Dubladores

Wolner Camargo


Arquivo de Som:

 
Tenente Ryan (Phillip Pine) em Viagem Ao Fundo do Mar


 
Biografia:

 
Wolner Camargo foi um dublador Paulistano.
 
Wolner Camargo começou a carreira no rádio na década de 1940 no Rio de Janeiro, foi rádioator, locutor e locutor esportivo. Entre as emissoras pela qual passou está a Rádio Clube de Marília e a Rádio Globo, sendo desta última chefe do departamento esportivo. Também trabalhou na Rádio Tupi como narrador esportivo. Na emissora, trabalhava ao lado de seu irmão Doalcei Camargo. No final da década de 1950 veio para São Paulo trabalhar na Rádio São Paulo, na qual também fez carreira.
 
Na dublagem chegou no final dos anos de 1950 na recém inaugurada GravaSon, aonde se tornou um dos dubladores mais ativos da empresa. Com a chegada da Aic em 1962, Wolner se tornou diretor artístico da empresa, exercendo essa função até por volta de 1967, quando partiu para a Tv Cinesom junto com o filho Emerson Camargo.
 
No início da Aic também foi o responsável pelo aprimoramento dos equipamentos e do método de dublagem que de lá foi copiado para todas as empresas do país, trazendo consigo do rádio muitas técnicas a aprendizados, agregando-os à dublagem.
 
Entre os seus personagens, os mais famosos foram na época de Aic, como Oliver Wendell Douglas interpretado por Eddie Albert na série O Fazendeiro do Asfalto, a Voz do Gravador na primeira temporada da série Missão Impossível, ator não creditado, Glenn Evans interpretado por Rod Taylor na série Hong Kong, alem de participações em séries como o Senador Clark interpretado por Gary Merril no episódio Volta Ao Passado, primeiro episódio da série O Túnel do Tempo, Sr. Ninguém interpretado por William Bramley no episódio Um Estranho Amigo na primeira temporada de Perdidos no Espaço, Sr. Caldwell interpretado por Charles Ruggles no episódio Ajude-Me Se Não Puder na primeira temporada de A Feiticeira, Tenente Ryan interpretado por Phillip Pine no episódio O Submarino Naufrago em Viagem Ao Fundo do Mar, entre outros.
 
Como diretor de dublagem, entre várias séries dirigiu O Túnel do Tempo, entre outras. Como narrador, entre outras narrou na primeira dublagem da série Nacional Kid.
 
Wolner Camargo é pai de Emerson Camargo e Cristina Camargo, e marido de Neuza Maria, ambos dubladores.
 
Nos anos de 1970 Wolner se afasta da dublagem, e dedica-se a outra atividade que acreditamos ser o rádio, mas não temos informações confirmadas sobre isso.
 
Wolner era irmão do também locutor esportivo Doalcey Bueno de Camargo.
 
Wolner veio a falecer em 1997.

 
Trabalhos:

 
- Senador Clark (Gary Merril) em O Túnel do Tempo
- Coronel Steve Zodiac em Fireball Xl-5
- Oliver Wendell Douglas (Eddie Albert) em O Fazendeiro do Asfalto
- Voz do Gravador (não creditado) em Missão Impossível
- Sr. Ninguém (William Bramley) em Perdidos no Espaço
- Sr. Caldwell (Charles Ruggles) em A Feiticeira
- Glenn Evans (Rod Taylor) em Hong Kong
- Tenente Ryan (Phillip Pine) em Viagem Ao Fundo do Mar

 

Fontes: Universo Aic, Revisa do Rádio.