Dubladores

Siomara Nagy


Arquivo de Som:

 
Fran (Karen Black) em Trama Macabra


 
Biografia:

 
Siomara Nagy foi uma dublador Paulistana e Carioca.
 
Siomara Nagy, ou Siomara Nagi começou a carreira como atriz no teatro.

 

Nota sobre a peça O Cunhado do Ex-Presidente, no jornal Diário da Noite de 1964

 

Entre as peças que encenou, esta O Cunhado do Ex-Presidente em 1964, de Aurimar Rocha, com produção e direção de Fernando D'Ávila, com o elenco de Augusto César, Maurício Loiola, Antônio D'Angelo, Gina Bianchi, Juju, La Rana, Adolfo Machado, Marli Cabral, Marlene Gonçalves e Melinda Blum. A peça estreou em final de Agosto, em São Paulo.

 

Na Tv, iniciou a carreira em 1960, no Tv de Comédia, fazendo pequenos curtas de comédia, e no Tv de Vanguarda, fazendo pequenos teledramas, ambos na Tv Tupi, em São Paulo.

 

Siomara Nagy nos créditos da novela A Justiça de Deus, de 1983

 

Em 1983, atuou na novela A Justiça de Deus, na Tvs (Sbt). A trama foi baseada no original de Marissa Garrido, sendo escrita por Crayton Sarzy e Amilton Monteiro, e dirigida por Antonino Seabra.

 

Siomara Nagy e Maria Luiza Castelli

 

Na novela, Siomara dividiu elenco como Ana Rosa Coutinho, Thaís de Andrade, Fausto Rocha, Annamaria Dias, Maria Luiza Castelli, Paulo Castelli, Roberto Scudero, Suzy Camacho, Myriam Mehler, entre outros. Na novela, Siomara faz a empregada doméstica de Beatriz (Maria Luiza Castelli).
 
Na dublagem ingressou por volta de 1965 na Aic ao intermédio do marido, o diretor, tradutor e dublador Neville George. Neville e Siomara partem para o Rio por volta de 1967, aonde trabalham na Tv Cinesom. Na empresa, dublou entre outras produções na série Batman. Alguns anos depois eles se pararam e ela retorna a São Paulo.

 

Ela retorna à Aic, e também vai trabalhar na Odil Fono Brasil. Por volta de 1973, da voz a um dos bonecos do filme brasileira, Regina e o Dragão de Ouro, filme dublado na Aic.

 

Siomara Nagy creditada na produção Luluzinha dublada na Tvs, aonde faz a voz do Bolinha

 

Siomara segue carreira principalmente na Aic nos anos de 1970. Continua presente no final dos anos de 1970 na empresa, quando a mesma é comprada e tem seu nome mudado para Bks. Segue carreira nos anos de 1980 na Bks, e também atua no Núcleo de Dublagem da Tvs, principalmente no estúdio Elenco.

 

Karen Black em Trama Macabra

 

Entre os personagens que fez estão principalmente nos filmes, como Iris Steensma "Easy" interpretada pela atriz Jodie Foster na primeira dublagem de Taxi Drive, Fran interpretada por Karen Black no filme hitchcockiano, Trama Macabra, Eleana interpretada por Alana Stewart em Medusa, Lolita Haze interpretada por Sue Lyon na primeira dublagem de Lolita (1962), Alice Anderson interpretada por Virginia Grey em Tudo o Que o Céu Permite, Grace Markey interpretada por Shelley Winters em Pacto de Honra, entre outros.


Por volta de final dos anos de 1980, início dos anos de 1990, Siomara se ausenta da dublagem. Hoje encontra-se aposentada, continuando residindo em São Paulo, Capital.

 
Trabalhos:

 
- Iris Steensma "Easy" (Jodie Foster) em Taxi Drive (Primeira Dublagem)

- Fran (Karen Black) em Trama Macabra

- Nora Clavícula (Barbara Rush), Sereia (Joan Collins), e Dra. Cassandra (Ida Lupino) em Batman (3ª Temporada)

- Eleana (Alana Stewart) em Medusa

- Lolita Haze (Sue Lyon) em Lolita (1962) (Primeira Dublagem)

- Helen Sanchez (Stella Garcia) em Joe Kidd

- Alice Stewart (Loretta Swit) em Corrida Com o Diabo

- Alice Anderson (Virginia Grey) em Tudo o Que o Céu Permite

- Eva Galli / Alma Mobley (Alice Krige) em Histórias de Fantasmas (1981)

- Grace Markey (Shelley Winters) em Pacto de Honra

- Kathy (Robin Dearden) na segunda temporada, Fátima (Ava Lazar), Patty Sullivan (Daphne Ashbrook), Sandy (Kimberly Ross), Garota do Sonny Monroe (Lana Clarkson), Rina (Markie Post), e Bobbi Cardina (Marta Dubois) na terceira temporada de Esquadrão Classe A

- Bolinha em Luluzinha (1976)

 

Fontes: Marcelo Almeida, Dublanet, Carlos Campanile, Joferraz Vox, Universo Aic, Marco Antônio Silva Santos, Celso Vasconcellos, Ivan Betarelli, Diário da Noite, Diego Gabriel, Wikipédia, Imdb.