Dubladores

Ronaldo Magalhães


Arquivo de Som:

 
Eufrazino em Pernalonga e Patolino


 
Biografia:

 
Ronaldo Magalhães foi um dublador Carioca.
 
Vasco Lino Magalhães nasceu em 28 de Maio de 1921 na cidade do Rio de Janeiro. Começou a carreira como rádioator no final da década de 1930 na Rádio Mauá.

 

Heloísa Mafalda, Zélia Guimarães e Ronaldo Magalhães em Pausa Para Meditação em 1951

 

Na década de 1940, ingressou na Tamoio, na qual fez longa carreira. Seu primeiro personagem de sucesso, foi no por volta de 1950/51, na novela A Quadra de Ases, de Péricles do Amaral, aonde contava também a história de Jaguar, o Terror dos Detetives, ao lado de Hélio Ribeiro, Edson Santana, Carlos de Azevedo, entre outros, e com direção de Dias Gomes. Lá interpretou o personagem Ling-Tung, com o qual se tornou nacionalmente conhecido, e também apelidado assim pelos colegas de rádio.

 

Em 1952, participa da novela, A Corrida da Morte, de Péricles do Amaral, ao lado de Hélio Ribeiro, Hilda Barros e Júlio Geraldo.

 

Em 1953, se tornar ensaia dor dos elencos de Aldo Madureira na Rádio Tamoio.

 

Por volta de 1953, ingressa na Rádio Tupi, aonde também fez longa carreira. No mesmo ano estréia no programa de Max Nunes, Uma Pulga na Camisola, ao lado de Zezé Macedo, Otávio França, Avalone Filho, Abel Pêra, entre outros.

 

Em 1954, Ronaldo interpretava o personagem Fraçois, um homem com problemas mentais que falava com Deus em voz alta, na rádio novela da Rádio Tamoio, As Duas Órfãs, de Alcides Viana, ao lado de Nair Amorim, Zezé Macedo, Dário Lourenço e Fernando Garcia. Seu personagem fez tanto sucesso, que os ouvintes escreveram à Alcides pedindo a volta do personagem, o qual foi atendido, e o mesmo retorna na rádio novela seguinte, O Jardineiro de Nossa Senhora, novela religiosa da emissora.

 

Em 1955, participou da série infantil No Reino da Bicharada, ao lado de Ioná Magalhães, Cordélia Santos e Roberto Carlos.

 

Ronaldo se deu tão bem com peças infantis, que no mesmo ano vai para o teatro na peça de Almeidoca e Pompeu Ângelo, Veja o Que Fez o Lobo Mau, ao lado dos colegas de rádio Zezé Macedo e Aliomar de Matos, além de Mário Alcoforada, e Almeidoca.

 

Também em 1955, atua na novela de Hélio Tys, A Encruzilhada, na Rádio Tupi, ao lado de Wilton Franco e grande elenco.

 

Zezé Macedo

 

Ronaldo Magalhães namorou a famosa atriz Zezé Macedo, de 1950 à 1956, tendo várias vindas e idas ao longo dos anos, retomando o namoro em 1960, e meses depois terminando definitivamente. Foi Ronaldo que deu chance a Zezé em 1950, quando a mesma já tinha tentado entrar no rádio e não conhecia. Na ocasião, Ronaldo atuava em uma novela do escritor Aldo Madureira, na Rádio Tamoio, e com a notabilidade do personagem que fazia na história, aproveitou e pediu a Aldo que cria-se um personagem e trouxe-se a secretária de Rodolfo Mayer do Departamento de Rádio-Teatro da emissora, que era Zezé Macedo, para atuar em sua produção. E desde então a atriz não largou mais a carreira.

 

Em 1957, atua na novela de Hélio Tys, A Vida Tumultuosa de Tenório Cavalcanti, na Rádio Tupi.

 

No final da década de 1950, ingressa na Rádio Tupi o filho de Ronaldo, chamado Mário Sérgio, nascido em 1948, filho do primeiro casamento de Ronaldo, e que alguns anos depois já desempenhava papeis grandes nas novelas da emissora.

 

Nota da Revista do Rádio de 1959

 

Em 1958, produziu o programa da Rádio Tupi, O Que Faria Você? Um programa de pequenos teatros, aonde eram contatos uma espécie de casos sem mistério, aonde participava ao lado do elenco base do rádio-teatro da emissora. A moral da história era sempre dada por Ronaldo, e em 1959 passou a ser dada por Júlio Louzada. Esse programa ficou mais de 1 ano no ar, e foi uma das grandes audiências da emissora.

 

Em 1959, estreou na novela Uma Flor Brota no Pântano, de Alves Teixeira, ao lado de Amélia Simone, Alcira Maria, Miguel Rosenberg e Mariú Lemar, na Rádio Tupi.

 

No mesmo ano, fica responsável pelo programa Pausa Para Meditação, que atua desde o início da emissora, pois Luís Quirino que cuidava do programa, se retira da Rádio Tamoio.

 

Também em 1959, estréia no programa Radar, o Homem do Espaço, ao lado de Osmiro Campos, Aldo Cesar, Dario Lourenço, Nelly Villanova, Radamés Celestino e Dandréa Neto, na Rádio Tupi.

 

No mesmo ano participa da novela O Espetáculo Continua na Rádio Tupi.

 

Ainda em 1959, estréia em mais 3 novelas da emissora, Vida de Minha Vida, de José Mesquita, ao lado de Norka Smith, Antônio Leite, Dario Lourenço, Luiza Nazaré, Alcina Maria do Campo, Osmiro Campos, Lolila Câmara e Ribeiro Santos, Vitória Trágica, de Antônio Leite, ao lado de Ribeiro Fortes, Radamés Celestino, Marilena Alves, Gualter de França, Osmiro Campos, Dario Lourenço, e o próprio Antônio Leite, e Uma Luz Dentro das Trevas, de José Mesquita, ao lado de Paulo Moreno, Nair Amorim, Gualter de França, Roberto Carlos, Radamés Celestino, Faria Veiga, Jomeri Pozzoli, Heitor Dias, Perci Monteiro e Gordurinha.

 

Em 1960, atua em outra novela de José Mesquita, chamada Rua da Solidão, ao lado de Nélio Pinheiro, Sílvia Maria, André Villon, Andréa Neto, Nelly Villanova, Paulo Moreno, Norma de Andrade, Hilda Machado e Heitor Dias.

 

Em 1964, Ronaldo atuou no programa da Rádio Tupi, 45º Distrito Policial, de Mário de Moraes, ao lado de Paulo Moreno, Jomeri Pozzoli, Elza Martins e Samuel Corrêa.

 

No decorrer da década de 1960, por conta ta televisão, e também por já não ser tão chamado por já ser um veterano do rádio, Ronaldo começa a atuar em todo o tipo de trabalho. Vendia peças femininas para seus colegas de rádio. Também foi Dj na Rádio Tupi. É nessa época que surge a dublagem.

 

Ronaldo ingressou na dublagem em meados dos anos de 1960, na CineCastro. Também na época atuava na Riosom e na Dublasom Guanabara. Com o fim da CineCastro em 1974, vai para a Herbert Richers, aonde atua por mais de 20 anos. Também trabalhou em outros estúdios, como Tcnisom, Telecine, Áudio News, entre outras.
 
Com uma voz envelhecida e forte, Ronaldo sempre dublou personagens rudes e senhores, alem dos desenhos pelo qual sua voz cabia muito bem.

 

Eufrazino


Entre seus personagens em desenhos animados temos o pistoleiro Eufrazino na dublagem da CineCastro de Looney Tunes, em Pernalonga e Patolino e Tiny Toons, Soundwave e Scavenger em Transformers - O Filme, Monstro da Outra Rua em Beetlejuice, Líder dos Marcianos Vegetais em Ducktales, Velho Índio no longa-metragem Pocahontas, Salomon Grunddy em Super Amigos, Zeus em Shazan, O Capitão Marvel, Anfíbio na versão dos anos de 1990 de X-Men, entre outros.
 

Duncan em Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões


Em filmes fez Kaeso interpretado por Everett Glass em Demétrius e Os Gladiadores, Reverendo J.d. Liddell interpretado por John Young em Carruagens de Fogo, Inspetor interpretado por Wei Lo em Shaolin Contra Os Filhos do Sol, Duncan interpretado por Walter Sparrow em Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões, Pete Maxwell interpretado por Paul Fix em Pat Garrett e Billy The Kid, Bamford interpretado por Anthony Quayle em Operação Crossbow, Ferguson interpretado por Antonio Gradoli em Sabata: O Homem Que Veio Para Matar, Senador Adams interpretado por Stacy Keach Sr. em Uma Linda Mulher, Cole Palito interpretado por MacIntyre Dixon em Popeye, entre outros.
 

Capitão Kiriyama em Ultraseven


Em séries fez o Capitão Ryu Ibuki interpretado por Jun Negami em O Regresso de Ultraman, Capitão Kiriyama interpretado por Shouji Nakayama em Ultraseven, Coronel Icebot interpretado por Michael Sorich em Vr Troopers.
 
Ronaldo veio a falecer por volta de 1999.

 
Trabalhos:

 
- Eufrazino em Looney Tunes (CineCastro), Pernalonga e Patolino e Tiny Toons
- Zeus em Shazan, O Capitão Marvel

- Salomon Grunddy em Super Amigos
- Anfíbio em X-Men (Desenho - Anos 1990)

- Soundwave e Scavenger em Transformers - O Filme
- Monstro da Outra Rua em Beetlejuice (Desenho)
- Líder dos Marcianos Vegetais em Ducktales
- Velho Índio em Pocahontas (Longa-Metragem)

- Dentucinho em O Ursinho Guloso (Longa-Metragem)
- Capitão Ryu Ibuki (Jun Negami) em O Regresso de Ultraman
- Capitão Kiriyama (Shouji Nakayama) em Ultraseven
- Coronel Icebot (Michael Sorich) em Vr Troopers
- Cole Palito (MacIntyre Dixon) em Popeye (Filme)
- Velho (Li Jen Ho) em Operação Dragão
- Sol Lanzetta "Knuckles" (Eduardo Ciannelli) em A Um Passo do Fim
- Conrad (Hans Christian Blech) em Batalha no Inferno
- T.v. Boss (Joe Bellan) em Uma Babá Quase Perfeita
- Senador Adams (Stacy Keach Sr.) em Uma Linda Mulher
- Fantasma de Beauregard em Scooby-Doo e os Irmãos Boo
- Ferguson (Antonio Gradoli) em Sabata: O Homem Que Veio Para Matar
- Duncan (Walter Sparrow) em Robin Hood - O Príncipe Dos Ladrões
- Pete Maxwell (Paul Fix) em Pat Garrett e Billy The Kid
- Bamford (Anthony Quayle) em Operação Crossbow
- Fritz, Maestro (Dick Winslow) em Funny Lady
- Lars Jorgensen (John Qualen) em Rastros de Ódio
- Padre Giacomo (Tullio Carminati) em O Espadacim de Siena
- Velho Padre (Hugo L. Stanger) em A Sétima Profecia
- Sr. Riggs (Ronald Adam) em Sob o Signo de Capricórnio
- Beekeeper (Chill Wills) em O Álamo
- Almirante Kimmel (Franchot Tone) em A Primeira Vitória
- Juiz Anson B. Flynn (Alexander Lockwood) em Intriga Internacional
- Afgar, avô de Walter (Finlay Currie) em A Rosa Negra
- Bispo (Montagu) em As Aventuras de Robin Hood
- Velho Billy (J.m Kerrigan) em 20.000 Léguas Submarinas
- Sostratos (Raf Baldassarre) em Hércules (Filme - 1983)
- Sol Beckworth (Jack Oakie) em Coração Selvagem
- O Sapateiro (Ian Wallace) em O Pequeno Polegar
- Louco Ralph (Walt Gorney) em Sexta-Feira 13
- Inspetor (Wei Lo) em Shaolin Contra Os Filhos do Sol
- Juiz (Gigi Ballista) em O Expresso da Meia-Noite
- Índio (Paul Fix) em Quatro Confissões
- Reverendo J.d. Liddell (John Young) em Carruagens de Fogo
- Pepper Boyd (Richard Collier) em Christine - O Carro Assassino
- Emil (John Gabriel) em Desejo de Matar 3
- Andrews (Jack Kruschen) em Amigo e Algoz
- Dawson (Morris Ankrum) em Último Apache
- Representante da Arquidiocese #1 (Warren Frost) em Mudança de Hábito 2 - Mais Loucuras no Convento
- Tio Henry (Charley Grapewin) em O Mágico de Oz (Primeira Dublagem)
- Sr. Lang (Leib Lensky) em O Silêncio dos Inocentes
- Turista Americano (Mike Emery) em Perigo Mortal (Primeira Dublagem)
- Sr. Andrews (John Neville) em Ninguem Segura Esse Bebê
- Kaeso (Everett Glass) em Demétrius e Os Gladiadores

 

Fontes: Acervo Pessoal, Dublanet, Revista do Rádio, A Scena Muda, Última Hora, Diário da Noite, Wikipédia, Yosemite Sam Quotes, Tokusatsu Exibidos no Brasil, Aveleyman.