 1977 estréia na peça A Morte de Danton, de Georg Buchner, tradução e adaptação de Christina Benkenderfer e Aderbal Júnior, e direção geral de Aderbal Júnior. No elenco Bete Mendes, Suzana Faini, Catarina Bonaky, Eliane Rogério, Elvira Rocha, Kátia Grumberg, Vanede Nobre, Aandré Valli, Gilson Moura, Edil Magliari, Edison Negueti, Fernando Mello da Costa, Gilles Werner, Hernani Schicker, Jorge Alberto, José Roberto Mendes, Marco Antônio Palmeira, Marcos de Assis, Paulo Barros, Roque Bittencourt, Sayão Sérgio Reis, Tô e Holegário de Holanda.

 

Em 1980 estréia no espetáculo Em Algum Lugar Fora Desse Mundo, de José Wilker, também dirigido por Aderbal Júnior ao lado dos atores Sadi Cabral, Catalina Bonacky e Maria Helena Imbachy.

 

Em 1981 atua ao lado de Miriam Muller, Richard Riguetti, Bia Montez, Suzane Abranches, Denise Assunção, André Rocha, Ataíde Coverde e Elísio José no musical Na Terra do Pau-Brasil Nem Tudo Caminha, Viu?, de Ari Fontoura, com direção do mesmo.

 

Na dublagem Ricardo entrou em 1975 com apenas 22 anos na Herbert Richers, casa em que Schnetzer fez carreira por décadas. No início as vozes de rapazes e jovens eram muito feitas por ele. Os anos de 1980 quase que inteiros até início de 1990 retratam bem isso em sua carreira, aonde ele eternizou diversos clássicos, e começava a ser escalado para atores que no futuro fariam sucesso com sua voz.

 

Estúdios da Herbert Richers, desde 1963

 

Alem disso Ricardo passou por todas as principais empresas de dublagem do Rio de Janeiro, como Audiocorp, Vti, Sérgio Moreno Filmes, Doublesound, Peri Filmes, Wan Macher, Telecine, entre outras.

 

Entre seus papeis conhecidos na dublagem nós temos primeiramente os atores em filmes, como Richard Gere em Uma Linda Mulher e Dança Comigo, Al Pacino em O Advogado do Diabo e Vítimas de Uma Paixão, Nicolas Cage em Cidade dos Anjos e O Senhor das Armas, Tom Cruise em Rain Man e Uma Entrevista Com o Vampiro, Patrick Swayze em Dirty Dancing - Ritmo Quente e Obrigada Por Tudo, Julie Newmar, Jackie Chan em Police Story - A Guerra das Drogas e Police Story 2 - Codinome Radical, Ray Liotta em Operação Dumbo, Jim Carrey em Ace Ventura - Um Detetive Diferente e Ace Ventura 2 - Um Maluco na África, Bill Paxton em O Poderoso Joe, Frank Sinatra em Alta Sociedade, John Schneider em 10.5 O Dia que a Terra Não Aguentou, Ataque dos Tubarões, entre muitos outros.

 

Al Pacino

 

Em séries também fez personagens de sucesso, como Jonathan Kent interpretado por John Schneider em Smallville - As Aventuras do Superboy, Sandford Cohen "Sandy" interpretado por Peter Gallagher em O.C. - Um Estranho no Paraíso, Iolaus interpretado por Michael Hurst em Hércules: A Lendária Jornada, entre outros.

 

John Schneider

 

Em desenhos marcou muitos personagens principalmente nos anos de 1980, como Dorin em Cavalo de Fogo, Alluro em Thundercats, Capitão Planeta em Capitão Planeta, Cosmos em Transformers, Doc, Cara de Barro em O Máskara, Hank em Caverna do Dragão, Jonah Hex em Batman - A Série Animada, entre outros.

 

Capitão Planeta

 

Em novelas fez principalmente o ator mexicano Fernando Colunga, em A Usurpadora, Abraça-Me Muito Forte, Amor Real, Esmeralda, Maria do Bairro e Marimar, entre outros.

 

Fernando Colunga

 

Ricardo também é diretor de dublagem, tendo começado nos anos de 1990 na Herbert Richers na qual ficou exercendo a profissão até meado dos anos 2000, e na Audiocorp, o qual exerce dos anos 2000 em diante.

 

Direção de Dublagem de X-Men - O Filme

 

Entre os seus trabalhos como diretor primeiramente temos as direções feitas na Herbert Richers. Em filmes dirigiu produções como Ciladas da Sorte, Tudo Pela Fama, Back To Back, Um Salão do Barulho 2, De-Lovely – Vidas e Amores de Cole Porter, Hercules, X-Men - O Filme, Terra de Sonhos, Ela É Demais, Spartacus (2004), Barrados No Shopping, entre outros. Também dirigiu as séries O Colégio do Buraco Negro, Brimstone e as primeiras temporadas de Friends, entre outros. Em desenho dirigiu Jay Jay, o Jatinho, e em novelas dirigiu Maria Belém, Luz Clarita, As Vias do Amor, a terceira direção de Camila, A Alma Não Tem Cor, No Limite da Paixão, entre outros.

 

Direção de Dublagem de Vovó... Zona 2

 

Na Audiocorp, dirigiu filmes como Emmanuelle, Uma Comédia Nada Romântica, Assombrações, Manda Ver: Tudo ou Nada, Uma Comédia Nada Romântica, Vovó... Zona 2, Eu Os Declaro Marido e... Larry, O Reino, Timecop - O Guardião do Tempo, Escorregando Para a Glória, Tudo Pela Fama, A Intérprete, Elizabeth: A Era de Ouro, Final Jeopardy, Plano de Vingança, Cruzada, King Kong (2005), Soldado Anônimo, Clepto, Mulher Nota 1000, Ruas sangrentas: O Acerto Final,  Uma Passagem Só de Ida, Motocross - A Aventura, entre outros.

 

Ricardo Schnetzer em A Mulher Invisível

 

Em 2011 foi convidado por Selton Mello para fazer uma participar na série A Mulher Invisível, fazendo o papel de um homem deixado no altar que beija a mulher invisível. Nessa mesma participação, também atuou ao lado do amigo e colega Élcio Romar, o mesmo com quem começou a carreira de teatro, e dividiu estúdio na dublagem.

 

Ricardo Schnetzer é mais um dos grandes nomes da dublagem do nosso país.

 
Trabalhos:

 
- Richard Gere em A Forca do Destino, A Ultima Profecia, Cotton Club, Dança Comigo, Desejos, Dr. T e as Mulheres, Gigolô Americano, Gritos de Revolta (Dvd), Justiça Cega, Infidelidade, Intersection - Uma Escolha, Não Estou Lá, Noites de Tormenta, O Chacal, O Vigarista do Ano (Primeira Dublagem), Outono Em Nova York, Uma Linda Mulher e Uma Renuncia

- Al Pacino em Contato de Risco, Dick Tracy, Frankie & Johnny, Scarface (Dvd), O Advogado do Diabo, O Informante, O Pagamento Final, O Poderoso Chefão - O Épico, O Poderoso Chefão 3, Parceiros na Noite, Treze Homens e Um Novo Segredo, Tudo Por Dinheiro, Um Domingo Qualquer e Vítimas de Uma Paixão

Nicolas Cage em A Lenda do Tesouro Perdido, A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos, Adaptação, Adeus à Inocência, As Torres Gêmeas, Atraídos Pelo Destino, Cidade dos Anjos (Tv), Con Air - A Rota da Fuga, Coração Selvagem, Despedida em Las Vegas, Encurralados no Paraíso, Feitiço da Lua, Lua-de-Mel à Três, O Aprendiz de Feiticeiro, O Selvagem da Motocicleta, O Senhor das Armas (Segunda Dublagem), Os Vigaristas, O Vidente e Um Homem de Família

- Tom Cruise em A Cor do Dinheiro, A Firma, Cocktail, Dias de Trovão, Encontro Explosivo, Entrevista Com o Vampiro, Questão de Honra, Magnólia, Minority Report - A Nova Lei, Missão Impossível 2 (Tv Paga), Nascido em 4 de Julho, Negocio Arriscado, O Ultimo Samurai, Rain Man, Trovão Tropical e  Um Sonho Distante

- John Cusack em A Justiça de Um Bravo, Alta Fidelidade, Alto Controle, Fora da Jogada, Identidade, Matador em Conflito, Neblina e Sombras, Procura-Se Um Amor Que Goste de Cachorros, Os Queridinhos da América e Viagem Clandestina

- Patrick Swayze em Amanhecer Violento, Donnie Darko (Tv), Dirty Dancing - Ritmo Quente, Marcados Pelo Ódio, Matador de Aluguel, Obrigada Por Tudo, Julie Newmar, Para Wong Foo e Veia de Campeão

- Kurt Russell em Assalto em Las Vegas - 3000 Milhas Para o Inferno, O Soldado do Futuro, Obsessão Fatal e Os Aventureiros do Bairro Proibido

- Jackie Chan em Police Story - A Guerra das Drogas, Police Story 2 - Codinome Radical, Dragões Para Sempre, Projeto China 2 - A Vingança, O Grande Lutador, O Mestre Invencível (Segunda Dublagem) e Thunderbolt - Ação Sobre Rodas

- Ray Liotta em Cop Land, O Mestre da Vida, O Segurança Fora de Controle e Operação Dumbo

- Jim Carrey em Ace Ventura - Um Detetive Diferente e Ace Ventura 2 - Um Maluco na África

-Bill Paxton em Limite Vertical, Mulher Nota 1000 - Dvd, O Poderoso Joe, Tombstone - A Justiça Esta Chegando e Twister

-Michael Wincott em Alien - A Ressurreição, Estranhos Prazeres (Globo), O Negociador, Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões e The Doors
-Daniel Day-Lewis em A Época da Inocência, Em Nome do Pai, Rebelião em Alto-Mar e O Ultimo dos Moicanos

- Treinador Thurman (Paul Ben-Victor) em Todo Mundo Odeia o Chris

- Beto em Shmoo, a Foca Fofa

- Bobby Maxwell (DeVeren Bookwalter) em Sem Medo da Morte

- Ricardo (Guillermo Capetillo) em Rosa Selvagem

- Guy de Gisborne (Michael Wincott) em Robin Hood - O Príncipe Dos Ladrões

- Tommy Turner (Wyatt Knight) em Porky's Contra-Ataca

- Frank Jackson (Bo Hopkins) em Os Implacáveis

- Peter Van Daan (Scott Jacoby) em O Diário de Anne Frank (1980)

- Fernando Colunga em A Usurpadora, Abraça-Me Muito Forte, Amor Real, Esmeralda, Maria do Bairro e Marimar

- Freddy Fernandez (Israel Juarbe) em Karatê Kid - A Hora da Verdade

- John Shooter (John Turturro) em Janela Secreta

- Hermes (Richard Styles) em Galáctica - Astronave de Combate

- Agente Phillip Broyles (Lance Reddick) em Fringe / Fronteiras

- Cabot (William Campbell) em A Fuga do Forte Bravo

- Gunther (James Michael Tyler) e Bobby Feliz (Vincent Ventresca) (1ª voz) em Friends

- Snake Eyes em Comandos Em Ação

- Lewis Abbott (Michael Strong) em Chaga de Fogo

- Dorin em Cavalo de Fogo

- Alluro em Thundercats
- Capitão Planeta em Capitão Planeta
- Cosmos em Transformers
- Doc, Cara de Barro em O Máskara
- Hank em Caverna do Dragão
- Jonah Hex em Batman - A Série Animada
- Slade em Jovens Titas

- Alberto Del Salto (Alejandro Tomassi) (segunda voz) em Carrossel

- Gowie (George Chandler) em Assim São Os Fortes

- Frank Sinatra em Alta Sociedade e Onze Homens e Um Segredo (1960)

- Eddie (Daniel Butler) em A Trilha do Bravo

- Matt Fielding (Doug Savant) em Melrose
- Jonathan Kent (John Schneider) em Smallville - As Aventuras do Superboy

- John Schneider em 10.5 O Dia que a Terra Não Aguentou, Ataque dos Tubarões e  Ela e Os Caras (Tv)
- Sandford Cohen "Sandy" (Peter Gallagher) em O.C. - Um Estranho no Paraíso

- Iolaus (Michael Hurst) em Hércules: A Lendária Jornada

- Deus Ares, Hades e Frank Bertinelli em Liga da Justiça Sem Limites
- Albafica de Peixes em Saint Seiya: The Lost Canvas
- Brak em Space Ghost de Costa a Costa
- Tetrax em Ben 10: Força Alienígena
- Vincent em Cowboy Bebop

 

Fontes: Dublanet, Acervo Pessoal, O Fluminense, Jornal do Brasil, Richardo Schnetzer e Álvaro Riveros.