Dubladores

Sumára Louise


Arquivo de Som:

 
Madelyn Hayes "Maddie" (Cybill Shepherd) em A Gata e o Rato


 
Biografia:

 
Sumára Louise foi uma dubladora Carioca.

 

Sumára Louise nasceu em 24 de Junho de 1949, na cidade do Rio de Janeiro. Sumara começou a carreira como dubladora em 1973, convidada pela amiga Selma Lopes a fazer um teste na Herbert Richers. Em 1977 estréia em sua primeira série As Panteras, dublando a personagem Sabrina, escalada pelo diretor Luís Manuel. Em 1979 já entrou na área de direção de dublagem. Em 1980 participa da novela O Bem Amado na Rede Globo, sua primeira e única participação na Tv, voltando depois disso a dedicar-se apenas a dublagem.

 

Com uma linda e suave voz, Sumára já dublou diversos tipos de personagens, desde jovens mulheres, até senhoras da alta classe.

 

Entre suas dublagens estão as atrizes Meryl Streep, Glenn Close, Elizabeth Taylor, Bette Midler, Jacqueline Bisset Vanessa Redgrave, entre outras. Também fez Willi interpretada por Gina Petrushka em O Exorcista, Glinda interpretado por Billie Burke na primeira dublagem de O Mágico de Oz, Rianne Murtaugh interpretada por Traci Wolfe em Máquina Mortífera 3, Melinda Moores interpretada por Patricia Clarkson em Á Espera de Um Milagre, Prunella Pegulla interpretada por Kelly Lynch em Mr. Magoo, Tenente Ellen Ripley interpretada por Sigourney Weaver em Aliens, Delia Deitz interpretada por Elizabeth Hanna em Beetlejuice, Oráculo interpretada por Glória Foster em Matrix, entre outros.

 

Em séries fez - Celeste Keane interpretada Lisa Thornhill em Veronica Mars, Sabrina Duncan interpretada por Kate Jackson em As Panteras, Cindy Walsh interpretada por Carol Potter em Barrados no Baile, Madelyn Hayes "Maddie" interpretada por Cybill Shepherd em A Gata e o Rato, Lisa interpretada por Lili Taylor em A Sete Palmos, Sra. Emely Gilmore interpretada por Kelly Bishop em Tal Mãe, Tal Filha, entre outros.

 

Em desenhos fez Maxie em Gasparzinho - O Fantasma Espacial, Hera Venenosa em Batman - A Série Animada, Frezze em Corrector Yui, Tempestade em X-Men Evolution, Garota Flutuadora em Galaxy Trio, Sabina em Capitão Caverna & As Panterinhas, Sabina e Sra. Medonho em Os Ho-Ho-Límpicos, entre outros.

 

Em direção de dublagem Sumára trabalhou em empresas como Herbert Richers, Telecine e Wan Macher.

 

Entra as suas direções estão primeiramente os desenhos, como Batman - A Série Animada, Knd - A Turma do Bairro, Tutubarão, os filmes como Todos Os Cães Merecem o Céu, Dia de Treinamento, Sommersby - O Retorno de um Estranho, Lembranças de Um Verão, Possessão, Meu Vizinho Mafioso 2, Um Agente na Corda Bamba, Crime Verdadeiro, e séries como Tal Mãe, Tal Filha, Miami Vice, A Gata e o Rato, Raizes, America, Lei e Ordem, Eve, alguns episódios de Dois Homens e Meio, Jack e Bobby, Amor Imenso, Verônica Mars, As Loucas Aventuras de James West, O Diário De Ellen Rimbauer, O Selvagem da Motocicleta, 2001: Uma Odisséia no Espaço, Jovens Justiceiros, alguns episódios de Os Waltons, entre muitos outros.

 

Sumára também é a diretora da Anad - Associação Nacional dos Artistas em Dublagem, que luta pelos direitos dos dubladores e seus direitos conexos sobre as produções.

 

Se afastou da dublagem em 2008, e foi morar em Miguel Pereira, Rio de Janeiro.

 

Essa é mais uma das grandes dubladoras que passaram pelo nosso país.

 
Trabalhos:

 
- Garota Flutuadora em Galaxy Trio

- Sabina em Capitão Caverna & As Panterinhas

- Sabina e Sra. Medonho em Os Ho-Ho-Límpicos

- Meryl Streep em A Morte Lhe Cai Bem, Antes e Depois, Angels In America (Minissérie), As Pontes de Madison, Ela é o Diabo (Globo), Lembranças de Hollywood, Música do Coração e Um Visto Para o Céu

- Glenn Close em Atração Fatal, Quase Uma Família, Encontro com Vênus, Força Aérea Um, Hamlet (1990), Ligações Perigosas e Mulheres Perfeitas 

- Sra. Emily Gilmore (Kelly Bishop) em Tal Mãe, Tal Filha

- Elizabeth Taylor em A Megera Domada, As Donas de Hollywood, Disque Butterfield 8 e Entre Amigas

- Tempestade em X-Men Evolution

- Madelyn Hayes "Maddie" (Cybill Shepherd) em A Gata e o Rato

- Lisa (Lili Taylor) em A Sete Palmos

- Professora Suzana (Janet Ruiz) em Carrossel

- Voz Eletrônica em A Turma do Bairro

- Frezze em Corrector Yui

- Oráculo (Glória Foster) em Matrix

- Bette Midler em A Rosa, Do Que As Mulheres Gostam (Tv) e Que Sorte Danada!

- Delia Deitz (Elizabeth Hanna) em Beetlejuice (Filme)

- Vanessa Redgrave em Nuvens Negras, A Promessa (Versão Carioca), Oh! Que Bela Guerra

- Jacqueline Bisset em No Início, O Fundo do Mar, Aeroporto (Dublagem Clássica)

- Sabrina Duncan (Kate Jackson) em As Panteras

- Cindy Walsh (Carol Potter) em Barrados no Baile

- Hera Venenosa em Batman - A Série Animada

- Tenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) em Aliens

- Maxie em Gasparzinho - O Fantasma Espacial

- Marva Collins (Cicely Tyson) em A História de Marva Collins

- Rainha Branca em X-Men (Desenho - Anos de 1990)

- Willi (Gina Petrushka) em O Exorcista

- Glinda (Billie Burke) em O Mágico de Oz (Primeira Dublagem)

- Rianne Murtaugh (Traci Wolfe) em Máquina Mortífera 2, Máquina Mortífera 3 e Máquina Mortífera 4

- Melinda Moores (Patricia Clarkson) em Á Espera de Um Milagre

- Prunella Pegulla (Kelly Lynch) em Mr. Magoo

- Celeste Keane (Lisa Thornhill) em Veronica Mars