Dubladores

Terezinha Moreira


Arquivo de Som:

 
Lady Cluck em Robin Hood (Disney)


 
Biografia:

 
Terezinha Moreira foi uma dubladora Carioca.
 
Teresinha Moreira Ribeiro nasceu em 2 de Maio de 1931, na cidade do Rio de Janeiro. Terezinha pensava em cursar o magistério, porém ainda adolescente entrou para um concurso de rádio na Rádio Tupi, organizado por Restier Junior. O concurso escolhia quem ficaria no lugar da recém saída Norka Smith, e Terezinha foi a escolhida.

 

Terezinha e sua filha Lídia

 

Em 29 de Julho de 1950, casa-se com o diretor da fábrica de Discos Columbia, Alfredo. Pouco tempo depois nasce sua filha, Lídia Teresinha.

 

Em 1955 vai para a Rádio Mayrink Veiga, entrando na mesma ocasião que Neyda Rodrigues.

 

Terezinha foi considerada uma grande comediante do Rádio, ao lado de Chico Anísio, Zé Trindade, Grande Otelo, Matinhos, Ema D'Ávila, e tantos outros. Trabalhou com eles tanto na Mayrink Veiga, como na Tv Rio, e com alguns deles na Tv Globo.

 

Terezinha Moreira, Selma Lopes e filhas no Natal da Mayrink Veiga

 

Em 1956 participava do programa Vai Levando, escrito e atuado por Chico Anysio na Mayrink Veiga, e ao lado de grandes nomes da comédia como Zé Trindade, Mário Senna, Nanci Wanderlei, Matinhos, Ema D'Avila, Altivo Diniz, Macedo Neto e Urbano Lóes.

 

Também em 1956 participa ao lado de Paulo Gonçalves da novela Entre o Céu e a Terra, de Ênio Santos na Mayrink Veiga.

 

Terezinha Moreira e Antônio Carlos

 

Ainda em 1956 estreou outro programa na emissora intitulado Dona Izaura é de Matar, de Haroldo Barbosa, ao lado de Antônio Carlos, e dos já companheiros Matinhos, Zé Trindade, Ema D'Avila e Macedo Neto. Em 1958, o programa é transferido para a Tv Tupi, mantendo-se no papel apenas Antônio Carlos e Terezinha Moreira, tendo como companheiros Darci de Souza, Paulo Gonçalves e Jayme Filho. O programa também muda de nome, agora chamado de Aí Vem Dona Isaura, também escrito por Haroldo Barbosa.

 

Em 1959 mais uma série de Haroldo Barbosa na Mayrink que vai ao ar com Terezinha no elenco. Se trata de Vai Dar Valsa, com Zé Trindade, Matinhos, Darci de Souza e Orlando Drummond no elenco.

 

Em 1960 estréia Gente Que a Gente Encontra, de Antônio Maria na Mayrink com Altivo Diniz e Abel Pera ao lado de Terezinha Moreira.

 

Foto que ilustra a matéria na Revista do Rádio sobre a premiação

 

Em 1961, Terezinha Moreira ganha o troféu do rádio como melhor rádio-atriz cômica.

 

Zé Trindade, Terezinha Moreira e Matinhos em Regra de Três em 1962

 

Em 1962 fazia um programa semanal na Mayrink Veiga chamado Regra de Três, ao lado de Zé Trindade e Matinhos. Foi um programa de grande sucesso na época.

 

Também em 1962 entra para a Companhia Teatral Os Associados, composta por atores e atrizes das emissoras associadas do Rio e de São Paulo, entre eles Elza Martins, Leda Maria, Luís Motta, Waldir Maia e Ribeiro Fortes.

 

Posteriormente Terezinha casa-se com o também ator e dublador Paulo Gonçalves.

 

Faça Humor Não Faça Guerra

 

Em 1970 foi para a Rede Globo no programa humorístico Faça Humor, Não Faça Guerra, estrelado por Jô Soares, Renata Fronzi, Geraldo Alves, Renato Corte Real, entre outros.

 

O Cafona de 1971

 

No ano seguinte participou da novela O Cafona, como Deolina, depois participou de Meu Primeiro Baile em 1972 e Chega Mais em 1980, ambas na Rede Globo.
 
Na dublagem na entrou no início dos anos de 1960 na Herbert Richers, passando também pela Tv Cinesom e Tecnisom.

 

Olívia Palito

 

Era chamada principalmente para desenhos, para fazer vozerios e personagens característicos, mas sua maior marca foi dublar a personagem Olívia Palito no desenho Popeye, sendo a primeira e mais constante voz da personagem na Herbert Richers, imitada por todas as suas outras predecessoras. Fazia uma voz aguda e acelerada, dando o tom certo à personagem. Em meados de 1980 se afastou da dublagem e quem pegou seu personagem foi Adalmária Mesquita, tendo posteriormente sido feito por Lina Rossana.

 

Lady Cluck

 

Alem de Olívia, Terezinha foi a voz da galinha Lady Cluck no longa-metragem da Disney, Robin Hood, outro de seus papeis conhecidos.

 

Terezinha Moreira em meados dos anos de 2000

 
Atualmente encontra-se em Uberlândia, Minas Gerais, aonde dedica-se a obras de caridade e faz parte da auto sociedade da cidade.

 
Trabalhos:

 
- Olívia Palito (primeira voz) em Popeye (Herbert Richers)
- Lady Cluck em Robin Hood (Disney)

- Gansa Abigail em Aristogatas

- Giddy em Dumbo (2ª Dublagem)

 

Fontes: Silvio Navas, Miguel Rosenberg, Hemeroteca Digital, Revista do Rádio.