Dubladores

Silvio Navas


Arquivo de Som:

 
Gerald O'Hara (Thomas Mitchell) em ...E O Vento Levou


 
Biografia:

 
Silvio Navas foi um dublador Paulistano e Carioca.
 
Silvio Benedito Guimarães Navas nasceu em 15 de Março de 1942 em Santos, São Paulo. Começou a carreira na TV Excelsior. Também fez cinema, estreou no filme 2000 Anos de Confusão em 1969. Depois fez o filme Os Maridos Traem... e As Mulheres Subtraem em 1970, um filme do gênero Pornochanchada, trabalhando ao lado de Ney Latorraca que estava estreando pela primeira vez no Cinema.

 

Audácia em 1970

 

Alem desses filmes, também trabalhou em Audácia, também em 1970, novamente ao lado de Ney Latorraca, de José Mojica Marins, entre outros.

 

Silvio Navas em O Induto

 

Em 2014, participou do filme O Indulto, ao lado dos dubladores Romeu D'Ângelo, Phillipe Maia e Ricardo Schnetzer, interpretando um Juiz.
 
Sílvio também era compositor, faz parte da Sicam, Sociedade Independente dos Compositores e Autores Musicais. Ele compôs a música Aleluia para o filme em que trabalhou em 1970, Os Maridos Traem e As Mulheres Subtraem, com parceria na letra de David Cardoso.

 

Nota do Diário da Noite de 1970

 

Silvio também fez teatro. Participou de muitas peças infantis ao lado do amigo Older Cazarré. Entre elas está O Gato de Botas, estreada no Teatro Veredas em 21 de Fevereiro de 1970, com direção de Older Cazarré, e ao lado de Gilberto Baroli, Aliomar de Matos, Older Cazarré, Maralise Tartarine e Célia Paula.

 

Também atuou em uma peça que conta a história de Lamartine Babo ao lado de Older Cazarré, se apresentando em um antigo bar paulistano chamado Captains Bar, e em outros locais pelo estado de São Paulo.

 

Silvio também atuou em comerciais de televisão. Entre eles comerciais da Eletroradiobraz, e Cigarros Winston. Em comerciais para o rádio, fez entre outros para a Proplastik, em Santos.

Na dublagem, Silvio Navas entrou em 1963 à convite de Older Cazarré, na Aic São Paulo. Na empresa participou de alguns desenhos, como Os Flintstones, mas sua atuação começou a ser mais forte no final dos anos de 1960 com o fim da Excelsior. Nessa época participou de várias séries da empresa, como Viagem Ao Fundo do Mar, a Feiticeira, O Besouro Verde, entre outros. No início dos anos de 1970, foi trabalhar como diretor de dublagem na CineCastro paulistana.

 

Silvio Navas Nos Anos de 1980

 

Dublou em São Paulo até 1977, quando mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar na Herbert Richers. Também entrou para a Tecnisom, Telecine, Vti e Delart, e nos anos de 1990 entrou para a Cinevídeo. Ficou 21 anos no Rio, tendo voltado em 1998 para São Paulo, aonde continuou carreira na dublagem até por volta de meados dos anos de 2000, trabalhando principalmente na Álamo e Dublavídeo. Nos anos 2000, mudou-se para em Santos, litoral paulista. Na mesma época também dirigia um curso de dublagem na cidade.
 

Mum-Ra em Thundercats


Silvio sempre dublou de tudo, mas sua voz sempre caiu bem para desenhos, como o Esquilo Secreto em Esquilo Sem Grilo, o vilão Darkseid em Os Super Amigos, foi a segunda voz do comer de hambúrgueres Dudu em Popeye, nas dublagens realizados do mesmo nos anos de 1970 e 1980, também foi o conhecido violão Mumm-ra em Thundercats, um de seus personagens mais conhecidos até os dias de hoje, em Os Smurfs fez a voz do Papai Smurf, do Vaidoso e do Fazendeiro, em Futurama substituiu Aldo César que havia falecido, no papel de Bender, foi a voz mais conhecida do Robô, no desenho dos anos de 1990 da Família Addams foi o Gómez, em Dragon Ball Z foi segunda voz do Pai da Chichi, o Rei Cutelo, também o fez na versão da Globo de Dragon Ball e no filme Dragon Ball Z - O Resgate de Gohan, entre muitos outros.

 

Joe Pesci em Esqueceram de Mim

 
Em filmes, Silvio Navas já dublou os mais diversos atores, como Joe Pesci em clássicos como Esqueceram de Mim, Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York e Meu Primo Vinny, o ator Kirk Douglas em Ambição Acima da Lei, Assim Estava Escrito, Homem Sem Rumo, Os Indomáveis - Draw e Sete Dias de Maio, Humphrey Bogart em Casablanca, Horas de Desespero, Não Somos Anjos (1955), O Falcão Maltês e Seu Último Refúgio, Marlon Brando em O Poderoso Chefão (Primeira Dublagem), Bandoleiros - O Último Tango em Paris, O Selvagem e Um Novato na Máfia, John Goodman em Os Flintstones - O Filme, As Aventuras de Rocky & Bullwinkle, De Que Planeta Você Veio, O Maioral e O Poder da Corrupção, Fred Astaire em Bonita Como Nunca, Ver, Gostar e Amar e Inferno na Torre, alem disso também já dublou Omar Shariff, Spancer Tracy, Eli Wallach, Charlie Chaplin, entre outros.

 

Darth Vader

 

Na trilogia Star Wars, foi a voz de Darth Vader que originalmente era feita por James Earl Jones nos filmes Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança (Vhs), Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca (Primeira Dublagem) e Star Wars - Episódio VI - O Retorno de Jedi (Primeira Dublagem).

 

Michael Landon em Os Pioneiros

 

Em séries foi a voz de Whizzer interpretado Paul Dooley na primeira dublagem de Alf - O Eteimoso, Marujo Patterson interpretado por Paul Trinka a partir da 3ª temporada de Viagem ao Fundo do Mar, Promotor Frank P. Scanlon interpretado por Walter Brooke em O Besouro Verde, a primeira voz de Charles Ingalls interpretado por Michael Landon em Os Pioneiros, Maurice Evans interpretando a si mesmo na 4ª temporada de A Feiticeira, Dr. Elias Huer interpretado por Tim O'Connor em Buck Rogers no Século XXV, Sr. John Walton (Ralph Waite) (terceira voz) em Os Waltons, Andrew Cooper interpretado por Dick Sargent em Daniel Boone, além de participações em séries como M.a.s.h., Magnum, entre outras.

 

Sargento Garcia

 

A última produções em que dublou foi em 2007 na Dublavídeo, a minissérie colombiana, Zorro: A Espada e a Rosa, dando voz ao Sargento Garcia interpretado por César Mora.

 

Silvio também era diretor de dublagem. Atou na Telecine, Peri Filmes, Herbert Richers, Cinevídeo e Dublavídeo nessa função. Na Herbert Richers, dividia a sala de diretor de dublagem com Ângela Bonatti e Telmo de Avelar, um dos melhores diretores da casa.

 

Direção de Dublagem de Robocop

 

Na Telecine, dirigiu entre outros a primeira dublagem do clássico filme Robocop.

 

Direção de Dublagem da 2ª Dublagem de Os Apuros de Penélope Charmosa

 

Na Cinevídeo fez diversas direções. Entre elas a direção da segunda dublagem do desenho Os Apuros de Penélope Charmosa, os filmes O Outro Lado da Nobreza, Pacific Blue (dividindo direção com Jorge Vasconcellos), entre outros.

 

Em sua vida pessoal, foi casado com a atriz e dubladora Lígia Rinelli nos anos de 1970, não durando mais de 2 anos o casamento. Por volta de final dos anos de 1980, começo de 1990, casa-se novamente, e cria o filho de sua cunhada como sendo seu. Após o falecimento de seu grande amigo Older Cazarré em 1992, Silvio se preocupou com a violência no Rio, e principalmente com o futuro de seu filho de criação, então muda-se algumas vezes de bairro, até em 1998 voltar a morar em Santos, litoral de São Paulo. De 1998, até meados dos anos de 2000, viajava sempre de Santos pra São Paulo para dublar, ficando muitas vezes 2, 3 dias em hotel na cidade por conta do trabalho. Após isso vai eventualmente pra São Paulo até mais ou menos o ano de 2007.

 

Silvio tem um sobrinho escritor de filmes, que ajudou entre outros a escrever o roteiro dos filmes Carandiru, e Cazuza: O Tempo Não Pára, entre outros.

 

Curso de Dublagem em 2013 Com Silvio Navas

 

Por volta de 2004, começou a ministrar um curso de dublagem em Santos, que também era levado pra outras partes do Brasil. Era um curso itinerante de dublagem. Interrompeu ele por algum tempo, mas retornou com ele em 2013.

 

Em 2012 sofreu um acidente, quebrou o fêmur e ficou muito tempo internado em um hospital do Sus esperando cirurgia, drama esse que foi acompanhado por seus seguidores nas redes sociais. Em final de 2014, foi diagnosticado com Mal de Alzheimer, no qual muito provavelmente o fez se afastar das redes sociais e se isolar em seu apartamento em Santos.

 

Por conta da má cirurgia realizada em Silvio em 2012, o mesmo teve que repetir a cirurgia em Julho de 2016. Silvio não conseguiu resistir a essa segunda cirurgia, e veio a falecer em 29 de Julho de 2016.
 
Silvio é considerado um dos maiores dubladores do Brasil, tendo sido por muitos anos chamado para dar palestras de dublagem em Santos e em São Paulo, para contar um pouco sobre sua historia na dublagem brasileira.

 
Trabalhos:

 
- Esquilo Secreto em O Esquilo Sem Grilo
- Narrador em Dinamite, o Bionicão
- Scooby-Dão em Scooby-Doo Show e que fazia parte de Os Assombrados em Ho-Ho-Límpicos (Primeira Dublagem)

- Fred Flintstone em Ho-Ho-Límpicos (Segunda Dublagem)
- Gómez Addams em Família Addams (Desenho - Anos de 1990)
- Darkseid e Vulcão Negro em Super Amigos

- Narrador e Todos Os Personagens em Família Barbapapa
- Dudu (segunda voz) em Popeye
- Spike e personagens secundários em Tom & Jerry (Primeira Dublagem)
- Mumm-ra em Thundercats

- Cat R. Waul em Um Conto Americano: Fievel Vai Para o Oeste (Longa-Metragem)
- Rei Cutelo (segunda voz) e Rei Cold (segunda voz) em Dragon Ball Z
- Rei Cutelo em Dragon Ball (Globo) e Dragon B
all Z - O Resgate de Gohan
- Son Gohan em Dragon Ball (Globo)
- Papai Smurf, Vaidoso e Fazendeiro em Os Smurfs
- Bender (segunda voz) em Futurama
- Chefe em Teamo Supremo
- Imperador Geldon em O Pirata do Espaço
- Monstro Estelar em Silverhawks

- Morcegão em As Peripécias do Ratinho Detetive

- Cat R. Waul em Um Conto Americano: Fievel Vai Para o Oeste
- Rato em O Natal do Mickey Mouse
- Coruja em Bernardo e Bianca
- Percival C. McLeach em Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus

- Deslock em Patrulha Estelar
- Cy-Kill em Gobots

- Trailbreaker (primeira voz) em Transformers

- Coletor de Doações em O Conto de Natal do Mickey
- Gripper em Rambo (Desenho)

- Ketchum, o Crocodilo em A Nossa Turma

- Chefe em Disque M Para Macaco em O Laboratório de Dexter
- Zazu (primeira voz) em Timão e Pumba (Série Animada)

- Multi-Faces e Granamyr em He-Man

- Dijon em Ducktales: O Tesouro da Lâmpada Perdida (Filme)

- Barney Bear em Biblioteca de Desenhos Animados (Mgm)

- Whizzer (Paul Dooley) em Alf - O Eteimoso (Primeira Dublagem)

- Marujo Patterson (Paul Trinka) em Viagem ao Fundo do Mar (3ª e 4ª Temporadas)

- Promotor Frank P. Scanlon (Walter Brooke) em O Besouro Verde

- Charles Ingalls (primeira voz) (Michael Landon) em Os Pioneiros
- Maurice Evans (Maurice Evans) em A Feiticeira (4ª Temporada)
- Tim O'Connor (Dr. Elias Huer) em Buck Rogers no Século XXV
- Sr. John Walton (Ralph Waite) (terceira voz) em Os Waltons
- Andrew Cooper (Dick Sargent) em Daniel Boone
- Darth Vader (James Earl Jones) em Star Wars - Episódio IV - Uma Nova Esperança (Vhs), Star Wars - Episódio V - O Império Contra-Ataca (Primeira Dublagem) e Star Wars - Episódio VI - O Retorno de Jedi (Primeira Dublagem)

- Ernest Borgnine em Adeus a Inocência (1979), Crime e Paixão, Demétrius e Os Gladiadores, Fuga de Nova York, Meu Ódio Será Sua Herança e Missão Resgate

- Walter Matthau em A Justiça Fala Mais Alto, Linhas Cruzadas, O Espião Trapalhão, O Homem Que Burlou a Máfia, Piratas, e Um Estranho Casal

- John Goodman em Os Flinstones - O Filme, As Aventuras de Rocky & Bullwinkle, De Que Planeta Você Veio, O Maioral e O Poder da Corrupção
- Kirk Douglas em Ambição Acima da Lei, Assim Estava Escrito, Homem Sem Rumo, Os Indomáveis - Draw e Sete Dias de Maio

- Humphrey Bogart em Casablanca, Horas de Desespero, Não Somos Anjos (1955), O Falcão Maltês e Seu Último Refúgio

- Gene Wilder em A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) (Primeira Dublagem) e Alice no País das Maravilhas (1999)

- Anthony Quinn em A Vigésima Quinta Hora, As Sandálias do Pescador, Os Canhões de San Sebastia, e Zorba - O Grego

- Charles Bronson em Assassinato Nos Estados Unidos, O Telefone, O Lobo do Mar, O Vingador (1986), e Pancho Villa

- Marlon Brando em O Poderoso Chefão, Bandoleiros - O Último Tango em Paris, O Selvagem e Um Novato na Máfia

- Jack Lemmon em Aeroporto 77 (Primeira Dublagem), O Inquilino do 25° Andar, e Síndrome da China

- Joe Pesci em Esqueceram de Mim, Esqueceram de Mim 2 - Perdido em Nova York e Meu Primo Vinny

- Charlie Chaplin em O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Monsieur Verdeaux e Um Rei em Nova York

- Fred Astaire em Bonita Como Nunca, Desfile de Páscoa, Inferno na Torre, e Ver, Gostar e Amar

- Edward G. Robinson em A Cidade dos Desiludidos,  No Mundo de 2020, e Os Dez Mandamentos
- Spancer Tracy em Fruto Proibido, Marujo Intrépido e O Médico e o Monstro

- Peter Sellers em A Pantera Cor-de-Rosa (1963) e O Prisioneiro de Zenda

- Hoyt Axton (Randall Peltzer) em Gremlins
- Ash (Iam Holm) em Alien - O Oitavo Passageiro

- Agente Cedric (Omar Sharif) em Top Secret - Superconfidencial
- Leon B. Little (Eli Wallach) em Os Últimos Durões
- Fred Astaire em Bonita Como Nunca, Ver, Gostar e Amar e Inferno na Torre
- Detetive Krim (Vicent Gardenia) em O Céu Pode Esperar (1978)
- Gerald O'Hara (Thomas Mitchell) em ...E O Vento Levou

- Dudu (Paul Dooley) em Popeye - O Filme

- Ben Luckett (Wilford Brimley) em Cocoon
- Edwin Stewart (Robert Duvall) em Caçada Humana

- Sargento Garcia (César Mora) em Zorro: A Espada e a Rosa


Links Relacionados:


Entrevista Com Silvio Navas Para a Revista Animação - 1995

 

Fontes: Acervo Pessoal, Silvio Navas, Dublanet, Revista Animação, História da Dublagem, O Mundo da Dublagem, Erika Alves, Adoro Cinema, Diário de Notícias, Robson Sanches, Universo Aic, Cadê Bebê, Thundercats.Rubberslug, Think Geek, Imdb, Network54, What Ever Happened To…, Cinema em Cena, Dublagem Brasil, Lucky 13, S&S Dvd's.