Dubladores

Rodney Gomes


Arquivo de Som:

 
Iago em Aladdin e Os 40 Ladrões (Longa-Metragem)


 
Biografia:

 
Rodney Gomes foi um dublador Carioca.
 
Rodney Gomes nasceu no dia 3 de Agosto de 1936 em Sorocaba, São Paulo. Se mudou cedo com os pais para o Rio de Janeiro, ainda criança. Começou a carreira como ator aos 11 anos, no filme Pinguinho de Gente, convidado por Gilda de Abreu, no clube do Flamengo aonde frequentava. Com o sucesso, foi chamado no ano seguinte para participar do filme Obrigado Doutor, ao lado do ator Rodolfo Maia.

 

No ano seguinte, em 1949, fez teste para radioator na Radio Nacional com Isis de Oliveira, e entrou para o cast da rádio.

 

Rodney também fez teatro infantil e teatro de fantoches quando jovem.

 

Na televisão entrou em 1957, e passou por emissoras como Tv Rio, Tv Tupi, e posteriormente em São Paulo, pela Tv Excelsior. Na Tupi também foi contratado como rádioator e como escritor de novelas.

 

Na dublagem começou por volta de 1959 no Rio de Janeiro. Passou por empresas como CineCastro, Peri Filmes, Telecine, Herbert Richers, Sincrovídeo, Delart, entre muitas outras.

 

Seu primeiro personagem na dublagem foi Little Joe interpretado por Michael Landon na série Bonanza, no qual dublou no Rio as únicas 3 temporadas que para lá foram enviadas, e quando se mudou para São Paulo, trouxe consigo a série para a Aic, aonde dirigiu e continuou dublando seu personagem até o fim da série.
 
Na dublagem de São Paulo, Rodney chegou em 1967, passando apenas pelos estúdios da Aic. Lá alem de Bonanza fez também outro personagem consagrado em sua carreira, Robin, interpretado por Burt Ward na série Batman. Foi nela que Rodney criou o famoso bordão "Santo Sapato Batman", sempre acrescentando a palavra Santo no início da frase.
 
Em 1968, Rodney foi convidado para trabalhar na novela A Pequena Órfã na Tv Tupi no qual o próprio Rodney disse há uma entrevista que foi um fracasso, e desde então nunca mais trabalhou em Tv. Nessa época dublava em São Paulo e no Rio ao mesmo tempo, quando decidiu ficar de vez no Rio.
 
No Rio fez outros grandes personagens em uma carreira de mais de 30 anos, só em solo carioca. Podemos citar o ator Roddy McDowall que Rodney o dublou nos 3 filmes de Planeta dos Macacos, mais a série, fez algumas vezes o ator Peter Lorre.

Mas o que ele mais dublava eram produções infanto-juvenis, principalmente os desenhos. Nelas eternizou a voz do garoto Chuck em Shazzan, Greg em O Vale dos Dinossauros, foi a primeira e mais marcante voz de Robin em Super Amigos, novamente usando aquele bordão usado com Burt Ward na serie Batman, foi também a voz da Formiga Atômica usando a famosa frase "Lá Vai a Trionica, a Formiga Atômica", dublou muito para a Disney e teve seu personagem fixo nos filmes e na série de Aladdin, o papagaio abusado e falastrão Iago. Alem disso também fez brilhantemente nos anos de 1990 a voz do cachorro Dog de CatDog, e uma infinidade de outros personagens que ele fez ao longo de mais de 40 anos de dublagem.

 

Rodney também foi diretor de dublagem por mais de 40 anos, em empresas como Peri Filmes, Aic, Sincrovídeo, Herbert Richers e Delart.

 

Em suas direções estão produções como D2: Nós Somos Campeões, Vida de Artista e Blossom, dublados na Delart, M.a.s.h. e Dr. Kildare na Peri Filmes, Bonanza, Dr. Kildare e Batman na Aic, A Maquina do Tempo (Série), CatDog, a segunda dublagem de Speed Racer, e a segunda dublagem de Carangos e Motocas na Sicrovídeo. Entre outras.
 
Já nos últimos anos de vida Rodney teve glaucoma e com o tempo ficou cego de um olho, mas mesmo assim continuou dublando. Também tinha problema nos rins e fazia hemodiálises, alem de sofrer de diabete.
 
Foi internado e faleceu no dia 15 de Setembro de 2006, em Niterói, deixando um legado de belos trabalhos e uma intensa dedicação a dublagem que foi a sua maior paixão.

 
Trabalhos:

 
- Formiga Atômica em Formiga Atômica
- Tor (segunda voz) em O Poderoso Mightor
- Chuck (primeira voz) em Shazzan
- Robin (primeira voz) em Super-Amigos
- Robin em Batman (Dos Estúdios Filmation)
- Greg em O Vale dos Dinossauros
- Iago em Aladdin (Longa-Metragem), O Retorno de Jafar (Longa-Metragem), Aladdin e Os 40 Ladrões (Longa-Metragem), Os Vilões da Disney (Longa-Metragem), Aladdin (Série Animada) e O Point do Mickey
- Rocky Brita e Pedregulho em Os Flintstones Nos Anos Dourados
- Dog em CatDog

- Fagin em Oliver e Sua Turma (Longa-Metragem)

- Grifo em Hercules - Série Animada
- Tigre em Um Conto Americano: Fievel Vai Para o Oeste (Longa-Metragem)

- Mestre Yoda em Star Wars: Guerras Clônicas (Desenho - 2003)
- Abílio em Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (Longa-Metragem)

- Bartolomeo em As Peripécias do Ratinho Detetive (Longa-Metragem)

- Pedro e Lucas em A Pequena Sereia (Longa-Metragem)

- Jace em Space Ghost (Segunda Dublagem)

- Lord Sampson em Cavalo de Fogo

- Joseph Cartwright ''Little Joe'' (Michael Landon) em Bonanza

- Cameron Frye (Alan Ruck) em Curtindo a Vida Adoidado
- Emil Antonowsky (Paul McCrane) em Robocop - O Policial do Futuro

- Robin (Burt Ward) (primeira voz) em Batman (Série - 1966)

- Mestre Yoda (Frank Oz) (voz) em Star Wars Episodio I: A Ameaça Fantasma, Star Wars Episodio II: Ataque dos Clones, Star Wars Episodio III: A Vingança dos Sith
- Jack Tripper (segunda voz) em Um é Pouco - Dois é Bom - Três é Demais
- Romeu (Leonard Whiting) em Romeu & Julieta (1968)
- Bud Elder (Michael Anderson Jr.) em Os Filhos de Katie Elder
- Emil Antonowsky (Paul McCrane) em Robocop - O Policial do Futuro
- Jonathan (Doug McKeon) em A Primeira Transa de Jonathan
- Piloto (Carl Reindel) em Os Pára-Quedistas Estão Chegando
- Peter Lorre em Casablanca e O Falcão Maltês
- Freddie (Denis Green) em O Médico e o Monstro
- Franck Eggelhoffer (Martin Short) - O Pai da Noiva
- Roddy McDowall em A Fuga do Planeta dos Macacos, A Conquista do Planeta dos Macacos, A Batalha no Planeta dos Macacos e O Planeta do Macacos (Série)

- Lou Vagner em O Planeta dos Macacos (Filme - 1968), De Volta Ao Planeta dos Macacos
- Edward Simmons "Eddie" (Steve Guttenberg) em Quando os Jovens Se Tornam Adultos
- Rodney (Chris Rock) em Doutor Dolittle

 

Links Relacionados:

 

Entrevista com Rodney Gomes Para a Revista Tv Séries - 10/1999